x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 528

Reinaldo da Costa Esteves

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 16:09

Pessoal, preciso fazer uma alteração contratual em que uma sócia vendeu sua parte para o esposo da outra sócia, mas como o regime de casamento, comunhão universal de bens, não permite serem sócios, será feita a transferência de ambas as sócias para o sócio admitido, pode ser, esta correto?
A sócia esposa do sócio admitido vai ficar na administração, tem como incluir uma clausula informando esta situação, teria exemplo?
Alguem tem como me auxiliar?

Visitante não registrado

há 10 anos Quinta-Feira | 16 junho 2016 | 16:14

Reinaldo,

Transformação de LTDA para Empresário

A possibilidade da transformação de LTDA para Empresário é permitida através da Lei Complementar 128/08 de 19/12/2008. Este documento permite a transformação do tipo jurídico de um registro empresarial para outro.

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 08:07

Bom dia,

Se você quer transforma a empresa em EIRELI, deve primeiro fazer uma alteração deixando apenas um dos sócios, o marido ou esposa e registrar na Junta Comercial lembrando de colocar a clausula dos 180 dias, depois ira fazer uma nova alteração transformando a empresa. Eireli não tem quadro societário....

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 12:26

Boa tarde, Cristian e Luiz
No meu caso atualmente a empresa são duas sócias e o marido de uma comprou a parte da outra e por causa do regime de casamento não podem serem sócios, correto? Então o que pretendo fazer, uma alteração saindo as duas sócias e transferindo a totalidade das suas cotas ao novo sócio, pode ser?
Depois transformo a sociedade em uma EIRELI, correto? Nesta EIRELI há possibilidade de incluir uma clausula que a administração será por uma não sócia? Esta é minha duvida?

Ouro DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 12:55

Reinaldo,

Você pode fazer isso mesmo, retirando as duas socias e deixando apenas o marido no quadro societário da empresa, a administração fica para terceiros? Não sei se é possível fazer isso numa EIRELI, acho que nao ( você pode se orientar com a JUCEMG de sua cidade). O que eu acho que pode ser feito é apenas o marido como empresario da EIRELI e fazer uma procuração dando poderes a esposa ou a outra pessoa para poder representar a empresa.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
CRISTINA CAMARGO

Cristina Camargo

Prata DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 12:19

No meu caso atualmente a empresa são duas sócias e o marido de uma comprou a parte da outra e por causa do regime de casamento não podem serem sócios, correto?

CORRETO.

Então o que pretendo fazer, uma alteração saindo as duas sócias e transferindo a totalidade das suas cotas ao novo sócio, pode ser?

PODE SIM.

Depois transformo a sociedade em uma EIRELI, correto?

CORRETO.

Nesta EIRELI há possibilidade de incluir uma clausula que a administração será por uma não sócia? Esta é minha duvida?

A EIRELI PODERÁ INSTITUIR ADMINISTRADOR TERCEIRO, CASO ESTE TENHA REGISTRO PROFISSIONAL, OU SEJA, CRA. DEVIDAMENTE NOMEADO E QUALIFICADO NO CONTRATO SOCIAL. (informação está disponível na cartilha Eireli).

Att,
Cristina.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies