Cristine Gouvea de Araujo
Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)Pedro Soares, você poderia disponibilizar o modelo de ofício que apresentou neste caso? a opção de agendamento foi alteração de cadastro normalmente?
respostas 168
acessos 77.880
Cristine Gouvea de Araujo
Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)Pedro Soares, você poderia disponibilizar o modelo de ofício que apresentou neste caso? a opção de agendamento foi alteração de cadastro normalmente?
Junia Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeBom dia
alguem poderia me ajudar estou tentando fazer o cnpj para um Advogado, qual o primeiro passo a ser feito,
deveremos registrar o contrato primeiro na OAB de pois pedir DBE?
ou feito normal faco viabilidade dbe gero contrato e registro na OAB?
estou confusa
alguem pode me orientar?
grata
junia
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Junia Francielle Meireles
Bom dia!
Em SC há necessidade de se realizar a Viabilidade, em seguida registrar o contrato na OAB e por ultimo DBE.
Creio que no seu estado o procedimento deve se repetir, sugiro verificar junto a OAB.
Att..
Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Bom dia colegas,
Li muito a respeito no fórum, e ainda tenho dúvidas:
Estou abrindo uma Sociedade Individual de Advocacia.
Já fiz o Ato Constitutivo, e o registro na OAB está OK.
DBE também está pronto, natureza jurídica 232-1, data do evento preenchida (a data do registro do ato na OAB).
Minha dúvida é: qual o próximo passo?
Alguns dizem que é registro na Receita Federal para liberação de número do CNPJ, quais documentos levar? Precisa de agendamento?
Outros dizem que tem que passar pela Jucesp... Mas nem a Jucesp sabe dar explicações.... Se alguém puder ajudar, agradeço.
Grata,
Tatiana Oliveira
Robson Candido Pereira do Amaral
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)BOM DIA
Tatiana Oliveira
Como voce ja fez o registro da empresa na OAB não cabe registro na JUCESP o proximo passo é o CNPJ e depois a viabilidade.
Os documentos necessários e o local qual sera enviado ou entregue a documentação, voce verifica quando for imprimir o DBE.
E apos o CNPJ não esqueça a PREFEITURA e muita atenção no registro e estude sobre SUP "Sociedade de Uniprofissionais.
Boa Sorte
Robson Cândido
Pedro Soares de Oliveira
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) GeralEi Tatiana blz?
Voce deverá agendar um horário na RFB para entrega do DBE - Constituição.
O DBE deverá ser assinado pelo sócio e com firma reconhecida. Você deverá levar o ATO de constituição junto com a certidão da OAB (levar cópias autênticadas, nunca o original).
Após o deferimento, será criado o CNPJ, dai é só partir para a prefeitura caso não seja interligada para requerer a inscrição municipal. Não esqueça dos alvarás de bombeiros e de localização :)
Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Olá Pedro e Robson,
Inestimável valia as observações de vcs :)
Muito obrigada,
Abraço,
Tatiana
Ewerton Schmidt
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Pedro, boa tarde.
Você teria esse modelo de ofício?
Tatiana Oliveira
Prata DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Boa tarde Pedro e Robson,
Passando aqui para agradecer pelas orientações e comunicar que deu super certo.
Com o Ato Constitutivo devidamente registrado na OAB, preparei o DBE.
Com uma cópia autenticada do Ato Constitutivo + DBE original assinado pelo cliente, entreguei no setor de atendimento da Receita Federal (não precisou de agendamento) - unidade do Tatuapé (estou em São Paulo).
Em 10 dias corridos, a Receita liberou o número de CNPJ.
Providenciei o certificado digital (eCNPJ) e fiz a viabilidade (que no caso da Prefeitura São Paulo, já libera o CCM - não precisa do comparecimento na unidade).
Fiz o requerimento de enquadramento ao Simples Nacional e estou no aguardo de deferimento, o que acredito que não dará nenhum problema.
Está tudo certinho e o cliente até já emitiu notas....
Agradeço novamente.
Abraços,
Tatiana Oliveira
Benito de Paula
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBom dia!
Também estou com este problema fiz a alteração ( 5ª ALTERAÇÃO CONTRATUAL DA SOCIEDADE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE SIMPLES DE ADVOGADOS EM SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOCACIA ) foi registrada na OAB.
Agora preciso fazer o DBE , Era dois sócios e saiu um, ai seleciono este, ( 232-1 Sociedade Unipessoal de Advogados ) mais fica está pendencia ( Evento não permitido para a Natureza Jurídica 232-1 neste aplicativo. Caso julgue necessário, compareça à RFB para solicitar evento de ofício) , entrei em contato com a JUCEMAT , eles me orientaram pra utilizar o evento ( 220 ) mais esse evento necessita Viabilidade, agora estou em duvidas ,
Preciso de algum auxilio
Ewerton Schmidt
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Transformação societária precisa fazer a viabilidade, faça a viabilidade e depois na DBE que passará a DBE normalmente.
Lembrando que o preenchimento do REGIN são todos conforme a nova forma societária.
Espero ter ajudo.
Bruno Telis
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContratosBoa tarde,
Alguém saberia informar, se uma empresa registrada na Jucesp como empresário individual, cuja atividade está como "serviços combinados de escritório e apoio administrativo", pode ser transformada em uma "Sociedade Individual de Advocacia"?
Se for possível, qual seria o procedimento, e taxas a ser pagas nos órgãos? Estou em São Paulo capital.
Grato a quem puder ajudar.
Diego Formigari
Bronze DIVISÃO 5 , Analista AdministrativoOi Bruno, bom dia,
Sim, o caminho a seguir seria transformar o empresário em sociedade simples pura, migrando o acervo de atos da Junta para o Cartório e, em seguida, converter esta em sociedade individual ou plural de advogados, desta vez migrando os atos do Cartório para a OAB.
Antes de prosseguir, valide o procedimento com a Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/SP. Verifique se é possível, por exemplo, pular etapa, transformando direto o empresário em sociedade individual ou plural de advogados.
Avalie se os fins justificam os meios, pondere prazos, custos, faça análise do ponto de vista tributário, considere o contexto atual pelo qual estamos passando etc.
Eu não estou mais no dia a dia do depto. Societário já há alguns anos, mas pelo que me lembro das minhas leituras pretéritas a sociedade de advogados em essência é uma sociedade simples pura. Salvo engano, na ocasião que precisei lidar com o tema, encontrei notícia e material na OAB, só não lembro se era da Seccional de SP ou da Federal.
Bom, é isso, espero ter ajudado, fica com Deus!
Bruno Telis
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContratosBoa tarde Diego,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Abraços
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia a todos(as).
Em principio pode-se pular a etapa, porém deve haver a transformação do empresario em sociedade empresária ltda ou Eireli.
A partir daí faz-se a alteração de atividades (para serviços advocatícios) e a conversão para sociedade civil.
Como nosso amigo Diego sugeriu é bom dar uma consultada na OAB para ver a questão da transferência, mas em principio não há nenhum impeditivo.
Cabe ressaltar que a OAB proíbe que a empresa tenha outra atividade diferente da advocacia, sendo assim o ato alterador deve retirar todas as outras atividades da empresa.
att
Maria Ines
Prata DIVISÃO 2 , Operador(a) ContabilidadeBoa tarde !
Pessoal como abrir empresa de advocaia, o registro é na Junta Comercial do Estado ou no Cartório?
Pode enquadrar no Simples Nacional é viavel ?
São dois sócios, pra compor o nome é igual empresa mesmo, tem que ter LTDA ou não ???
Alessandra A. Barlli
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Maria Ines!
A empresa com atividade de advocacia é registrada na OAB. Ela pode sim ser enquadrada no Simples Nacional e será tributada pelo Anexo IV, lembrando que neste anexo é recolhido os 20% de INSS s/ a folha de pagamento.
Maria Ines
Prata DIVISÃO 2 , Operador(a) Contabilidademuito obrigada Adenilza!
Diego Formigari
Bronze DIVISÃO 5 , Analista AdministrativoBom dia Maria Inês,
Quanto ao nome, sugiro leitura do Provimento 112/2006 e do Manual de Orientação de Razão Social feito pela Seccional de SP. A leitura do Manual é mais para entendimento sobre o tema. Ademais, não se deve usar o termo Ltda.
Provimento 112/2006
Manual de Orientação da Razão Social
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade