x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 10.688

Alteração Aumento Capital Social

Paulo César

Paulo César

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 maio 2009 | 11:51

Bom dia a todos!

Estou fazendo uma alteração para aumento do capital social, utilizando valores da conta Reserva de Lucros, minha dúvida é a seguinte:

Na cláusula da alteração é obrigatório informar a fonte de onde vem os recursos para este aumento?
Ex.: Aumento de Capital utilizando saldo da conta reservas de lucros acumulados.

Agradeço pelo atenção.

Paulo César

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 11 maio 2009 | 16:22

Olá, Paulo Cesar:
É recomendável que se faça uma Ata de Reunião dos Sócios em que os mesmos resolvem promover a alteração contratual para o aumento do capital social. Nesta ata deverá constar a fonte de recursos, isto é, a Reserva De Lucros. Na A.C menciona-se que o aumento do capital se dá pela utilização daquele valor registrado em Balanço e junta a via original da Ata da reunião dos sócios.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Paulo César

Paulo César

há 15 anos Terça-Feira | 12 maio 2009 | 09:23

Bom dia!

Amigo Paulo,

Obrigado pela ajuda!

No meu contrato social existe uma cláusula que dispensa a convocação dos sócios para determinados atos, então somente mencionarei de onde vem os recursos para tal alteração (Saldo da Conta Reservas de Lucros), e acho que não terei problemas na Junta Comercial.

Obrigado.

Paulo César

Kary Yaeda

Kary Yaeda

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 14:37

Boa tarde a todos!

Estou fazendo uma alteração contratual de retirada / inclusão de sócios, cedendo quotas e aumento de capital, mas a última alteração é de 1989, o valor do capital ainda estava em NCZ$, por sugestão da Junta Comercial fiz uma cláusula de conversão monetária, o valor convertido é de R$ 0,0007, então fiz o aumento de capital para R$ 10.000,00, com esse valor posso fazer a descrição do capital, porém os sócios que estão saindo querem que seja feita a troca dos sócios primeiro. Existe uma forma mais correta de fazer isso? Se alguém puder me auxiliar nessa dúvida, agradeço.

Luiz Gustavo Cezimbra

Luiz Gustavo Cezimbra

há 13 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 11:42

Bom dia !

Estou fazendo um aumento de capital de uma construtora, o problema é que esse aumento de capital de 150 mil se da por transferência de pessoa física (o dono da empresa) para a pessoa júrica e esse valor é referente a terrenos do próprio. Como seria o lançamento? Lembrando que ela trabalha comprando e vendendo terrenos e possoui um estoque de 500 mil de terrenos

Obrigado

Antonia Arlene Rodrigues

Antonia Arlene Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 julho 2011 | 09:08

Bom dia!!

Por favor, estou fazendo a alteração aumento de capital e cnae de uma sociedade, tenho que prencher FNC 1 FNC 2, tem como alguem mi orientar com relação ao prechimento das referidas fichas. Aguardo resposta

Grata

MARCEL CAVALCANTI

Marcel Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1 , Diretor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2011 | 11:00

Bom dia a todos.

Gostaria de saber como devo proceder para alterar o capital social de uma empresa individual, cujo capital social atualmente é de R$ 30.000,00 e o proprietário quer alterar para R$ 500.000,00. A empresa foi aberta em junho deste ano. Desses R$ 500.000,00 boa parte desse valor são imóveis e alguns veículos que ele está colocando no nome da empresa, um dos objetos sociais é a locação de veículos, por isso está passando os carros para o nome da empresa. Como devo proceder?
Grato a todos.

WELLMA

Wellma

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 17:22

boa tarde
podem me ajudar se possivel
estou fazendo uma alteraçao contratual, capital social, porem alterando somente o valor das quotas de cada um dos socios, por exemplo:
o capital é de 30.000,00
socia a, tinha 15.000,00 50%
socio b, tinha 7.500,00 25%
socio c, tinha 7.500,00 25%
agora aletrando ficara da seguinte forma
socia a, 10.002,00 - 33,34%
socio b, 9.999,00 - 33,33%
socio c, 9.999,00 - 33,33
gostaria de saber como devo definir na clausula, o modo correero
alterando apenas as quotas do socio.

desde ja agradeço

att
wellma
assistente contabil

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 21:44

Wellma,

A cláusula pode ficar mais ou menos assim:

Cláusula tal - O sócio A, possuidor de 15.000( ) cotas de R$ 1,00( ) cada, neste ato cede e transfere parte delas, ou seja, 4.998( ) do seguinte modo: 2.499( ) p/o sócio B, e 2.499( ) p/o sócio C, pelo que, dá à sociedade, plena, geral e irrevogável quitação, nada mais tendo a reclamar nesta ou em nenhuma outra data, seja a que título for.

Cláus. X - O capital da sociedade representado pela importância de R$ 30.000,00( ) divididos em 30.000( ) cotas de R$ 1,00( )cada, totalmente integralizados, face à cessão de cotas ora efetivada, fica assim distribuído entre os sócios:

Sócio A - 10.002( ) cotas no total de R$ 10.002,00 ( )
Sócio B - 9.999( ) cotas no total de R$ 9.999,00 ( )
Sócio C - 9.999( ) cotas no total de R$ 9.999,00 ( )

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade