Welinton Rodrigues
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidaderespostas 27
acessos 38.657
Welinton Rodrigues
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeLucas
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Welinton,
A primeira coisa que precisa ser feita é comunicar, no portal do Simei, http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2 o Desenquadramento da empresa no Simei.
Depois, fazer uma alteração na Junta Comercial do DF para alterar o nome da empresa (retirar o CPF e inserir o sufixo -ME) e fazer o requerimento de enquadramento ME, se assim for necessário na Junta daí.
Welinton Rodrigues
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeLucas
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a) Welinton,
No DBE você deve usar os eventos:
- 220 - Alteração do nome empresarial (firma ou denominação) | para remover o CPF do nome da empresa
- 222 - Enquadramento / Reenquadramento / Desenquadramento de ME/EPP | para informar enquadramento ME
Se o MEI for antigo e não tiver capital social informado, é preciso incluir o evento:
- 247 - Alteração de capital social
Brunno Henrique de Carvalho Borges
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar EscritórioWelinton,
Qual é o valor da DARF e código referente a esse serviço na JCDF ?
O valor do DARF é de R$ 30,00 referente à essa alteração. No requerimento de empresário inclua o ato 002 (alteração) e evento 022 (alteração de dados e de nome empresarial).
Welinton Rodrigues
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeO capital Social informado pelo MEI é R$ 1.000,00! Passando para ME o capital vai se R$ 20.000,00!
Sou obrigado a informar alteração de capital social na DBE ?
Brunno Henrique de Carvalho Borges
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar EscritórioWelinton,
Com certeza! Isso é imprescindível. A alteração de capital deve, sim, ser informada no CNPJ.
Welinton Rodrigues
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeOlá pessoal, boa tarde!
E quanto ao tipo de contrato para ME ?
Empresário Individual
Ato constitutivo, contrato social...
Estou sem NORTE
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a) Welinton Rodrigues
Requerimento de empresário é o documento oficial para constituição, alteração ou extinção deste tipo de natureza juridica individual.
Maria das Graças
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Caros, boa tarde!
Estou com um processo de transformação de MEI em Empresário Individual, onde já fiz o desenquadramento no Simples Nacional, já protocolei o processo na Junta Comercial de SP ref. ao Desenquadramento. Mas não consigo fazer a alteração ref. ao nome da empresa e o capital social.
Quem pode me ajudar?
Obrigada.
Fabio Correa da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar AdministrativoBoa Tarde,
Lembrando depois que vc registrou o desenquadramento do MEI na JUCESP vc devera fazer as alterações pelo via rapido empresa, o sistema vai liberar o NIRE para fazer essas alterações.
Cinthia Beck
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoDecio Pereira Bebiano
Ouro DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal Cinthia Beck ,
Você primeiro deve desenquadrar o MEI na Jucesp.
Após deferimento o desenquadramento, você poderá efetuar qualquer alteração.
Qualquer duvida adicional volte a postar!
Um grande abraço
Camila Schalge
Prata DIVISÃO 1 , Supervisor(a) ContabilidadePor favor, ja estou na etapa da alteração....minha dúvida é.....preciso fazer o enquadramento de ME?
Alguém pode me ajudar?
Decio Pereira Bebiano
Ouro DIVISÃO 2 , Encarregado(a) FiscalLucimauro Cheke
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente AuditorPessoal, bom dia.
é a primeira vez que faço essa transição de MEI para ME.
já solicitei desenquadramento, pelo que li o próximo passo é ir até a Junta comercial para preencher a DBE.
Minhas duvidas são;
1. como sei o capital que o MEI foi aberto ?
2. Na DBE posso fazer alteração do nome da empresa ou apenas substituir o CPF pelo ME no final
3. tenho algum prazo pra fazer isso ? corro algum risco de ficar impedido de emitir nota fiscal ?
4; solicitei o desenquadramento em esse mês, porém retroatovo a Janeiro, como devo fazer o recolhimento dos DARF e a emissão ?
desculpe pelas perguntas, mas realmente não tenho ideia do que fazer ...
Obrigado. !!!
Eduardo Sanches
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) ContabilidadeBoa tarde pessoal será que poderiam me ajudar POR FAVOR!
Estou fazendo a transformação de MEI para ME e gostaria de tirar algumas dúvidas em relação:
-> Assim que estiver desenquadrado no site do Simples Nacional (SIMEI) e desenquadrado na Junta Comercial de São Paulo, qual passo devo fazer em seguida?
-> Referente ao PGD/ DBE qual (is) códigos devo utilizar para fazer essa alteração junto a Receita Federal?
-> Na Junta Comercial eu devo fazer o procedimento de 'novo' usuário (novo número de NIRE, constando que o MEI a NIRE é 358.... e o empresário Individual é 351...)?
Será que alguém pode me ajudar?
Leandro Abreu Rosa
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade Eduardo Sanches boa tarde !!
Eu posso te ajudar !!
Entra em contato comigo !!
E-mail: CONTABILABREU@HOTMAIL.COM
WATTS: 0Oculto
Marcos Aurelio s Soares
Prata DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadePara desenquadrar do MEI no SIMEI por OPÇÃO ele relata que a opção só se dará a partir de 01.01.2019 (Já que não se enquadra em nenhum item ali relacionado). Mas alugamos loja e pretende-se contratar mais funcionarios e aumentar faturamento.
Sendo assim, com efeitos a partir de 01-01-2019 Já poderia fazer alteração (razão social, objetivo e etc)?
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Vi que tem surgido muitas duvidas sobre MEI para transformar, recomendo leitura desse artigo auto-explicativo, é um pouco antigo mas ainda serve como base:
www.contabeis.com.br
Carvalho
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados, bom dia!
Para transformação de MEI em Limitada na JUCESP após fazermos o processo de desenquadramento e deferido o próximo passo é preencher DBE e fazer Junta Comercial, ou preciso fazer o requerimento de empresário para tirar o CPF do nome, a transformação é feita em um único processo, alguém poderia dar dicas? Agradeço a todos desde já.
Leandro Abreu Rosa
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade Carvalho boa tarde !!
Você primeiro precisa fazer o desenquadramento no portal do MEI assim que realizado deve ser feito uma carta para a junta informando esse desenquadramento.
Precisa registra essa carta na junta, assim que deferido deve ser feito uma alteração contratual para obter o requerimento de empresa alteração do nome da empresa e se desejar altear capital, endereço, atividade pode fazer também, gera o DBE no site da receita federal, gera as capas da junta, gera as guias para recolhimento e dar entrada na junta !!
Pra fazer a junta precisa ter o certificado digital intendeu ?
Você tiver beleza não tiver precisa ter alguém que tenha acesso.
Precisar só entra em contato:
E-mail: CONTABILABREU@HOTMAIL.COM
0Oculto (Watts)
0Oculto
Marcelo
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia, por favor; solicito orientação.
- Um cliente MEI ultrapassou o faturamento em Maio/2019.
- No mês atual, Novembro/2019, ele ultrapassou em 76% o limite.
- Logo, terei que fazer a transformação de MEI para ME, que terá efeito retroativo, ou seja, Janeiro/2019.
- Como será feito o recolhimento do excesso do faturamento? Uma guia para cada competência, ou uma única guia com o valor total?
- Quanto ao INSS, deverá ser recolhido à parte, retroativamente?
A quem puder ajudar,
Muito obrigado.
Bruno de Azevedo
Bronze DIVISÃO 5Olá!
Estou precisando da ajuda dos colegas, estou efetuando a Transformação de MEI em EIRELI. Meu DBE está sendo indeferido pelos seguintes motivos:
- É necessário haver um titular no QSA.
- Somatório dos valores de capital dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base do CNPJ. se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.
Os evetos que estou informando são (220/225/222/247)
Gil Almeida
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) EmpresasBruno, conseguiu resolver?? Estou com mesmo problema.
Roberto Rodrigues
Prata DIVISÃO 2 , ControllerHá algum tempo que não faço uma alteração deste tipo, então, não sei como estão os campos atualmente no DBE (que muda sempre), mas, em resumo, vocês têm que alterar o Capital Social da empresa e também preencher os dados do QSA no DBE, informando os dados pessoais do sócio e a participação dele no Capital Social.
Gil Almeida
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) EmpresasEu coloquei o valor atual, porém será alterado, pois quando eu colocava o valor da mudança, apresentava o erro abaixo/;
Após a analise do novo contrato social, consigo alterar para o valor correto da alteração contratual?
OBS: Só conseguir aprovar com o valor atual.
Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.
Geovane
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite, sou recém formado e ainda não tenho muita experiência.
Estou com uma empresa MEI que esta querendo ser desenquadrada para efeitos ainda esse ano. Ela já comprou cerca de 50.000 no CNPJ.
Se eu desenquadrar ela com a opção de ter superado a receita acima de 20% seria uma boa ideia ou ele terá alguma problema?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade