x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 583

Encerramento de Empresa

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2016 | 17:59

Boa tarde a todos;

Gostaria que alguém pudesse compartilhar um pouquinho de conhecimento comigo...rs

Pedi uma colega que também é formada em Contabilidade, porém tem mais experiência do que eu, para fazer a abertura de uma empresa de prestação de serviços administrativos para mim. A empresa é uma sociedade limitada. Porém ela chegou apenas na etapa de solicitação de alvará na prefeitura. O Alvará provisório chegou porém o definitivo até hoje nada. Não foi feito mais nada até agora (sem ISS, cadastro perante a previdência...). Ai vem a minha dúvida: preciso que a empresa seja cancelada e a amiga não poderá fazer isso para mim. O cancelamento será apenas perante a junta e a receita federal (baixa de cnpj) ou terei que ir em outro órgão para pegar alguma certidão?

empresa aberta em abril de 2016

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 13 dezembro 2016 | 16:45

Juliana, complementando a resposta da nossa colega Leticia Bisoni, primeiramente não se "cancela" uma empresa ativa e sim o termo correto é "baixa".

O processo de baixa segue o mesmo de abertura de tal empresa.

Portanto, se a empresa foi registrada somente na Junta Comercial, Receita Federal e Estado, então será somente nestes órgãos que terá de providenciar a baixa.

Em resumo, o processo de baixa segue o processo de abertura. Abriu no órgãos X, Y, Z e W. Vai ter que dar baixa nos órgãos X, Y, Z e W.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade