x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 10

acessos 20.500

Alteração contratual, retirada de sócio

Thiago Grigoletto

Thiago Grigoletto

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 12:05

Boa Tarde,

Preciso retirar dois sócios da minha empresa que é ltda, enquadrada no simples.

Gostaria de saber o procedimentos e modelo da alteração contratual.

Obrigado,

Thiago Grigoletto

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE e o CUSTO!!!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 13:06

Boa tarde Thiago!

A alteração contratual é procedida da seguinte forma:

1 - DBE - (site da Receita Federal) Evento QSA - Saída de sócios

2 - Depois quando o mesmo for liberado, você procede a alteração contratual fazendo a saída dos sócios e a nova composição societária ou se a empresa será individual.

3 - Dê entrada na JUCESP

Obs: Os modelos de alteração contratual você pode pegar na propria internet, fazendo buscas pelo google

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
ELIAS BATISTA DA SILVA JUNIOR

Elias Batista da Silva Junior

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 17:18

Boa tarde Thiago,

1 - DBE - (site da Receita Federal) Evento QSA - Saída de sócios e se algum deles for responsavel pela empresa na receita é necessario realizar a alteração de pessoa responsavel perante o CNPJ.

2 - modelo da clausula -

Retira-se da sociedade o sócio ___________________________________ possuidor de 101.000 (cento e um mil) quotas de capital, no valor de R$ 1,00 (um real) cada, perfazendo um total de R$ 101.000,00 (cento e um mil reais), qual cede e transfere neste ato, por meio de venda, ao sócio ___________________________________________.

3 - JUCESP - qualquer duvida no preenchimento estamos ai..

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 10:03

Bom dia amigos!

No caso de uma dissolução de uma ltda, em que os sócios já não se falam, e a empresa encontra-se inativa.
Também posso proceder com a retirada de um dos sócios, dessa maneira, preenchendo o DBE e dando entrada na JUCESP?
Nesse caso, ambos os sócios precisam assinar essa alteração?

Obrigada

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 13:38

Boa tarde Fabiana

Eduardo Molinari e Eric Pimentel de Medeiros
Estou tbm tentando fazer a exclusão de um sócio minoritário, mas tenho algumas dúvidas:
Após o preenchimento do DBE em caso de Deferimento, preciso apenas entregar a Documentação na JUCESP?
E preciso de assinaturas de todos os sócios (dois no caso), para que essa alteração seja efetuada?
É um caso complicado, onde os sócios já não se falam mais, e não temos mais nem o endereço de uma das partes!

A alteração Contratual, com a respectiva retirada do sócio, o correto é TER as assinaturas do sócio remanescente, o novo sócio, quando for o caso e do sócio que está saindo.
Como você está com dificuldades em "achar um dos sócios, o que você em que fazer é:

1 - Enviar telegrama com A.R. (no minimo 3) no endereço que você tem dele, pois os mesmos irão voltar.
2 - Publicar em Jornal de Grande Circulação da Região, solicitando a presença do mesmo na empresa para tratar de assuntos do interesse dele
3 - Se ele mesmo assim não aparecer, você vai fazer a alteração contratual mas com a cláusula de JUSTA CAUSA e EXCLUIR o sócio.

Quanto aos procedimentos do DBE você segue o que o Raphael passou.

Eu fiz isso aqui em MG e o contrato foi registrado e o sócio excluído.

Não lembro direito agora qual é o Artigo na CF que você tem essa prerrogativa de fazer assim...

Sds

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 14:03

Obrigada Eduardo!

Então, eu preciso de Carta Registrada os 03 envios, tentando encontrar o sócio que será o "remanescente". E depois fazer a alteração do contrato social e por fim atualizar o DBE e dar entrada na Jucesp certo?

Eu faço a contabilidade pessoal da pessoa, que quer "tirar o nome da empresa" que está inativa. Então vou entrar em contato com o contador que fez a abertura da empresa e tentar resolver essa dissolução.

Muito obrigada pela ajuda!

[email protected]

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 14:04

Ok Fabiana!

Tendo dúvidas poste novamente

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 15:28

Eduardo, sou eu novamente rs

Entrei em contato com o escritório que fez a abertura da empresa, e eles não tem o contrato social, devido ao tempo de inatividade e me disseram que nada podem fazer com relação ao caso.
Dessa maneira eu não posso entrar com a Alteração, após o envio da Carta registrada certo?
Faria essa dissolução apenas de maneira judicial?

[email protected]

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 16:55

Boa tarde Fabiana!

Você poderá tirar uma Certidão (te inteiro teor ou simplificada) e também uma cópia do contrato que esta na Junta.

No site da JUCESP você faz o pedido e sai na hora a Certidão sem taxa alguma.. Quanto à cópia do ato registrada não sei como procede..

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade