x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 27

acessos 36.711

Passo a passo como transformar MEI em ME!

WELINTON RODRIGUES

Welinton Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sábado | 26 março 2016 | 11:47

Olá, bom dia!
Preciso enquadrar MEI em ME e preciso de orientações passo a passo de como devo prover com o processo no DF.
Qual é o valor da DARF e código referente a esse serviço na JCDF ?
Quais os eventos devo informar para o preenchimento da DBE ?

Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 08:46

Welinton,

No DBE você deve usar os eventos:
- 220 - Alteração do nome empresarial (firma ou denominação) | para remover o CPF do nome da empresa
- 222 - Enquadramento / Reenquadramento / Desenquadramento de ME/EPP | para informar enquadramento ME

Se o MEI for antigo e não tiver capital social informado, é preciso incluir o evento:
- 247 - Alteração de capital social

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 abril 2016 | 14:58

Welinton Rodrigues

Requerimento de empresário é o documento oficial para constituição, alteração ou extinção deste tipo de natureza juridica individual.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2016 | 15:37

Boa Tarde,

Lembrando depois que vc registrou o desenquadramento do MEI na JUCESP vc devera fazer as alterações pelo via rapido empresa, o sistema vai liberar o NIRE para fazer essas alterações.

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 09:32

Camila Schalge ,

Não tem necessidade, o MEI já se encontra enquadrado como ME na Jucesp.

No DBE é necessário.

Normalmente faço sempre trocando o enquadramento para EPP, já que sempre existe a intenção do empresário de crescer o faturamento.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Lucimauro Cheke

Lucimauro Cheke

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Auditor
há 6 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 22:54

Pessoal, bom dia.

é a primeira vez que faço essa transição de MEI para ME.

já solicitei desenquadramento, pelo que li o próximo passo é ir até a Junta comercial para preencher a DBE.

Minhas duvidas são;
1. como sei o capital que o MEI foi aberto ?
2. Na DBE posso fazer alteração do nome da empresa ou apenas substituir o CPF pelo ME no final
3. tenho algum prazo pra fazer isso ? corro algum risco de ficar impedido de emitir nota fiscal ?
4; solicitei o desenquadramento em esse mês, porém retroatovo a Janeiro, como devo fazer o recolhimento dos DARF e a emissão ?

desculpe pelas perguntas, mas realmente não tenho ideia do que fazer ...


Obrigado. !!!

Eduardo Sanches

Eduardo Sanches

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 14 maio 2018 | 15:52

Boa tarde pessoal será que poderiam me ajudar POR FAVOR!

Estou fazendo a transformação de MEI para ME e gostaria de tirar algumas dúvidas em relação:

-> Assim que estiver desenquadrado no site do Simples Nacional (SIMEI) e desenquadrado na Junta Comercial de São Paulo, qual passo devo fazer em seguida?
-> Referente ao PGD/ DBE qual (is) códigos devo utilizar para fazer essa alteração junto a Receita Federal?
-> Na Junta Comercial eu devo fazer o procedimento de 'novo' usuário (novo número de NIRE, constando que o MEI a NIRE é 358.... e o empresário Individual é 351...)?

Será que alguém pode me ajudar?

"Eu sou o mestre do meu destino, eu sou capitão da minha alma"
MARCOS AURELIO S SOARES

Marcos Aurelio s Soares

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 17:30

Para desenquadrar do MEI no SIMEI por OPÇÃO ele relata que a opção só se dará a partir de 01.01.2019 (Já que não se enquadra em nenhum item ali relacionado). Mas alugamos loja e pretende-se contratar mais funcionarios e aumentar faturamento.
Sendo assim, com efeitos a partir de 01-01-2019 Já poderia fazer alteração (razão social, objetivo e etc)?

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 07:54

Vi que tem surgido muitas duvidas sobre MEI para transformar, recomendo leitura desse artigo auto-explicativo, é um pouco antigo mas ainda serve como base:

www.contabeis.com.br

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
CARVALHO

Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 11:37

Prezados, bom dia!

Para transformação de MEI em Limitada na JUCESP após fazermos o processo de desenquadramento e deferido o próximo passo é preencher DBE e fazer Junta Comercial, ou preciso fazer o requerimento de empresário para tirar o CPF do nome, a transformação é feita em um único processo, alguém poderia dar dicas? Agradeço a todos desde já.

Carvalho
Leandro Abreu Rosa

Leandro Abreu Rosa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 13:56

Carvalho boa tarde !!

Você primeiro precisa fazer o desenquadramento no portal do MEI assim que realizado deve ser feito uma carta para a junta informando esse desenquadramento.

Precisa registra essa carta na junta, assim que deferido deve ser feito uma alteração contratual para obter o requerimento de empresa alteração do nome da empresa e se desejar altear capital, endereço, atividade pode fazer também, gera o DBE no site da receita federal, gera as capas da junta, gera as guias para recolhimento e dar entrada na junta !!

Pra fazer a junta precisa ter o certificado digital intendeu ?

Você tiver beleza não tiver precisa ter alguém que tenha acesso.

Precisar só entra em contato:

E-mail: [email protected]
0Oculto (Watts)
0Oculto

E - mail: [email protected]
(011) 95218-6622 (TIM e Whatsapp)
(011) 4566-0872 (Fixo)
Marcelo

Marcelo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2019 | 10:50

Bom dia, por favor; solicito orientação.
- Um cliente MEI ultrapassou o faturamento em Maio/2019.
- No mês atual, Novembro/2019, ele ultrapassou em 76% o limite.
- Logo, terei que fazer a transformação de MEI para ME, que terá efeito retroativo, ou seja, Janeiro/2019.
- Como será feito o recolhimento do excesso do faturamento? Uma guia para cada competência, ou uma única guia com o valor total?
- Quanto ao INSS, deverá ser recolhido à parte, retroativamente?

A quem puder ajudar,
Muito obrigado.

BRUNO DE AZEVEDO

Bruno de Azevedo

Bronze DIVISÃO 5
há 3 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2020 | 16:48

Olá!

Estou precisando da ajuda dos colegas, estou efetuando a Transformação de MEI em EIRELI. Meu DBE está sendo indeferido pelos seguintes motivos:

- É necessário haver um titular no QSA.
- Somatório dos valores de capital dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base do CNPJ. se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.


Os evetos que estou informando são (220/225/222/247)

Roberto Rodrigues

Roberto Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 3 anos Quinta-Feira | 8 abril 2021 | 17:30

Há algum tempo que não faço uma alteração deste tipo, então, não sei como estão os campos atualmente no DBE (que muda sempre), mas, em resumo, vocês têm que alterar o Capital Social da empresa e também preencher os dados do QSA no DBE, informando os dados pessoais do sócio e a participação dele no Capital Social.

Roberto Rodrigues
*Abertura, encerramento e regularização de empresas;
* Serviços de Contabilidade em geral para Pequenas e Médias Empresas (Simples Nacional);
* Assessoria MEI - Microempreendedor Individual.
gil almeida

Gil Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 3 anos Quinta-Feira | 8 abril 2021 | 18:37

Eu coloquei o valor atual, porém será alterado, pois quando eu colocava o valor da mudança, apresentava o erro abaixo/; 
Após a analise do novo contrato social, consigo alterar para o valor correto da alteração contratual?
OBS: Só conseguir aprovar com o valor atual. 

Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.  

Geovane

Geovane

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 20:19

Boa noite, sou recém formado e ainda não tenho muita  experiência.

Estou com uma empresa MEI que esta querendo ser desenquadrada para efeitos ainda esse ano. Ela já comprou cerca de 50.000 no CNPJ.
Se eu desenquadrar ela com a opção de ter superado a receita acima de 20% seria  uma boa ideia ou ele terá alguma problema?
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.