x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 6.075

Abertura de empresa de fornecimento de alimentação

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Sistemas
há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 10:45

Caros amigos,

Minha mãe está querendo "legalizar" o negócio dela que é fornecimento de quentinhas para pessoas. Hoje ele predominantemente fornece para pessoa física e alguns escritórios e lojas, contudo já estão solicitando fornecimento mais cadênciado a para obras e empresas maiores. Conversando com ela percebemos que a legalização poderia "abrir" novas fronteiras do negócio, contudo tivemos MUITAS dúvidas em relação a como e o que fazer para a legalização.

Já de antemão acredito que não poderemos registrar a empresa na casa dela (local hoje que ela faz as quentinhas), devido a ser de alimentação, é isso mesmo? A prefeitura (RJ - capital) iria liberar alvará para esta situação (ela faz e vende pra fora, ninguem come na casa dela). Estive pesquisando no IBGE e achei os seguintes CNAEs 5620-1/01 e 5620-1/04 referentes a fornecimento de alimentação para PF e PJ.

Sendo assim gostaria de saber se alguem aqui no Fórum tem experiência na legalização de empresas neste setor. O que é preciso fazer? Há necessidade de "envolver" a vigilância sanitária? Alguem outro orgão ou secretaria estadual/municipal?

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 13:30

Também estou na mesma situação do colega acima. Minha esposa faz chocolates para vender e existem alguns restaurantes que gostariam de comprar os nossos produtos, mas exigem a nota fiscal de venda, e para isso é necessário legalizar.
Alguém também pode me ajudar?

Sei que a legalização deverá ser feita normalmente, ou seja, busca prévia de local, alvará, registro do contrato social, incrição no CNPJ, ISS, ICMS, INSS, Corpo de Bombeiros...

Mas minha duvida é justamente igual a do colega acima, existe algum outro orgão para registro do tipo Vigilância Sanitária?

Desde já agradeço.

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 11:43

Em 1º lugar terá que arranjar um lugar mais apropriado e ver se a Prefeitura aceita aquele local para essa atividade.
Após isso é feito o registro na junta, receita, estado, inss, caixa e prefeitura.
Quanto à parte da vigilância, isso é feito diretamente na Prefeitura, no depto de vigilância sanitária, onde a empresa receberá toda orientação para estar dentro das normas, que depende de prefeitura para prefeitura.
Todas as empresas que tive contato e que trabalhava com alimentos, foram feitas dessa maneira.

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 12:44

Muito obrigado jáme auxiliou muito

Porém se ainda tiver algum colega que queira auxiliar neste tópico agradecemos.

As mais ricas bênçãos de Deus em vossas vidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade