x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 4.583

Retenção 1,5% - I.R ?

Alexandre Venãncio Leme

Alexandre Venãncio Leme

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 maio 2009 | 08:59

Bom dia caros companheiros...tenho duas dúvidas:
01) Uma empresa, em São Paulo, prestadora de serviços de correções de textos de língua portuguesa ( provas, redações), poderá constituir firma apenas no município, contribuinte de ISS, sem precisar abrir no Federal ?
02) Nessa situação acima, se possível, ela ainda será contribuinte apenas de ISS ? Sobre as notas emitidas, incide I.R. de 1,5%
Agradeço a ajuda...

Alexandre Venãncio

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 11 de maio de 2009 às 09:08:33.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 maio 2009 | 09:17

Oi Alexandre, tudo bem...
1 - Pelo que sei, não pode não abrir empresa só no município não, pra qualquer coisa vc precisa do CNPJ, ou seja, é obrigatório o cadastro federal. Depois vc pesquisa aí na prefeitura se é obrigatório o pagamento de ISS, se tem algum incentivo, dedução, essas coisas, mas vai pagar ISS também.
2 - Quanto ao imposto, se ela for lucro presumido, haverá a dedução de 1,5% de I.R, quando os serviços forem de valor inferior a R$ 5.000,00. Acima disso tem as outras retenções de CSLL (1,00%), PIS (0,65%) e COFINS (3,00%). Se houver prestação de serviços p/órgão público o IR retido será da totalidade que a empresa paga, 4,8%.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 17:54

Alexandrino, veja bem se você realmente precisa constituir empresa para prestar esse tipo de serviço.
Esse tipo de profissão regulamentada normalmente é prestada diretamente pela pessoa física, vocÊ poderia muito bem ter somente o cadastro como profissional liberal na Prefeitura do seu município.
Muito provavelmente o ISS seria cobrado de forma fixa, ou seja, um carnezinho estilo Casas Bahia com prestações infinitas.

JOSIAS MARTINS

Josias Martins

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 19 maio 2009 | 16:15

Caros colegas,
Estou muito satisfeito e agradecido em ser aceito e fazer parte deste forum contábil. Sou recém chegado, mas estou muito bem. Minha pergunta é: Contador pode constituir uma empresa, ter um empregado ou não, e se enquadra como microempreendedor - muito obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade