x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 24.040

fechamento ME contador me mandou fechar eu mesmo

MARCELO ALBANEZ

Marcelo Albanez

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 12:27

Olá pessoal, aconteceu uma situação inusitada e gostaria da opinião de vocês.

Tenho uma empresa aberta, simples nacional - ME, mas inativa a mais de 8 anos.

Desde o fechamento dela eu pago o mesmo escritorio de contabilidade um valor pelos honorarios.

Ai agora resolvi fechar ela de vez e pedi ao escritório de contabilidade me ver o que tem que fazer.

Antes disso me informei via internet , sobre todos os passos á serem seguidos para fechar essa empresa.

tirei todas as certidões negativas, e não consta débitos em nenhum orgão.

Ai o escritório de contabilidade me mandou um orçamento no valor de 2000,00 para fechar a empresa.

Ai eu solicitei que esse valor fosse aberto, me mostrando todos os passos e custos, de darfs etc.

Foi aí que começou a encrenca.
Primeira a dona da contabilidade me ligou falando que realmente estavam cobrando coisas que não ia precisar e tal que ia fazer um levantamento melhor.
Depois de uma semana me mandaram e-mail perguntando se eu ia dar continuidade no processo, aí eu falei, mas e o novo valor?
Aí o valor ia ficar o mesmo.

Questionei sobre abrir os valores, já que com certeza eles estavam superfaturando o valor, e não me passaram os valores das taxas que ao meu ver EU que devo recolher, e não passar o valor para eles recolherem.

Ai ela me falou, olha se quiser você mesmo fechar a empresa e ir nos orgãos, você que sabe!
Aí eu falei, se eu posso fazer isso eu quero sim.

Ai ela me passou para dar uma semana á eles para acertar minha papelada para me entregar.

E agora?
Eu mesmo consigo ir nos orgãos e dar baixa? Fui na JUCESP e me passaram um formulário, mas precisaria de certificado digital e tal.
O que acham?

O escritório atual não foi ético comigo isso fica assim mesmo?
To indignado com esse escritório, paguei eles por anos com a empresa parada e agora me fazem isso.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 07:40

Prezado,

É complicado emitir qualquer opinião sobre esse teu caso, visto que:

1 - cada profissional contábil, tem um esquema de trabalho;
2 - taxas e afins, quem de fato deve pagar é o empresário, as vezes o escritório recolhe a taxa e depois o empresário reembolsa;
3 - pagar um escritório por 08, 09, ou 10 anos sem que a empresa esteja movimentando (emitindo, notas, admitindo/demitindo), é justo, mesmo porque uma empresa "parada" não quer dizer que de fato está "parada" pois existem obrigações acessórias mensais e isso independe se é ME, EPP simples nacional, presumido etc., cabe ai uma negociação de valores já que o status é diferente, tanto que o escritório fez o papel dele, haja visto o amigo ter conseguido tirar todas as certidões;
5 - cobrar determinados valores para encerrar ou abrir uma empresa, é muito particular de cada profissional, aqui no Fórum, não tratamos desse tipo de assunto porque é antiético e fere o nosso código de contabilista, mas te digo algo importante, "Cada profissional valoriza seu próprio trabalho, levando em conta, anos de estudos, aprimoramento e interpretação das leis, infra-estrutura etc...".

Por fim, tente negociar por lá, uma boa conversa pode reverter em bons resultados.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 07:48

Bom dia Marcelo!

Complementando o Cláudio, você sozinho pode até fechar sim sua empresa, mas com certeza você precisará da ajuda de um profissional, já que não é apenas na Junta que se fecha uma empresa, tem as inscrições Federal, Estadual e Municipal, cada uma com suas regras e particularidades.

Acho prudente, conforme o Claudio postou , você tentar negociar com sua contadora, para que as partes cheguem a um acordo e saiam satisfeitas.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
MARCELO ALBANEZ

Marcelo Albanez

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2016 | 08:17

Obrigado pelas opiniões.

Bom , as certidões negativas não foi o escritório que tirou, fui eu mesmo.
Mesmo sabendo que o tipo de minha empresa não tem obrigação de apresentá-los para dar entrada no encerramento da empresa junto aos órgãos.

Quanto ao cada um tem um valor, concordo plenamente, o que não concordo é de ser o valor "fechado" "redondo", sem separar o que seriam
a)taxas
b) serviço / honorário.

Posso estar enganado mas pelas pesquisas que fiz pessoalmente não vou pagar R$200,00 de taxas.
Então 1200,00 para
a) gerar meu DBE
b) dar entrada no via rápida

c) dar entrada na baixa inscrição estadual (me parece que é online)
d) dar entrada na baixa da prefeitura (que é online também)

Isso que me deixou perplexo.
Pela atitude, me pareceu que não quis abrir o jogo e ela que não soube "valorizar" o serviço dela, me mostrando as dificuldade e justificar o preço alto.

Sei que é dificil aqui alguem abrir o jogo e mostrar o caminho muitos aqui ganham com isso.
Mas queria saber onde eu precisaria de um contador para fechar a empresa.
A única coisa que não tenho é certificado digital para acessar alguns sistemas como o coleta web.
Mas vou buscar ajuda de um profissional que me passe mais ética.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 10:41

Mas Marcelo, não entendi

Mas vou buscar ajuda de um profissional que me passe mais ética.

Não vejo em nenhum lugar que faltou ética de alguém, apenas faltou sua contadora explicar melhor que ela está cobrando o serviço dela e que isso não é tudo taxa....

O Certificado Digital você pode tirar sozinho, é só ir numa Certificadora (Serasa, Associação Comercial, etc). que você tira o mesmo e pode fazer sim os trâmites sozinho nessa parte "on line".

Mas você precisará posteriormente, fazer o "distrato social" para com o DBE em mãos dar entrada na Jucesp para proceder a baixa e isso pode ser que você tenha dificuldades, mas na internet tem todos os modelos que você precisa.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade