x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 25

acessos 17.655

Taxa Alvará Rio de Janeiro 2017

Eric Pereira

Eric Pereira

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2017 | 09:54

Bom dia Renato,

O valor da taxa para 2017 está R$ 802,63.

Retificando a resposta do nosso colega Agnaldo, a taxa de licença para estabelecimento, na cidade do Rio de Janeiro, só sofre alterações nos seguintes casos:

1. Metade do valor nos casos de alteração ou inclusão de atividade;
2. Isenção da taxa em caso de MEI; e
3. Isenção da taxa em caso de empresa situada em área de comunidade.

Att,

Eric Pereira

Erica Silva

Erica Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 15:29

Boa tarde Eric Pereira ,

Também sou do Rio de Janeiro, como é solicitada essa redução de 50% na taxa do alvará em caso de alteração ou inclusão de atividade? A taxa já vem reduzida direto do Carioca Digital?

Nunca vivenciei essa situação de taxa pela metade.

Grata desde já.

Erica França

Técnica de Contabilidade - RJ

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida"
TRIELO CONTABILIDADE

Trielo Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 11:16

Olá colegas,

Abrimos uma empresa no município do Rio, mas não somos da cidade. Gostaria de saber dos colegas onde emito a guia de Alvará 2017 ?
Já sei o valor, mas a guia ainda não aparece no Carioca Digital pra mim, como a Prefeitura informa.
A guia já está disponível?

Obrigada desde já.

TRIELO CONTABILIDADE

Trielo Contabilidade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 13:25

Já possui sim, Eric.
O Alvará dela é de Agosto de 2016. Pagou a primeira taxa e agora não
sei onde emitir a anual referente 2017.

No Carioca Digital, com o login que solicitei o Alvará não aparece nada.
Você pode me ajudar?

PAULO FELIPE DE CARVALHO

Paulo Felipe de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 11 agosto 2017 | 15:29

Eric, boa tarde

Por gentileza, como faço para cancelar uma taxa gerada pela consulta prévia.
Ocorre que gerei a consulta com o endereço errado, e agora que emiti a taxa (mas não paguei), não consigo gerar uma nova com o correto endereço.

Você saberia me orientar oque fazer?

Se eu deixar vencer a taxa, será que depois consigo gerar uma nova consulta?

Abraço.

Antonio Ricardo Mesquita

Antonio Ricardo Mesquita

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 15:39

Pessoal,

Sobre Alvará na cidade do Rio de Janeiro, estou com um problema.

Ao ingrssar com a solicitação de alteração de Atividade econômica no Portal Cario Digital, marquei uma opção como se a Alteração Contratual já estivesse no cartório. O boleto da taxa foi pago pelo cliente.

Estive na prefeitura e o fiscal, voltou o processo no sistema ao passo anterior e, então, pude refazer o processo novamente, no entanto, ele disse que eu deveria ter problemas se pagasse a taxa novamente. Falou para eu requerer a substituição do boleto gerado e pago incorretamente, pela taxa gerada
corretamente ainda não paga.

Alguém já passou por isso?

Obrigado,

ARicardo

DAVI  MONTEIRO

Davi Monteiro

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 15:56

Boa tarde Eric Pereira,

Saberia me informar quias as taxas e os valores para legalização de uma padaria no Município do Rio de Janeiro?

Att.

DAVI MONTEIRO
Diogo dos Santos de Oliveira

Diogo dos Santos de Oliveira

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 31 outubro 2017 | 10:33

Bom dia!

No Rio de Janeiro existe alguma taxa semelhante a TFE (taxa de fiscalização de estabelecimentos) que tem na cidade de São Paulo? Essa taxa é anual, enfim existe alguma taxa anual que as empresas com sede na cidade do Rio de Janeiro tenha que pagar?


Obrigado!

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 31 outubro 2017 | 16:01

Diogo,

Não, a taxa de Alvará no Rio de Janeiro é única. Somente a de vigilância sanitária é anual, e mesmo assim, em alguns casos, é dispensada, sendo paga uma única vez.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Renata Emendabili

Renata Emendabili

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 janeiro 2018 | 16:26

Caros,

Segundo o site da Prefeitura do Rio de Janeiro :clique aqui
Quem está isento de pagar pelo alvará?
Estão isentos do pagamento de alvará:

as atividades artesanais exercidas em pequena escala, no interior de residências, por deficientes físicos, e pessoas com idade superior a sessenta anos;
as entidades de assistência social, desde que atendidos os pressupostos de fim público, não remuneração de dirigentes e conselheiros, prestação de serviços sem discriminação de pessoas, e concessão de gratuidade mínima de trinta por cento, calculada sobre o número de pessoas atendidas. Essa isenção deverá ser reconhecida pela Secretaria Municipal de Fazenda;
as atividades em favelas, considerando-se como tal a área predominantemente habitacional, caracterizada, em maior e menor escala, por ocupação da terra por população de baixa renda, precariedade da infraestrutura urbana e de serviços públicos, vias estreitas, e de alinhamento irregular e construções não licenciadas, conforme reconhecimento expresso do Município;
as Microempresas reconhecidas pelo Município;
os Microempreendedores individuais.

Entendo então que as M.E. estariam isentas do pagamento do Alvará.

recentemente abri uma empresa Ltda. para meu cunhado, já enquadrando como M.E., porém a gui da taxa foi gerada mesmo assim.
Tenho uma empresa na mesma situação, mudamos de endereço, abri um protocolo na Prefeitura em 04/2017 solicitando isenção, mas até agora não tive retorno, o processo andou até 07/2017.

Estou certa o meu entendimento sobre a isenção? Caso positivo, alguém sabe o caminho que devo percorrer para requerer além do Protocolo na subprefeitura?

Obrigada! Renata.

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 14:04

Boa tarde,

Eu sou de Minas Gerais e tenho uma filial na cidade do Rio de Janeiro, essa TLE eu pago ela anualmente ou só quando faço uma alteração na Prefeitura? Na prefeitura do Rio de Janeiro existe alguma taxa que a empresa paga anualmente?

Desde já agradeço a atenção.

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)
Erica Silva

Erica Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 14:34

Cristian Alen,

A Taxa de Licenciamento de Estabelecimento só é paga na constituição e em caso de alterações como: Atividades econômicas, endereço, nome empresarial.


Renata Emendabili ,

A aplicação dessa isenção foi antes da Resolução nº 2753 de 17 de janeiro de 2013 que a partir dela adota um novo critério para aplicação do regime estabelecido pela Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FAZENDA, no uso de suas atribuições legais, e
considerando o teor do art. 94 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da
Constituição Federal e a edição da Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro
de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno
Porte, alterada pelas Leis Complementares nº 127, de 14 de agosto de 2007, nº 128, de
19 de dezembro de 2008, e nº 139, de 10 de novembro de 2011,
RESOLVE:
Art. 1º Considera-se substituído pelo regime do Estatuto Nacional da Microempresa e da
Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de
dezembro de 2006, alterada pelas Leis Complementares nº 127, de 14 de agosto de
2007, nº 128, de 19 de dezembro de 2008, e nº 139, de 10 de novembro de 2011, o
regime da Lei nº 716, de 11 de julho de 1985, ficando impedidos novos enquadramentos
no regime da lei municipal a partir da data de vigência desta Resolução.
Art. 2º Os critérios e procedimentos administrativos que foram adotados em consonância
com as Resoluções nº 2.498, de 23 de março de 2007, nº 2.537, de 28 de abril de 2008,
nº 2.578, de 17 de junho de 2009, nº 2.621, de 18 de junho de 2010, nº 2.662, de 10 de
maio de 2011 e nº 2.728, de 31 de maio de 2012, produzirão efeitos até 31 de dezembro
de 2013 para os contribuintes enquadrados no regime da Lei nº 716/1985 antes da data
de vigência desta Resolução.
Parágrafo único. Para efeitos de aplicação do disposto no caput, serão adotadas, para o
exercício de 2013, as normas da Resolução nº 2.728/2012, ficando fixado em R$
64.403,17 (sessenta e quatro mil, quatrocentos e três reais e dezessete centavos) o
limite de receita bruta para o referido exercício, a ser observado pelas microempresas.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.



Erica França

Técnica de Contabilidade - RJ

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida"
Mariah Cabral

Mariah Cabral

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 15:33

Alguém saberia me dizer como faço para cancelar um alvará deferido que emitiu a taxa para pagamento?
Ao preencher a busca previa coloquei informação errada e nao consigo refazer pois a guia já foi gerada e o sistema não permite.
Alguém conseguiu resolver isso?
Obrigada

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 12:00

Mariah Cabral,

Creio que você deverá comparecer ao plantão fiscal para resolver esse problema.

Realmente o sistema de Alvará do Rio não foi preparado para esse tipo de situação.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
ANA PAULA SIQUEIRA

Ana Paula Siqueira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 29 abril 2020 | 12:05

Olá Pessoal boa tarde!
Não encontrei quais são os documentos necessários para solicitar um alvará no município do RJ... vou solicitar a busca prévia do Carioca Digital, é uma empresa de consultoria e terá o endereço como ponto de referência. Preciso saber quais documentos solicito ao meu cliente e em que momento terei que apresentar para prefeitura.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.