x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.953

Relação entre matriz e filial

MARCOS CRISTINO BOVALENTE SANTO

Marcos Cristino Bovalente Santo

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 9 junho 2009 | 07:50

Bom dia Srs,

Estou com a seguinte situação;
Um amigo dono de uma (confecção) abriu uma filial (loja ) para comercializar sua produção. Ele me fez os seguintes questionamentos, alegando que a confecção é pequena (funciona na residência) e foi aberta a filial em um ponto comercial melhor.
Uma vez que meu conhecimento da situação é restrito, peço o auxilio aos colegas.
- Posso utilizar o CNPJ da filial apenas para justificar o endereço, sendo que as notas fiscais de venda, compras serão as da Matriz?
-A contratação das vendedoras da loja podem serem feitas na matriz?

Sds

Marcos

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 9 de junho de 2009 às 08:03:36.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 9 junho 2009 | 08:16

Marcos, utilizar CNPJ de uma filial para justificar endereço? Isso não existe!!
Mesmo sendo matriz e filiais, são duas unidades que tem situação distinta quanto às obrigações e principalmente atividades.
Devem ter suas contabilidades e custo distintos de forma à demonstrar toda a atividade econômica, apesar de ter no final uma contabilidade centralizada na Matriz inclusive com apuração dos impostos federais pela Matriz.
Devem ter estoques distintos, a movimentação deve ser feita de uma para a outra através de notas fiscais de transferência de mercadorias, tributadas pelo ICMS, mas as vendas devem ter suas notas fiscais emitidas pelo estabelecimento que fez a venda.
Os funcionários também devem ser registrados no estabelecimento que realmente eles trabalham, pois a empresa poderá ter problemas caso um funcionário que trabalhe em um endereço sofrer um acidente, por exemplo, no trajeto diferente pois está trabalhando em outro endereço. A não ser funcionários que trabalhem nos dois estabelecimentos podem ser registrados na matriz ou no que ele estiver mais tempo no estabelecimento.
O empresário deve compreender que as unidades precisam ter suas atividades controladas e administradas separadamente, mesmo porque ele precisa ter o custo de cada unidade individualmente para que ele possa ter o controle de lucros e prejuízos e até identificar o desempenho de cada unidade.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade