x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.825

Marcelo Augusto Alonso

Marcelo Augusto Alonso

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Domingo | 19 novembro 2006 | 13:57

Olá,

Tenho um caso no qual uma empresa que encerrou suas atividades em 1990 não se deu baixa, porém após uma recente consulta verifiquei que sua situação cadastral está como inapta. Esta empresa esta sem atividades há mais de 15 anos, gostaria de saber no caso de estar inapta, se a mesma após a prescrição encerra-se automaticamente???
Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Domingo | 19 novembro 2006 | 20:11

Boa tarde Marcelo.

Empresas (ainda que inativas) não prescrevem.

A solução será providenciar a baixa na Junta Comercial de seu Estado via Distrato Social e em seguida regularizar a situação da empresa na Receita Federal com a entrega das últimas 5 (cinco) Declarações de Pessoas Jurídicas cabíveis para o caso, e dar procedimento a baixa.

Vale lembrar que a entrega de cada Declaração de Empresa Inativa em atraso enseja multa de R$ 200,00 .

Sergio Carvalho de Mattos

Sergio Carvalho de Mattos

Bronze DIVISÃO 4 , Chefe Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 23 novembro 2006 | 18:01

Vale ressaltar que neste caso as declarações feitas devem ser inativas. Tenho um amigo que teve esse problema e que fez as declarações dos últimos cinco anos normais, só que zeradas. O que ocorreu é que as multas foram bem maiores e agora a receita está cobrando dele as DCTF´s também, além claro das multas sobre as referidas declarações.

Abs,

Sergio

natalia ferraz

Natalia Ferraz

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 18 abril 2008 | 07:43

tenho uma, pequena empresa que ha 4 anos declaro inativa,devo o inss de 2000 até 2003 , vou fazer o encerramento no ano que vem, com os 5 anos de inativa . essa divida está no sistema , que já fiz a consulta lá. ela não prescreve? quando eu fizer 5 anos de inativa tenho que pagar para encerra a empresa? obrigado. bom dia.

Celeste Oliveira Silva Camilo
Articulista

Celeste Oliveira Silva Camilo

Articulista , Advogado(a)
há 17 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 11:11

Bom dia!

A dívida, não prescreve com a baixa!
As taxas de encerramento da Junta comercial, devem ser pagas, e taxas de encerramento junto à prefeitura também! Alguns estados não têm taxas de encerramento..

Espero ter colaborado.

Celeste

Celeste Camilo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade