x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.364

alteração contratual

cristina gama

Cristina Gama

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2008 | 15:42

Estou alterando o contrato social de uma empresa.
Serão alterados o endereço, o objeto social, o capital social e o nome da empresa. (Praticamente uma nova empresa!)
Já observei na lei e todas as atividades estão incluidas no SIMPLES.

Minha dúvida seria na parte de ADMINISTRAÇÃO da Sociedade:
Atualmente existe 1 sócio administrador (o qual dedica integralmente às atividades da empresa) e 1 sócio cotista (dedica-se à empresa nos finais de semana e fica responsável por providenciar as documentações necessárias de registro, alvará etc).
O problema que ocorre é que POR LEI somente o Administrador pode assinar pela empresa, tendo este o direito do Pro Labore.
Gostaria de saber se existe algum modo para que esse cotista pudesse assinar pela empresa também, SEM ter retirada pro-labore, pois o mesmo trabalha em outra empresa particular como funcionário (carteira assinada).

Resumindo: a empresa teria dois sócios, um administrador com retirada pro labore, e outro socio responsavel pela empresa, que pode usar o nome da empresa para qualquer fins, e assinar qualquer documento, SEM pro labore.

Por procurações, não existe este meio. Pois ambos são sócios.

Qual seria a saída para este caso?

Tiago André Silva

Tiago André Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 15:53

ola Cristiana,
aqui em Santa Catarina, eu tinha uma empresa assim, que o socio administrador tinha prolabore e trabalhava com carteira assinada em outra empresa, esse mesmo socio administrador, fez uma procuraçao publica em cartorio para um terceiro assinar e responder pela empresa, essa empresa já tem uns 4 anos e nunca deu problema...
nao sei se isso é legal...mas a empresa está desta forma diante aos socios...
mas no seu caso tb, pode colocar 1 socio como administrador que assina uma procuraçao publica em cartorio passando poderes para o outro socio..
espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: