Vitor Ferreira
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContratosAmigos, Boa Tarde !
Existe alguma penalidade caso eu não atenda o prazo de 180 dias da unipessoalidade ?
Atenciosamente, Vitor Ferreira.
respostas 7
acessos 473
Vitor Ferreira
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContratosAmigos, Boa Tarde !
Existe alguma penalidade caso eu não atenda o prazo de 180 dias da unipessoalidade ?
Atenciosamente, Vitor Ferreira.
Juca Ribeiro
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)Boa Tarde Vitor,
Vou falar o que aconteceu comigo: Tem uma empresa que está desde 2015 unipessoalidade. Precisei fazer uma alteração da atividade, mas deu exigência na JUCESP. Tive que incluir um novo sócio e ai sair a alteração da atividade!
Vitor Ferreira
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContratosJuliano, Boa Tarde !
Obrigado pela resposta !
Atenciosamente,
Danielle Lins
Prata DIVISÃO 3 , Advogado(a)Vitor,
O prazo de 180 dias para recomposição da pluralidade do quadro de sócios é norma do Código Civil.
Quando você passa dos 180 dias sem a inclusão de um novo sócio, a empresa está irregular, e propensa a diversos problemas, como a própria dissolução da sociedade, até problemas com alterações cadastrais, como bem colocado pelo Juliano.
Espero ter ajudado.
Att,
Danielle.
Fernanda Ferreira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
Boa tarde Vitor Ferreira,
Segundo artigo 1033, IV, da lei 10.406/02, se a sociedade não se restabelecer no prazo de 180 dias, terá pena de dissolução.
Já tive cliente que ficou mais de 2 anos sem recompor o quadro e não aconteceu nada, assim como tive outro que acabou perdendo o registro em 10 meses.
Eu acredito que vai depender muito do relator que receber o processo.
Boa sorte!
Att,
Bruno
Ouro DIVISÃO 2 , Micro-EmpresárioVitor Ferreira,
Segue enunciado da JUCESP.
Se continuar a operar com um só cotista além do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o fará como sociedade em comum, respondendo o sócio remanescente solidária e ilimitadamente.
Juca Ribeiro
Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)É Bruno, foi o que aconteceu com a empresa que eu estava fazendo a alteração.
Vitor Ferreira
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContratosDanielle, Fernanda e Bruno, Boa Tarde !
Muito obrigado pela participação ! As informações foram muito úteis, sem dúvida nenhuma.
Atenciosamente,
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade