x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 875

Abrir empresa no cartorio ou na junta comercial?

Tamires Barbosa

Tamires Barbosa

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 14:44

Estou abrindo um Escritório de Contabilidade e estou com dúvidas quanto ao registro do contrato Social.

Onde eu devo registrar o contrato social, Cartório ou Junta ? Qual seria a diferença ? e muda alguma coisa em relação jurídica ou tributária?

Outra duvida seria, eu tenho registro contabil, porem meu socio não é contador na verdade ele não é formado por nennhum orgão, podemos abrir um escritorio de contabilidade sendo que um contador e outro não contador?

O contrato social terá que ser feito e assinado por um advogado?

Michel Fraga Neto

Michel Fraga Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2016 | 15:32

Boa tarde Bruna,

Hoje, a abertura de empresa é feita através do cadastro sincronizado no site da junta comercial, módulo Integrar FCN. Portanto o contrato sosial será registrado junto a Junta Comercial.
Pelo menos no RS, o contrato social é gerado de forma automática, no momento em que finalizamos o último passo no módulo FCN do site da JUCERGS e não necessita de assinatura de advogado.
Tu pode abrir o escritório em sociedade, mesmo seu sócio não sendo contador, porém é tu que irá responder tecnicamente pela empresa, mas o ideal é se informar com o CRC/SP sobre essa possibilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade