x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 0

acessos 448

Alteração contratual de empresa Ltda retirando atividade de

Julio Cesar Coccaro

Julio Cesar Coccaro

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 8 anos Sábado | 16 julho 2016 | 20:23

Boa noite!

Há 8 anos, abri uma empresa de informática do tipo Ltda ME (incluída no Simples), na cidade de Resende/RJ, eu e minha esposa como sócios.
Fora o cadastro de atividades de prestação de serviços (desenvolvimento de sistemas e lan house) também incluí atividades de comércio de equipamentos e suprimentos, e papelaria também.
Segui todos os trâmites burocráticos, aluguei um estabelecimento comercial, obtive CNPJ e a inscrição estadual para a empresa. Mas o alvará municipal não foi concedido para a atividade de lan house, devido a existir escolas na proximidade.
Na mesma época, recebi uma boa proposta de emprego, no Rio de Janeiro, e acabei deixando o empreendedorismo para mais tarde.
Durante esses anos, venho mantendo a empresa aberta, fazendo as declarações de inatividade no Simples Nacional.

Atualmente, gostaria de fazer uma alteração contratual, primeiro mudando o endereço para o da minha residência, aqui no Rio. Com isso, sei que vou precisar retirar as atividades de comércio, e lan house também, além de tirar a palavra "comércio" da razão social.

A partir desse cenário, seguem minhas dúvidas:
1) Qual o roteiro preciso seguir? Registro a alteração na JUCERJA primeiro, ou antes tenho que dar baixa na incrição estadual?
2) Compensa tributariamente eu transformar a empresa em jurídica individual, já que minha esposa nem trabalha com informática? Nesse caso, eu poderia manter a razão social da empresa?
3) Prá eu pensar em alvará, e autorização para emissão de NFSe, só posso dar entrada depois que resolver todos os trâmites na JUCERJA e Secretaria Estadual de Fazenda, ou posso adiantar o processo na Prefeitura?
4) Compensa esse trabalho todo (inclusive financeiramente), ou é melhor dar baixa na empresa atual e abrir uma nova?

Me desculpem pelo texto longo, e agradeço por toda a ajuda e esclarecimentos.

Abraço!

Júlio C. Coccaro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade