Willian Silva Nascimento
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBoa Tarde a todos, meu nome é Willian.
Sou formado em contabilidade a pouco tempo, mas infelizmente não consegui oportunidade na área enquanto estava estudando e agora tenho interesse em prestar serviço contábil.
Aproveitando uma oportunidade dentro da minha casa, estou buscando informações para começar a trabalhar/aprender. Meu pai é caminhoneiro autônomo e ultimamente as Usinas/Empresas para que ele transporta estão pedindo a abertura de uma Empresa para continuar efetuando os transportes.
Informações: O caminhão dele é próprio e ele mesmo vai dirigir, faz transportes de/para todo lugar do Brasil de grãos, adubo, calcário, etc, o faturamento está entre 10 e 15 mil por mês.
As minhas dúvidas são:
1) A melhor opção seria Simples Nacional?
2) Quais os benefícios ele terá após abrir a Empresa?
3) O veículo precisa estar cadastrado em algum Órgão Público?
4) O veículo precisa mudar de placa ou ter um mínimo de placas para fazer os transportes?
5) Qual a diferença entre os Impostos que ele paga como autônomo e os Impostos que deverá ser pago mensalmente e anualmente após abrir a Empresa?
6) Após abrir a Empresa, será obrigatório ele prestar serviço pela Empresa ou poderá prestar como P.F. também?
7) Qual o tipo de NF que deverá ser emitida?
8) será necessário a emissão de CTE?
9) Referente ao IR mudará algo?
Caso tenham algo a acrescentar que não faça parte das perguntas, mas que julguem necessário para este caso por favor podem acrescentar.
Estou começando agora, portanto, se tiver alguma pergunta ignorante me perdoem.
Procurei estes assuntos em outros posts, mas não encontrei nada específico para o caso do meu Pai. Se já tem algum assunto criado, só me encaminhem por gentileza.
Desde já, agradeço a atenção de todos.