x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 762

acessos 276.148

empresa individual para limitada

Luiz Antonio de Andrade

Luiz Antonio de Andrade

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 09:27

Olá Sirlei
Obrigado pela sua coridal atenção.
Como é a primeira vez que faço um processo de transformação de Empresario para Sociedade Empresaria Limitada , fica tudo meio confuso.
Primeiramente no Cadastro Digital - Via rapida empresa , entro na opção "sociedade limitada" - "constituição por transformação do tipo juridico" - seria isso?
Voce tem um "passo a passo" deste procedimento?
Mais uma vez obrigado .

SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 10:20

Seguinte Luiz Antonio.
Eu estou em Minas Gerais e você em São Paulo. Então o procedimento da junta vc vai ter quer verificar ai. Porque em Minas Gerais você entra no site da junta de minas gerais e faz o pedido da consulta de viabilidade primeiro. Alteração Contratual.

Marcando as opções = Alteração Natureza jurídica / Alteração Nome Empresarial / Alteração de atividade (se vc tiver alterando).

Já na receita federal voce vai entrar no cadastro sincronizado nacional e marcar as seguintes opções. (Faz a solicitação do DBE desse jeito que da certo). Cadastro sincronizado - coleta web - você vai colocar o estado e o município. Preencher nova solicitação. Pessoa Jurídica alteração cadastral - marcar os eventos da alteração = Eventos 220 - Ateração de nome empresarial / 222 - Enquadramento de ME / 225 - Alteração Natureza Jurídica / 202 - Alteração da pessoa Física CNPJ / 247 - Alteração de capital social / 244 - Alteração da atividade (se for o caso).

Depois do DBE liberado. Aqui em Minas Gerais voce entra no site da Junta novamente e solicita a FCN no modulo integrador e Junta o DBE liberado com a viabilidade também liberada / Gerando as capas de processo para voce. (verificar na junta do estado de São Paulo se o procedimento é o mesmo).

Serão três processos. Na capa do FCN do requerimento de empresário deve-se incluir na capa o ato 002 (alteração) e evento 046 (transformação), na capa do contrato por transformação deve-se incluir o ato 090 (contrato) e evento 046 (transformação). Todavia, no enquadramento deve-se colocar o evento tradicional para enquadramento de microempresa, ato 315 (enquadramento de microempresa), lembrando que nesse enquadramento já deve colocar o nome novo acrescido da partícula do enquadramento: ME para Microempresa e EPP para Empresa de Pequeno Porte.

Depois vc vai dar entrada nos processos na junta comercial que vai aprovar o seu contrato de transformação de empresário em ltda veja o modelo que os colegas ja postaram anteriormente.

Sirlei Juliana
Joana sá

Joana Sá

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 11:24

Bom dia Sirlei

Estou fazendo uma transformação de Empresário para Sociedade empresária no cadastro sincronizado, e os eventos que usei foram os que você citou acima: 225,220,202,247 e 222, mas foi indeferido com a seguinte mensagem abaixo, o que faço? Já enviei várias vezes e sempre é indeferido.

Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

ÓRGÃO
MOTIVO

RFB

O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração de QSA.


RFB

A soma dos percentuais de participação no capital social coletados é menor que 100%.


RFB

Sócio inexistente no QSA da base CNPJ (052.673.585-68)

Romulo Casimiro

Romulo Casimiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 16:18

Prezados,

Boa tarde, estou com uma dúvida:
No processo de transformação de empresário para LTDA, na JUCESP, ele solicita a data de inicio de atividade da empresa transformada. O correto é colocar a data de abertura da empresa que foi em 01/01/2005 ou a data de 21/10/2015, uma vez que estou preparando esse ato hoje?

Muito obrigado.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 16:26

Boa tarde Romulo!

Você coloca a data do PRIMEIRO REGISTRO na Junta, que é 01/01/2005, porque no Contrato de Alteração você tem que citar o NIRE Original e a data do Registro do mesmo...



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Joana sá

Joana Sá

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 16:29

Boa tarde Rômulo

Acabei de ter um DBE de transformação deferido pela Receita. Se o seu processo ainda será deferido pela Junta Comercial do seu estado, a data de preenchimento do cadastro sincronizado será a data de hoje.
Após ler sua mensagem, respondi erradamente a ela, embora a informação acima esteja correta, porém se você já está preparando o ato de transformação para a Junta, a data a ser colocada é a data de inicio de atividades. Ats

aracy novaes

Aracy Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 15:43

Boa tarde

preciso de uma ajuda urgente
tenho que transformar uma sociedade empresaria ltda (registrada na JUCESP) para sociedade simples ltda (registrar no cartorio)
estou com duvidas sei que primeiro preciso dar entrada na Junta Comercial mas qual o ATO devo usar seria (Conversão/Transformação de Sociedade Empresária em Sociedade Simples b6)?

e em questão a DBE qual seria o Evento?

Joana sá

Joana Sá

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 18:21

Olá Carlos Roberto


Estou fazendo várias transformações da seguinte forma:

Alterações

Assinalar: Dados cadastrais/ situações especiais e QSA

Os eventos são: 225, 247, 220 e 222 (enquadramento/reenquadramento como ME ou EPP, se for o caso).
No QSA colocar entrada de sócios e/ou saída, nunca alteração de dados ou condição, já que neste procedimento de alteração de transformação só é permitido tais códigos, não é possível alterar nada, além das alterações de nome da empresa, capital social (por causa da redistribuição) e mudança da natureza jurídica.
Esta informação também serve para quem quer fazer o contrário, de Empresário para sociedade, ainda que seja EIRELI.

Ats

Joana Sá

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 abril 2016 | 14:29

Ney Anderson Pontes de Oliveira

Deu alguma divergência nos cnaes, verifique se estão informados corretamente perante a Junta e a Receita Federal.

Verifique se foi colocada alguma clausula de objeto social sem ter consolidado o contrato.

Pode ser várias coisas.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Lucas A.

Lucas A.

Bronze DIVISÃO 3
há 7 anos Segunda-Feira | 13 junho 2016 | 13:14

É possível fazer alterações (de CNAE, endereço e etc.) no mesmo ato da transformação jurídica? Ou é preciso fazer mais de um processo?

PAULO SANTOS

Paulo Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 21 junho 2016 | 11:08

Bom dia Amigos,

também estou com duvidas em relação ao procedimento de transformação de IE em Ltda.
Como criar a clausula do capital social, o mesmo será de 20.000,00 ( oriundos do acervo da IE), quero fazer transferência para outros 02 novos sócios que entrarão nesta ltda.

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 15:18

Boa tarde colegas contabilistas.

Thiago Galaes,vi que é da BA,tudo bem?

Sou de Sergipe e estou iniciando um processo de transformação de individual para limitada aí,mais precisamente em Lauro de Freitas.Já solicitei a viabilidade,estou esperando a resposta.
No requerimento de empresário no site da Juceb,não vi a opção de transformação.Como devo proceder nesse caso?Fazer o requerimento manualmente?

Ajude-me!!!!!

Ronnie Bastos
SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 09:05

Bom dia, Ronie.

Para o processo do Requerimento de Empresário. Código do ato será 002 Alteração do evento 046 Transformação. Na hora de integrar você vai desmarcar a opção sem DBE e sem viabilidade e vai fazer o procedimento.

Para o processo do contrato Ltda. Código do ato sera 090 Contrato do evento 046 Transformação. Já neste caso, na hora de integrar você vai colocar os dados da viabilidade e do DBE.

Sirlei Juliana
R. Garcia

R. Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 20 outubro 2016 | 11:43

Boa tarde colegas, estou fazendo uma transformação de firma individual para LTDA aqui no
Rio Grande do Sul.

Não houve aumento de capital ele foi dividido igualmente entre o velho e o novo sócio.

Fiz a viabilidade e fiz o DBE marcando os seguntes eventos:

Assinalar: Dados cadastrais/ situações especiais e QSA

Eventos: 220-222-225 E 247

O DBE foi indeferido pela seguintes razões

RFB
O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja
eventos de exclusão e alteração de QSA.

RFB
Responsável perante o CNPJ não consta no quadro de sócios e Administradores (Informei o nome da empresária dona da empresa individual)


RFB
Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do capital social da empres. Confira os valores de todos os Sócios no
CNPJ e faça as mudanças necessárias no QSA, para que a soma seja igual ao valor do capital social da empresa. (Era R$ 3.000,00 informei R$ 1.500,00 para cada sócio, naõ sei o que pode estar errado).

Alguém poderia me ajudar?

Abraço
Garcia

silvana lima de godoy

Silvana Lima de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2016 | 17:31

Boa tarde a todos.
Preciso de ajuda pra fazer uma transformação de empresário individual em sociedade limitada. E já li vários tópicos e não consegui avançar no raciocínio, por ser a primeira vez que tento fazer isso.
Entro no site da jucesp e em qual aba começo? Em empresário ou em sociedade limitada? Pq entro em empresário e vou preenchendo os campos, quando coloco o nire, aparece que o nire é inválido para o tipo jurídico limitada.
Desde já agradeço.

SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2016 | 08:05

Silvana. São dois processos voce entra com os dois JUNTOS primeiro processo evento alteração depois transformação / segundo processo: transformação e depois contrato / Não esquecer de fazer também o enquadramento ato 305.

Sirlei Juliana
silvana lima de godoy

Silvana Lima de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 14:37

Boa tarde, Sirlei.
Obrigada pela atenção. E vai desculpando a minha completa ignorância sobre o assunto. Mas quando você diz pra eu entrar com os dois processos juntos. Você quer dizer que eu tenho que fazer o processo na junta e na receita federal, ou dou entrada primeiro na junta e depois vou para a receita? Porque eu ainda estou apanhando pra preencher o cadastro da junta rsr. A começar pela aba. Se é na aba empresário ou na aba sociedade limitada?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 14:51

Silvana Lima de Godoy
Boa tarde!

Você elaborará dois processos distintos, conforme a usuária Sirlei descreveu, porém quando da apresentação dos mesmos (Alteração de Empresário em Sociedade Limitada e Transformação) a Junta Comercial, você deverá apresenta-los no mesmo instante, pois tramitarão juntos, porém cada qual terá seus devidos recolhimentos de taxas.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
silvana lima de godoy

Silvana Lima de Godoy

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 17:22

Boa tarde, Paulo.
E obrigada pela atenção.
Então, no site da Jucesp, na aba sociedade limitada-constituição, preenchi os dados e imprimi o Dare-sp e o darf. Que já foram pagos. Já elaborei o contrato. Até agora está certo o meu procedimento? E como serão os próximos passos?
Muito obrigada.

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 15:37

Boa tarde Colegas,

Estou com um problemão e não consigo resolver, por isso preciso da ajuda de vcs.
Estou fazendo a transformação de empresário individual para sociedade LTDA.
Coloquei na FC1 do cadastro do Via rápida da Jucesp, a data de 17.03.2015 como a data de início das atividades, pois esta é a data que o empresário individual iniciou suas atividades.

Meu processo foi indeferido com a informação: corrigir início das atividades na FC1.

Tenho lido muito os tópicos e vi que a data de início da LTDA tem que ser a mesma data que o empresário individual iniciou suas atividades. Entendi errado?

Por favor, alguém pode me ajudar a entender?
Se a data correta para início de atividades não é 17.03.2015, qual seria? Seria a data do contrato social que é 01.02.2017?
Estou perdida.

Obrigada
Tatiana

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 20 março 2017 | 15:44

Tatiana Oliveira
Boa tarde!

A data a ser informada é aquela do próprio empresário em transformação.

Na divergência apontada pela Junta Comercial, verifique se não há uma data de registro na Jucesc e outra de início de atividade.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Leonir Lopes

Leonir Lopes

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 3 julho 2017 | 18:09

Boa tarde, gostaria da ajuda de vocês!

Estou fazendo pela primeira vez uma transformação de empresário para Limitada e estou em duvida sobre como editar a cláusula do capital social.
Sendo que João da silva = ex empresario individual e Maria dos Santos a nova sócia. O Capital social do empresario era de R$ 8.000,00.

Coloquei assim:

TERCEIRA - O capital social será de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais), divididos em 16.000 (dezesseis mil) quotas no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, integralizadas neste ato, em moeda corrente nacional, distribuindo–se entre os sócios da seguinte forma:

João da silva - 8.000 (oito mil) quotas no valor de R$ 8.000,00 (Oito mil reais) totalmente integralizadas.

Maria dos santos – 8.000 (oito mil) quotas no valor de R$ 8.000,00 (Oito mil reais), totalmente integralizadas neste ato, em moeda corrente nacional.

Total Capital Social- 16.000 (dezesseis mil) quotas no valor de R$ 16.000,00 (Dezesseis mil reais).

Página 25 de 26

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.