x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 762

acessos 280.228

empresa individual para limitada

Celio Farias

Celio Farias

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 21:28

>>Senhores, também estou tansfomando uma empesa individual em Ltda, e para gerar o DBE coloquei os seguintes eventos:
220 - Alteração de nome empresarial,
221 - Alteração do nome fantasia
225 - Alteração da natureza juridica,
230 - Alteração da qualificação do responsavel pelo CNPJ,
247 - Alteração do Capital,
QSA - inclusão de todos os sócios
>>Ao contrario do colega Placido Machado, ao fazer a verificação automatica, não deu erros.
>>Obrigatóriamente nesse processo de transformação de EI para LTDA tenho de incluir o evento 257 - (Alteração do numero de registro)?
>>Os eventos que coloquei acíma são suficientes? está correto?

Farias
Celio Farias

Celio Farias

há 12 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 18:41

>>Placido, realmente o meu Nire anterior era 331, entretanto o novo NIRE é Oculto-9, e pesquisando na internwet, achei uma materia em Powerpoint a qual não consegui anexar no forum, mas segue abaixo um trecho:

Novidades da Versão 3.5 – CNPJ

O Evento 257 será classificado como Evento de Deferimento exclusivo e isolado, não combinando com outros Eventos.

Por exemplo:
Um ato de alteração de Natureza Jurídica (Evento 225) não será necessário coletar o Evento 257.

A partir da Implantação da Versão 3.5 CNPJ, o povoamento do NIRE, na base CNPJ, será feito de forma totalmente automática, quando do deferimento do pedido. Desta forma, esse Evento será mantido, somente para o contribuinte informar pontualmente, algum erro de NIRE na base CNPJ

>>Embora eu esteja usando a vs. 3.4 do CNPJ, interpletei o tópico acima como dispensavel o evento 257, e dai surgiu minha duvida, colocar ou não esse evento?

>>Na sua opinião caso eu não inclua esse evento (257) meu DBE sera indeferido?

Farias
Celio Farias

Celio Farias

há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 08:38

>Amigo Placido, fiz conforme vc informou, inceri os eventos 220-221-225-230-247, entretanto igual aconteceu com vc apareceu a seguinte informação:

O evento 225, indicando a troca da natureza jurídica 213-5 p/ a natureza jurídica 206-2 ou a troca da natureza jurídica 206-2 p/ a natureza jurídica 213-5, exige a prática dos eventos 220 e 257.

>>O que será que esta dando errado? Como fez para resolver?
>>Por gentileza, vc ou alguem do forum ajude-me!

Farias
Plácido Júnior

Plácido Júnior

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 10:57

Farias, o evento 257 refere-se a mudança do numero do nire, e a transformação fatalmente há mudança do nire, no cnpj 3.4 é obrigatorio ter os eventos 220 e 257. ocorreu comigo qdo segui as informações equivocadas de um outro amigo(pode ser verificado nos postes anteriores)

Plácido Júnior , auxiliar contábil
[email protected]
Celio Farias

Celio Farias

há 12 anos Sábado | 18 agosto 2012 | 13:16

>Amigo Placido, fiz conforme vc informou, inceri os eventos 220-221-225-230-247,e agora inceri o evento 257 porém continua com a seguinte informação:

O evento 225, indicando a troca da natureza jurídica 213-5 p/ a natureza jurídica 206-2 ou a troca da natureza jurídica 206-2 p/ a natureza jurídica 213-5, exige a prática dos eventos 220 e 257.

>>O que será que esta dando errado?
>>Ao registrar na junta comercial essa alteração de EI p/ Ltda, foi criado um novo NIRE,a qual coloquei na FCPJ e ao consultar na Jucesp esse novo Nire, a pesquisa não retornou nenhum resultado, ou seja aída não houve a indexação no sistema.Será que é por isso que não estou conseguindo gerar o DBE?
>>Por gentileza, vc ou alguem do forum ajude-me!

>>Preciso gerar a DBE!!

Farias
Celio Farias

Celio Farias

há 12 anos Domingo | 19 agosto 2012 | 10:07

>>Pessoal, após refazer novamente o processo de DBE de transformação de EI p/ Ltda,além dos eventos 220-221-225-230-247 e incluir o evento 257, deu certo, o DBE finalmente foi gerado!
>>Agradeço a todos pelo empenho em ajudar!

Farias
Anderson Johanson

Anderson Johanson

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 17:00

Como já disseram os colegas, este processo de transformação é totalmente legal e simples. No site da Junta Comercial você encontra todas as informações necessárias para transformação de empresário para Sociedade Ltda. Eu particularmente já fiz esse processo e tudo correu normalmente, tanto na JUCEES como na RFB e na Secretaria da Fazenda Estadual.
1 abraço

Klevelan

Klevelan

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 21:24

Acabei de fazer essa operação.

Utilizei os seguintes eventos.

202 – Alteração de pessoa física responsável perante o CNPJ.
220 – Alteração do nome Empresarial.
225 – Alteração da Natureza jurídica.
257 – Alteração do numero de registro no órgão competente.

No QSA Utilizei Apenas entrada de Sócios.
Um como Sócio administrador e outo como apenas Sócio.

LEONARDO VICENTE DE CASTRO

Leonardo Vicente de Castro

há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 11:07

Gostaria de ajuda dos amigos pois to fazendo a alteração de um MEI e ao color o evento 257 da conflito com os demais eventos 220,211,244,257. Na versão anterior 3,4 não dava problema mas, 3,5 da dando.

Leonardo Vicente
Contador
(21) 9471-6710/3602-8249
Niteroi RJ
Nathercia Coelho

Nathercia Coelho

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 11:38

bom dia,
wilson fernando?!!!?
estou precisando de uma ajudinha....
em relação a dbe, como devo preencher uma dbe de transformação de individual para limitada!?!?!?
eu posso incluir mas algumas alterações junto?!?!?
agradeço,

Nathércia Coelho
Plácido Júnior

Plácido Júnior

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 12:02

Nathercia Coelho
não sou o wilson fernando, mas acho que posso ter ajudar.
a transformação de EI para LTDA e vice-versa. não pode haver alteração de dados da empresa, essas alterações seram efetuadas no ato anterior ou posterior à tranformação.

Quanto ao DBE se você já fez outras alterações depois da tranformações, pode colocar no DBE, e informar as datas de cada ato.

Plácido Júnior , auxiliar contábil
[email protected]
Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 15:02

Boa tarde a todos....então nos casos de transformação de EI em LTDA, não vamos mais usar o evento 257?? Vou tentar mandar para ver se defere....

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Simone Matheus

Simone Matheus

há 12 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 15:27

Obrigada Plácido.....consegui transmitir....agora é razar pra deferir....bom feriado!!!

Abçs,

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Nathercia Coelho

Nathercia Coelho

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 7 setembro 2012 | 16:44

placido junior...
e em relação ao qsa?!??!
como devo preencher pois quero incluir uma pessoa na empresa mas essa pessoa vai ser o representante legal da empresa e a que era antes vai ficar apenas como sócia!?!?!

agradeço sua ajuda desde já...

Nathércia Coelho
ANNE

Anne

Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 12:04

Então vc deve fazer a alteração no contrato eliminando o outro socio, assim vc vai tranformar em Empresario individual pq so vai restar vc!
Segue um artigo que explica melhor isso: "A transformação de sociedade Ltda para empresário individual ocorrerá na hipótese de unipessoalidade da Ltda, ou
seja, quando ultrapassado o prazo de 180 dias previsto no art. 1.033, IV CC sem que tenha sido recomposto o quadro
societário ou ainda, quando o único sócio tenha concentrado todas as quotas da sociedade sob a sua titularidade.
• Requerimento - preenchimento do cadastro web com o ato “alteração de outras cláusulas”. Gerar os requerimentos
capa, relatório de apoio e anexar:
• 3 (três) vias de alteração contratual de transformação de sociedade emrpresária Ltda em empresário individual,
respeitando as regras contidas na IN 98/DNRC, com as adequações constantes no modelo a seguir:
“Alteração Contratual nº__ de transformação em empresário
Nome empresarial (da sociedade):__________
(qualificação do sócio), único sócio da sociedade empresária limitada (qualificar a sociedade), sob o NIRE 352______, inscrita
no CNPJ sob o nº____ consoante a faculdade prevista no parágrafo único do art. 1.033, da lei 10.406/2002 (Código Civil),
resolve:
Cláusula Primeira:
Fica transformada esta Sociedade Limitada em Empresário, sob o nome empresarial de __________(nome completo), com sub
rogação de todos os direitos e obrigações pertinentes.
Cláusula Segunda:
O acervo desta sociedade, no valor de R$___(por extenso), passa a constituir o capital do Empresário mencionando na cláusula
anterior.
Para tanto, firma nesta mesma data, em documento separado, a solicitação de sua inscrição como empresário, mediante
formulário de Requerimento de Empresário.
Local e data, assinatura dos sócios”
• Certidões Negativas de Débito, caso a sociedade não esteja enquadrada como ME/EPP
• Poderá vir com o enquadramento de “ME/EPP” em doc. 3, com as assinaturas dos sócios, o que não eximirá, neste
caso específico, da apresentação das CND´s mencionadas.
• Demais documentos exigidos para o arquivamento de alteração.
• Comprovante dos pagamentos devidos (Gare no valor de R$ 54,00 e Darf no valor de 5,06)"

MARYELLEN CARVALHO

Maryellen Carvalho

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 18:08

Olá bom dia,
Ao procurar um contador para a abertura de uma empresa (EX. uma clinica) quais os documentos principais para a abertura e em quais orgãos/instituições o contador faz os registros?

Quais tributos incidem sobre o faturamento da clinica que atualmente fatura 20.000,00 por mês e quanto custa ao mês de acordo com esse valor?

Se tiver 2 funcionárias uma secretária e uma faxineira que recebem 622,00 quais os encargos e direitos trabalhista das funcionárias e qual o custo mês da folha de pagamento?

se poder me ajudar fico grata

Eduardo Jung

Eduardo Jung

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:44

Estava alterando o contrato, de empresa LTDA para Empresario Individual, para isso preciso excluir o outro socio, passando suas cotas a um so (neste caso o administrador). Porem tenho duvida quanto a alteração nas clausulas do contrato:

6-3 – A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.

6-4- As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, a quem fica assegurado em igualdade de condições e preço o direito de preferência para a sua aquisição se postas a venda, formalizando, se realizada a cessão delas a alteração contratual pertinente.

6-5- As quotas sociais também não poderão ser caucionadas, empenhadas, oneradas ou gravadas total ou parcialmente a qualquer titulo, sem autorização do outro sócio.

Por se tratar de documento formal, nunca alterei elas..
E tambem gostaria de saber oque mais altera no contrato, ou é so prosseguir para o requerimento e a transformação.
Agradeço desde Já!

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 11:54

Bom dia Maryellen

Sugiro que procure um profissional contábil de sua cidade, pois a abertura da empresa envolve questões locais, como Alvará, Vigilância Sanitaria e ISS, além do relacionamento direto com o sindicato em questão.

Att

Ivone

Ivone

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 10:25

Bom dia pessoal!

Estou tentando fazer um DBE de transformação de empresário individual para LTDA, quando eu coloco o evento 257 me retorna a mensagem: O evento 257 não permite o preenchimento do QSA. O que será que está acontecendo?

Simone Matheus

Simone Matheus

há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 10:35

Bom dia,Ivone,

O evento 257 não precisa mais ser usado. Use somente os eventos 202 220 222 e 225. Comigo deu certo!!!

Att,

Flor Cerqueira Vianna

Flor Cerqueira Vianna

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 25 setembro 2012 | 14:38

Nossa, muita informação ainda tão desconectada não é?

Como pode os órgãos que deveriam nos orientar estarem tão ou mais perdidos do que nós na questão MEI?!?!?

Sou do RJ e fui consultada por um MEI sobre transformação para LTDA.

De tudo que li nestes últimos dias este link do SESCON-RJ me pareceu o mais completo.

Inclusive as nossas discussões se limitam as alterações na JUNTA e na RF.

Acontece que tem a Prefeitura e o SESCON-RJ neste documento faz um alerta que "A princípio não há alteração automática dos dados;a prefeitura está informando que o MEI que migrar para Simples Nacional deveria dar Baixa no alvará de MEI sendo obrigada a emitir outro alvará como empresa normal, pagando taxa de R$ 565,00".

Fica aqui o alerta.

Vou pesquisar esta questão agora no site da Prefeitura.

http://www.sescon-rj.org.br/2008/imagem_arquivo/arquivos/924.PDF

Flor Cerqueira 
21 96702-1076 - whatsapp
[email protected]
instagram @florcontabilidade
Página 19 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade