Robson Silva
Iniciante DIVISÃO 4Boa tarde meus caros,
Sou novo por aqui então não tenho certeza se estarei postando minha dúvida na área correta, mas creio que deva ser.
Meu nome é Robson, sou autónomo e atualmente faço assessoria voltada para reconhecimento de nacionalidades. Já trabalho com o carnê leão a mais de 1 ano, onde recolho mensalmente todos os valores pagando os devidos impostos quando ultrapassado. Recentemente, estive pensando em me formalizar como MEI para criar algo mais sólido e vieram algumas dúvidas.
Já pesquisei 2 CNAEs bem compatíveis com minhas atividades e são esses:
1) 8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
Esta atividade compreende:
- o serviço de preparo de documentos
- o serviço de digitação de textos
- os serviços de preenchimento de formulários, colocação de selos e despacho de correspondência, inclusive de material de publicidade
- os serviços de apoio à secretaria
- a redação de cartas e resumos
- o serviço de transcrição de documentos
2) 8211-3/00 - Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
Esta atividade compreende:
- o fornecimento de uma combinação ou de um pacote de serviços administrativos de rotina a empresas clientes, sob contrato, tais como: serviços de recepção, planejamento financeiro, contabilidade, arquivamento, preparação de material para envio por correio, etc.,
- os centros de prestação de serviços às empresas ou escritórios virtuais
No caso, eu preparo documentações vindas de terceiros (Pessoa Física), preencho formulários, despacho documentos ao exterior e também a outros estados aqui no Brasil assim como também faço transcrições de documentos. Fora o serviço de assessoria via email e telefone que presto antes das pessoas me enviarem estes documentos. Neste caso o CNAE mais certo seria o primeiro certo?
Li abaixo da pesquisa que ela se encontra no simples nacional, mas em MEI seria DIGITADOR, isso seria um problema caso eu me formalizasse? Ou o Cnae sendo representado pela atividade de digitador, ainda assim englobaria as atividades descritas acima?
Agradeço antecipadamente,
Robson