x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 4.972

Atividades divergentes

Paulinho K.

Paulinho K.

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 12:03

Olá colegas de fórum!

Um cliente tem a atividade de fabricação e comércio varejista de meias, enquadrada como ME e optante pelo Simples Nacional. Seu estabelecimento é aberto ao público (varejo).

Ocorre que ele agora quer acrescentar a atividade de comércio de peças para compressores. Duas atividades bastante controversas ao meu ver. Ele irá comprar as peças, fará a nota de entrada e repassará ao seu cliente.

Fiz a busca no CONCLA, e o Cnae que encontrei é este... mas no caso dele seria varejista.

4669-9/01 PEÇAS E ACESSÓRIOS PARA BOMBAS E COMPRESSORES; COMÉRCIO ATACADISTA DE

A minha dúvida é: posso ter na mesma empresa duas atividades tão divergentes entre si ou preciso abrir outra empresa?

Agradeço prontamente a atenção dos colegas!

Paulo

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 13:58

Eu não vejo problema algum, quanto ao nº de atividades da empresa.
Vc pode incluir a nova atividade na mesma empresa.
Mas o local deve estar apropriado às duas atividades, como é aberto ao público no comércio à varejo; vc tbém tem a parte do comercio atacadista, terá que ter o local para estoque das peças, etc, no caso de uma eventual fiscalização.

Patricia
"Nada é tão impossível que não se possa realizar!!!!"
Paulinho K.

Paulinho K.

há 16 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2008 | 15:01

O único Cnae que existe referente comércio de peças para compressores é atacadista. No caso dele seria varejista, pq os clientes comprarão peças esporadicamente, para manutenção.

Que CNAE posso utilizar?

Paulinho K.

Paulinho K.

há 16 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2008 | 13:58

Oi Patrícia, tudo bem?

Seriam peças em geral, qualquer peça para reposição em um compressor que necessite de manutenção.

No Concla não tem nenhum Cnae de comércio relacionado a compressores que não seja "comércio atacadista". Devo colocar "Comércio varejista de produtos não especificados anteriormente"?

Obrigado pela atenção!!

Andre Ávila

Andre Ávila

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2008 | 14:14

Paulo..

Antes de vc fazer este procedimento,

envie um e-mail para o concla, explique a situação que tem apenas atacadista e não varejo.

Pois tive um problema recentemente com o federal, era atividade de comercio de banners, plotter, faixas e placas de publicidade.

Coloquei comercio varejista de outros produtos.. o federal nao aceito, fiz pesquisa junto ao CONCLA, tive como resposta que o certo era comercio atacadista de outros produtos e nao varejo.

Então verifique junto ao concla.

o e-mail é cnae@ibge.gov.br, eles demora um poco para responder..

Abraços

André Ávila
Paulinho K.

Paulinho K.

há 16 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2008 | 11:41

Olá André Ávila

Obrigado, fiz o que você sugeriu, enviei um e-mail para a Central de Dúvidas do CNAE e obtive a resposta bem rápido.

Anexo a resposta abaixo para caso alguém tenha dúvida semelhante:

Prezado usuário,

A comercialização de produtos (máquinas, equipamentos, ferramentas, etc) que serão utilizados no processo de produção ou serviço de outras empresas, ou seja, não serão destinadas à consumidores finais, ou mesmo aqueles produtos que serão utilizados e manuseados exclusivamente por outras empresas, estabelecimentos agropecuários e profissionais autônomos com objetivo de gerar receita, caracterizam um comércio atacadista de acordo com as normas da CNAE 2.0, mesmo que se trate do comércio de somente uma unidade do produto.

Nesse sentido o comércio de peças para compressores somente terá enquadramento atacadista no código 4669-9/01

Atenciosamente,

Central de Dúvidas CNAE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade