x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 16.176

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 10 junho 2009 | 15:57

Boa tarde amigos!

Estou com uma dúvida sobre o Livro de Atas: Os registros do Livro de Atas devem ser obrigatoriamente manuscritos ou podem ser por meio informatizado??

Sou membro da CDL de minha cidade. Nosso livro de Atas é informatizado e, já efetuamos e registramos vários lançamentos no livro através deste sistema informatizado.

Recentemente mandamos regitrar o último lançamento no Livro de Atas (registro também informatizado) e a funcionária do Cartório recusou efetuar o registro da Ata, alegando que o Livro de Atas deve obrigatoriamente ser manuscrito, não podendo mais ser informatizado.

Pedi para a secrtária da CDL questionar esta exigência, mas o pessoal do Cartório disse que este exigência é desde 2007, mas ela não soube me passar a base legal.
Alguém conhece a base legal desta nova exigência??

Desde já, muito obrigado pela atenção de todos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
JEFFERSON CARVALHO

Jefferson Carvalho

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 14 junho 2009 | 22:51

Wilson, boa noite.

Ao menos aqui na Bahia, alías, em minha cidade (Senhor do Bonfim), o RCPJ (Registro Civil das Pessoas Jurídicas) não faz qualquer objeção ao registro de atas digitadas ou por qualquer meio mecanizado. Sempre faço registros de atas dessa forma e, até o presente momento, nunca houve qualquer problema ou contestação por parte dos funcionários do Cartório.

Ao meu ver, o pessoal do cartório aí da sua cidade está enxergando "chifre em cabeça de cavalo", negando a evolução...

smj.

Abraços!

Jerffeson Carvalho
SERCON CONTABILIDADE
https://www.serconn.com.br
(74) 3541-5509 / 3541-0890 / 9110-6219 / 8116-6976
OSMANE ANTONIO DOS SANTOS

Osmane Antonio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 15:16

Caro Wilson Fernando, também estamos com o mesmo problema vivido por vc qto ao "livro de atas". Nosso ato constitutivo e alterações (atas de AGO e AGE) são feitas eletronicamente. Alteramos o estatuto, por decisão da AGE, mas, como mudou o Cartório (mudança de Comarca), a nova serventia não quer aceitar nosso livro sob o argumento de que as atas tem de ser feitas manualmente em livro próprio (a única diferença do nosso livro é que as folhas são digitadas, impressas e assinadas). Eles não sabem a lei na qual se baseiam e dizem haver normas internas que tbém não apresentam. Isso está nos gerando muitos problemas. Vc conseguiu registrar seus atos? Como? Biblioteca Comunitária Professora Antonia Gomes

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2009 | 15:25

"Biblioteca Professora Antonia Gomes"

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo(a) aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, eu consegui resolver na "base da pressão" mesmo.
Questionei sobre a base legal deles. Não souberam me responder. Disseram que era exigência da Juiza da Comarca. Então eu disse que iria pessoalmente questionar a Juiza sobre esta questão.
Pouco tempo depois me disseram que iriam registrar a Ata daquela forma mesmo.

Agora, veja que é muito estranho eu me dirir à uma "Biblioteca". Desta forma, peço que, em cumprimento às Regras do Fórum, altere o seu cadastro, colocando o seu nome pessoal.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade