x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 16

acessos 17.954

Alteração de CNAE

Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 14:19

Boa tarde amigos. por favor preciso de ajuda, a mocinha do escritorio que cuidava da parte de abertura e encerramento de empresas saiu e meu patrão me jogou a bomba na mão nunca fiz nada nesta parte e to bem perdido se alguem tiver algum tipo de material ou estiver disposto a me ajudar fico muito grato. meu primeiro caso é uma alteração de CNAE, e eu nem sei por onde começar se alguem puder me ajudar muito obrigado t+++

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 15:24

Boa tarde Renan, para você fazer uma alteração ou acrescentar uma atividade no ramo da empresa, você precisa fazer uma alteração contratual. Se for empresa Ltda. é nescessário elaborar a alteração contratual, imprimir em 03 vias e fazer o cadastro digital na web, no site da Junta Comercial, os sócios assinam e você dá entrada na junta. Se for Emprésário Individual, basta fazer o cadastro digital na web
imprimir, o titular assina e você da entrada na Juta comercial.
Feito o registro na Junta Comercial, você dará andamento da alteração nos órgão competentes, Receita/Estado, Prefeitura.

Boa sorte, e qualquer dúvida volte a postar novamente que tentaremos te ajudar da melhor maneira possível.

Fátima Montagner
Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 16:05

Fátima muito obrigado mesmo, agora ja sei onde começar, ja da pra mim ir me virando caso venha a ter novas duvidas dou uma pesquisada no forum se não encontrar volto a perguntar.

Muito obrigado t++

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 12:35

Observe, lendo o contrato quais as atividades que a empresa deseja realizar, se a alteração pretendida já faz parte do rol de atividades pretendidas pela emrpesa é só prosseguir dentro do sistema da receita, caso contrário, primeiramente deverá fazer uma alteração contratual para, só depois poder promover a alteração do CNAE ou acrescentando ou retirando.

Hugo Campanha

Hugo Campanha

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 16:25

Uma Dica Renan,
Não esqueça de Consolidar o Contrato social al fazer a alteração.
tem um modelo no forum e no site do dnrc http://www.dnrc.gov.br

outra dica é, caso voce dê entrada na jucesp, e o processo volte com INDEFERIMENTO, ao refazer o Cadastro Web, utilize outro e-mail, pois se não o processo ficará com uma pendencia no sistema da Junta e será indeferido novamente.

espero ter ajudado, qualquer dúvida estamos aí.

sds

Fátima Montagner

Fátima Montagner

há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:19

Boa tarde Ana, como assim a base legal do momento da alteração do CNAE, poderia reformular sua pergunta por favor?, ou se você quer saber qual a data usar para alterar no CNPJ é a data do registro na Junta.
Desculpe, mas não entendi direito.

Fátima Montagner
Fátima Montagner

Fátima Montagner

há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:27

Boa tarde Hugo, não entendi sua orientação para o Renan usar outro email caso o contrato volte com exigência. Ele teria que fazer outro cadastro web?.
Basta ele entrar em cadastro web no site da Junta, ir em processos/lista de processos/mandar pesquisar/abrir o processo e fazer as alterações que estão pedindo, gravar e imprimir novamente (menos os darf´s e a folha para colar os darf´s), lembrando sempre que deverá pegar nova assinatura e devolver na Junta tanto o processo novo como o processo que veio com exigência.
Me corrija por favor se estiver errada, pois é assim que trabalho e funciona.

Fátima Montagner
Ana Junqueira

Ana Junqueira

Iniciante DIVISÃO 2 , Assessor(a) Jurídico
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:28

Oi Fátima,

Obrigada por sua resposta!

Estou pesquisando sobre o momento no qual a empresa que vai mudar a sua atividade principal deve requerer a mudança do cnae. A maioria do material que encontrei até o momento diz que o momento seria mesmo o da alteração arquivada na Junta. Mas não consegui encontrar nenhuma lei ou instrução normativa, portaria, etc que diz isso. Preciso incluir a informação em um relatório e precisava de uma base legal para dar substância. Na verdade a pergunta era essa, se vocês sabem se existe algum documento ou legislacao oficial que diz isso.

Obrigada!

Ana

Lucas Ponvequi de Oliveira

Lucas Ponvequi de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 11:16

Olá bom dia.
Estou iniciando no ramo contabil, sou recém formado
não possuo nenhuma experiência.

Preciso de ajuda.

Como que eu faço um alteração de Atividade do CNAE e mudar o nome Fantasia da empresa, é meu primeiro cliente, não entendo muito bem, a parte teórica domino, mais na prática meio complicado.
Por favor se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

William Martimiano Beraldo

William Martimiano Beraldo

Prata DIVISÃO 2 , Assistente
há 13 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2012 | 14:32

Sra. Ana
Boa Tarde...

A Base Legal das empresas voce irá encontrar no Código Civil, a partir do Livro II ( Do Direito das Empresas ), lá voce irá encontrar todas as obrigações legais da empresa, de sua abertura a sua dissolução.

Att...

William M. Beraldo

William M. Beraldo
Ass. Legalização
Leonardo Marquez

Leonardo Marquez

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 10:31

Bom dia !!

Preciso efetuar uma alteração de cnae. A empresa será um supermercado e distribuidora de bebidas, mas ainda não consegui achar nenhum cnae se adeque a esta atividade. Poderiam de esclarecer esta dúvida se alem deste cnae tem alguma particularidade para esta atividade.

Obrigado, no aguardo !!!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 17:26

Leonardo as atividades são estas :

4711-3/02 COMÉRCIO VAREJISTA DE MERCADORIAS EM GERAL, COM PREDOMINÂNCIA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS - SUPERMERCADOS

4723-7/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE BEBIDAS

* Obs - O comércio varejista de bebidas poderá ser usado como : 4723-7/00 DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS; COMÉRCIO VAREJISTA

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FABIANO

Fabiano

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 10:24

Bom dia. Tenho um cliente que me solicitou a alteração de C-NAE porem nunca fiz esse procedimento, alguém poderia me ajudar. Trata-se de uma oficina mecânica, porem o pessoal parou com essa atividade e agora eles vão trabalhar com pet-shop e consultório veterinário. Também trata-se de um empresario individual.

Desde já agradeço a ajuda.

Luma

Luma

há 11 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 10:08

Olá Pessoal,

Verifiquei nas mensagens acima que vocês veem discutindo a um bom tempo sobre CNAE.

Estou precisando alterar o CNAE de um produtor rural pessoa física e não tenho idéia de como começar também.

Enfim, ele precisa alterar o CNAE de criação de bovinos pra corte para cultivo de soja e milho (qual CNAE devo usar nesse caso)?

Outra coisa, precisa ser feito a alteração contratual, a dona da terra era sua avó que ja faleceu. Como altero esse contrato para espólio? O que precisa ser feito e quem assina?

E pra finalizar, após ter enviado esse contrato pra junta comercial como proceder para alterar o CNAE desse micro produtor?

Alguém por favor pode me ajudar??

Gilmar Gonçalves da Silva Júnior

Gilmar Gonçalves da Silva Júnior

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 15:10

Boa tarde!

Estou com a seguinte situação:

Uma cooperativa de trabalho possui 6 filiais, as quais dão suporte à matriz. Logo os CNAEs das filiais são de serviços auxiliares.

Uma dessas filiais passará a executar o serviço de palestras, sendo portanto, necessário emitir nota fiscal.

Saberiam me dizer qual é o processo a ser executado para adequar o CNAE desta filial para que se possa também executar este tipo de serviço e claro, proceder com a emissão da nota de serviço?

Devo fazer a alteração da ata de constituição? Protocolar na Junta Comercial? Nas receitas estadual e federal, quais os documentos a apresentar?

Por ser uma cooperativa, existe alguma diferenciação neste processo?

Desde já agradeço a todos pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade