Conrado de Barros Lima Marques Gontijo
Iniciante DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) CivilOlá!
Primeiramente quero parabenizar aos contribuintes que ajudam a esclarecer todas as nossas dúvidas. Parabéns!
Bem, vamos lá: sou engenheiro civil e tenho um empreendimento de residências unifamiliares, que são vendidas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Pelo fato do empreendimento ser pequeno, sempre vendi as casas pelo meu cpf. No mês passado saiu uma portaria no site do Ministério das Cidades onde diz que o vendedor de imóveis pelo PMCMV deverá ser exclusivo de pessoa jurídica. Portanto não me restou outra saída a não ser abrir a empresa. Mas antes, é claro, preciso pesquisar e aprender sobre qual empresa abrir.
O empreendimento consiste em 04 casas, onde gastarei em cada R$ 100.000,00 (valor total de cada imóvel) e venderei por R$ 135.000,00
Sempre pago 5% de corretagem. Então meu lucro em cada imóvel será de R$23.250,00. Ou seja, investimento de R$ 400.000,00 e lucro de R$ 93.000,00, sem considerar nenhum imposto a pagar.
Pelo que já pesquisei, já vi que Será EIRELI e Construtora e Incorporadora.
Dúvida: Abrirei Lucro Presumido, Lucro Real ou simples? Qual delas terei menos gastos com impostos e qual me permite a não ser obrigado a registrar funcionários. Alguma delas me permite a fazer apenas contrato de prestação de serviços com o empreiteiro?
No mais, agradeço a atenção!
Conrado Gontijo