x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 9.526

Baixa - empresa individual inativa + 5 anos

DENISE RODRIGUES

Denise Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 12:08

Sou contadora e trabalhei somente com auditoria, agora estou desempregada e estou ajudando uma amiga a fechar a empesa dela que está inativa por mais de 5 anos (foi dado na época todos os documentos a um contador para encerrar e não foi feito, desta forma não temos documentação nenhuma dela).
Já encerrei na Junta Comercial, gostaria de ajuda para proceder daqui pra frente.

grata,,
Denise

Amauri Barbosa

Amauri Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 8 abril 2009 | 11:47

Denise

A empresa da sua amiga estava inativa, mas foram entregues as declarações de inatividade desse periodo ?

Você já tentou tirar as certidões on-line da

Receita Federal

INSS

A empresa da sua amiga tinha inscrição estadual ?

Amauri

DENISE RODRIGUES

Denise Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 10:02

Amauri,

Tem sim, a empresa dela iniciou atividades em 1989 e encerrou e 12/1990 e, desde então está inativa, porém o contador que cuidava pra ela, somente enviou as DIPJ e DIRF. Não enviou RAIS negativa, DIRF nem DCTF.
Nem sei ao certo se ela estaria obrigada a entrega destas últimas, estou caminhando por campo desconhecido, ams estou achando tudo muito gratificante...Minha maior dúvida é em relação aos documetnos fiscais que foram emitidos para a empresa que foram extraviados, então preciso saber quais são esses documentos (onde conseguir esta informação) e fazer as 3 publicações de extravio e somente depois encerrar no posto fiscal (também preciso saber quais documentos são de exigência no posto fiscal).
Também já preebchi o programa de baixa do CNPJ e gostaria de saber se há prazo pra encerramento deste após JUCESp.

grata por ajudas,

Denise

Amauri Barbosa

Amauri Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 13:20

Denise

1 - As atividades foram encerradas em 12/1990, mas foram entregues as declarações de inatividade dos ultimos 5 anos ?
2009, 2008, 2007, 2006, 2005 ?
Se essas declarações não foram entregues, então é preciso entregar tudo agora e pagar multa, ou começar a regularizar agora e fechar só daqui a 5 anos.

2 - Se estava inativa então não precisa entregar DCTF nem DACON e nem DIRF.

3 - Antes de encaminhar o programa de baixa você precisa ter certeza de que foram entregues todas as ultimas declarações.

4 - Tente tirar a certidão negativa da receita: www.receita.fazenda.gov.br

5 - Tente tirar a certidão negativa do INSS :
http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/PCND1/PCND1.HTML

Se não sairem as certidões, então é porque falta alguma declaração e você vai precisar resolver isso antes de dar prosseguimento na baixa.

Por enquanto não se preocupe com a baixa no posto fiscal, nem com a RAIS.
Temos que fazer uma coisa de cada vez.

Se houver mais dúvidas estou a disposição.

Amauri

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade