Fabio N. Fonseca
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Automaçãosaudações á todos!
bom,
daqui á uns 2~3 anos eu vou meter a cara no mundo corporativo e por isso já estou montando meu plano de negócios. porém, tem alguns pontos nele que me geram dúvidas, as quais eu preciso de uma segunda opinião.
eu pretendo montar uma empresa de T.I., que vai funcionar da seguinte maneira:
- em um imóvel vai funcionar a loja de hardware, a assistência técnica e a recarga de toners/cartuchos
- pretendo alugar três imóveis e neles instalar lan-houses
- quero ainda montar uma sorveteria. bom... ela não tem nada a ver com informática mas é um ramo de mercado muito fraco na região onde pretendo me instalar portanto quero explorar esta área de mercado também
- no futuro, pretendo integrar ao "grupo" uma agência de eventos de um amigo meu (que não possui registro)
perguntas:
1 - pra cada um destes negócios, eu preciso de um CPNJ, certo? bom... posso dizer que a minha assistência/loja é minha matriz e as demais (lan houses, sorveteria e agência) são filiais?
2 - é obrigatório ter um mínimo X de capital social? posso entrar com um capital de... por exemplo... R$ 1,00?
3 - se eu cobrar um capital do meu amigo p/ ele integrar com a agência dele ao meu controle e injetar esse dinheiro na empresa eu preciso pagar imposto de renda? (ele não quer envolver o nome dele no contrato social)
4 - imaginem que eu quero "vender" um computador da minha loja pra sorveteria. posso fazer isto á R$ 0,00?
5 - se a minha sorveteria ficar 6 meses fechada, eu terei despesas fiscais? (sem considerar despesas com depreciação, máquinas paradas, etc.)
6 - imaginem que todas estas empresas do meu "grupo" estão todas inscritas no SIMPLES. bom, se o faturamento de todas elas superar o limite estipulado pelo simples eu vou ter de mudar de faixa?!?
7 - como engenheiro, eu não posso abrir uma clínica de fisioterapia (por exemplo), mas minha empresa pode ser sócia-acionista de uma criada por um médico. certo?
bom, eu tinha mais dúvidas que eu já solucionei pesquisando por aqui mesmo. estas perguntas ou eu não encontrei coisa semelhante o suficiente ou não achei resposta (ou não procurei direito :( )
bom, obrigado!