Sidnei Shiroma
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeComo abrir uma Micro empreendedor individual? Onde devo fazer o registro,na Junta COmercial? Ela precisa de CNPJ, Insc. Municipal e Estadual tb? grato
respostas 24
acessos 56.125
Sidnei Shiroma
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeComo abrir uma Micro empreendedor individual? Onde devo fazer o registro,na Junta COmercial? Ela precisa de CNPJ, Insc. Municipal e Estadual tb? grato
Tatiany Saleti Pires Barboza
Iniciante DIVISÃO 4 , Advogado(a)Boa Noite Sidnei,
Considera-se MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 36.000,00 e que seja optante pelo Simples Nacional.
Lei complementar nº 128 de 19 de dezembro de 2008.
Resolução 58 regulamentou o capítulo da Lei complementar nº 128/08 que criou o Empreendedor Individual, figura jurídica que entra em vigor dia 1º de julho de 2009.
A formalização é feita pela internet no endereço no endereço https://www.portaldoempreendedor.gov.br.
Há um considerável número de empresas contábeis espalhadas pelo Brasil que poderão realizar esse trabalho de graça. Para saber quem são essas empresas consulte a relação constante dos endereços no portal do empreendedor na Internet.
Lembre-se de que toda atividade a ser exercida, mesmo na residência, necessita de autorização prévia da Prefeitura que nesse caso será também de graça.
O SEBRAE é outro parceiro que oferecerá orientação de graça sobre a formalização.
Como a formalização é feita pela Internet, o CNPJ, o número de inscrição na Junta Comercial, no INSS e um documento de alvará que equivale ao alvará de funcionamento são obtidos imediatamente, gerando um documento que deve ser impresso, assinado e encaminhado à Junta Comercial acompanhado de cópia da Identidade.
Lembre-se, também, de que é necessário conhecer as normas da Prefeitura para desenvolver o seu negócio, seja ele qual for. Não se registre se não estiver dentro dos requisitos municipais, principalmente em relação à possibilidade de atuar naquele endereço.
Espero ter ajudado
Luciana Bonito
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)olá, bom dia.
trabalho com sabonetes artesanais, no ramo de lembrancinhas. e gostaria de saber se posso me inscrever no MEI.
Tenho que ter algum químico ou farmaceutico responsável em minha "nanoempresa"?
Antonio Carlos Dudu da Silva
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
Luciana, boa noite,
Caso você apenas comercializa, segue os n.º CNAE's para inscrição mo MEI;
Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria
==> CNAE n.º 4772-5/00
Comerciante de bijuterias e artesanatos
==> CNAE n.º 4789-0/01.
Espero ter ajudado.
Jenny P
Ouro DIVISÃO 1 , Não InformadoOsvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde Colegas
Sou um contabilista que trabalha só com Igrejas, portanto sem fins lucrativos, recolhendo 11% de minha parte e 20% para as Igrejas INSS mensalmente e declarando mensalmente tambem na GFIP. Agora um colega me falou dessa registro no MEI, que mediante ao pagamento de uma pequena taxa mensal posso ter o CNPJ. Agora, a minha duvida é a seguinte. Apos o registro no MEI meus clientes e conseguentemente eu estaremos livros desse pagamento de INSS. aguardo resposta obrigado pela ajuda.
Felipe Ribeiro Macedo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Ola, Bom dia,
Estou com uma duvida, quem ja tem uma empresa LTDA ou é socio, podera tambem abrir uma MEI. A legislacao nao impede.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom Dia
Algum colega poderia orientar quais os primeiros passos para abrir um MEI. Aguardo....
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Librandi
Apesar da usuária Tatiany Saleti Pires Barboza em postagem do dia 10 de julho de 2009 às 01:57:49 Sexta-Feira deixar esse link Saiba Como se Cadastrar no MEI, volto a repetir o mesmo link e dizer-lhe que basta acessar o aludido portal e ir seguindo passo-a-passo.
Para começar, depois que o amigo acessar o portal do empreendedor, clique no ícone verde denominado "FORMALIZE-SE AGORA" e siga o que o site pedir.
Aproveito ainda para anexar a este post, um manual (extraido do proprio portal do empreendedor) de como proceder para fazer a inscrição no MEI.
Na ocorrencia daquelas dúvidas, retorne.
Sds.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom Dia Claudio
Muito obrigado por suas informações e vamos lá verificar ok.............
abraços
Edmilson Oliveira de Abreu
Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Amigos, meu nome é Edmilson.
Antes de mais nada, parabéns por esse espaço.
Tenho uma dúvida: Tenho um site que serve como guia comercial em minha cidade. Eu mesmo sou o vendedor. Vou até as empresas e prestadores de serviço e ofereço os planos de anúncio do site.Toda a parte operacional é feita por mim; cadastros,alterações,recebimentos, etc.
Gostaria de saber se me enquadro em alguma categoria do MEI.
Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.
Aguardo.
Edmilson Oliveira de Abreu
Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)Amigos, meu nome é Edmilson.
Tenho uma dúvida: Tenho um site que serve como guia comercial em minha cidade. Eu mesmo sou o vendedor. Vou até as empresas e prestadores de serviço e ofereço os planos de anúncio do site.Toda a parte operacional é feita por mim; cadastros,alterações,recebimentos, etc.
Gostaria de saber se me enquadro em alguma categoria do MEI.
Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.
Aguardo.
Maira Fernanda
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite
a minha duvida.. salgadeira (produção e venda de pasteis etc) pode ser registrada como MEI? qual o cnae?
essa salgadeira é aposentada (aposentadoria parcial 70%)... se ela começar a recolher INSS depois consegue se aposentar integral?
grata.
Maira Fernanda
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite,
Uma cliente quer abrir uma MEI, ela é salgadeira (faz salgados em casa para padarias). Minha duvida, antes de cadastrar no portal do empreendedor preciso fazer a consulta de viabilidade, certo? No meu caso o REGIN da Jucesc SC preciso fazer o cadastro como se fosse uma empresa normal? Solicitando por la a inscricao estadual e tudo?
E o alvará e bombeiro preciso fazer tb igual a uma empresa normal?
Me ajudemmm..
Obrigada
Maira
Sidnei Shiroma
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeMaira, aqui no minha cidade, Campo Grande-MS, o 1º passo e fazer uma consulta na prefeitura para ver se o local e de uso conforme, depois eu aconselho vc procurar um contador ou va ao Sebrae ou no site do micro empreendedor para se formalizar, nao e necessário ir a Junta Comercial. e quanto a inscrição estadual aqui no MS, apos o cadastro do MEI, eu encaminho os documentos na AGENFA para inscriçaõ estadual
quanto a Alvara de Bombeiro , desconheço para esta atividdade, mas sera necessário talvez o Alvará Sanitário, devido a manipulação de alimentos, quanto esta obrigatoriedade, vc deve consultar a prefeitura de sua cidade.
Espero ter ajudado
Clovis Gambaro
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia Colegas, estou com uma duvida.... Tenho um cliente que quer abrir MEI, o caso é que ele tem varios anos de contribuição e pelo que sei a contribuição do MEI será 11% ref a 1 salario e aceitando as regras para aposentadoria por idade e com 1 salario minimo, vi tambem na legislação que ele poderá fazer uma Guia complementar dos 9% para ter o direito da aposentadoria por tempo de contribuição, minha duvida é como preencher essa guia, se informo o NIT dele ou CNPJ, qual codigo ?
Fernando Henrique Oliveira de Azevedo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia, uma pessoa q trabalha como esteticista, e nao vende produtos, apenas presta serviços para pessoas fisicas, pode ser enquadrada no MEI?
Ela aluga uma sala em um salao de beleza, cuja proprietaria ja e inscrita no mei, tb.
Existe problema em fazer uma inscriçao mei para a esteticista usando o endereço do salao, ou posso usar outro endereço?
Mesmo a esteticista tendo restriçoes no cnpj(dividas bancarias), posso abrir MEI?..Obrigado.
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Fernando Henrique Oliveira de Azevedo
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)9602-5/02
Bruna Vieira
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá a todos
Pelo que já sei sobre o MEI:
Felipe Ribeiro Macedo: não, o MEI ñ pode ter registro ou ser sócio de outra empresa Ltda; e
Fernando Henrique Oliveira De Azevedo: o cnae é obtido pelo sistema automaticamente ao selecionarmos a função afim;
Minhas dúvidas:
sou estudante de contabilidade, fiz uma inscrição de mei ontem 08 02 2012 pelo portal do microempreendedor, quando vou imprimir o carne de pagamentos diz que o contribuinte não é optante pelo simei, a dúvida é a seguinte: eu fiz a inscrição pelo portal do microempreendedor e já gerou o cnpj e o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, to sabendo que a opção pelo simei só é possível até 31 de janeiro para empresas já constituídas, mas fiz a inscrição ontem dia 8 de fevereiro, deve haver um jeito de fazer essa opção já que a constituição foi ontem, como proceder?
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Bruna Silva Vieira
Pergunta duplicada, favor ler a resposta :
https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/65355/mei/ultima#331629
Ronaldo
Iniciante DIVISÃO 1 , Supervisor(a) QualidadeBoa noite a todos.
Preciso de uma consultoria para abertura de uma empresa prestadora de serviços de costura para minha esposa.
Hoje ela trabalha em casa com máquina de costura e presta serviço para uma empresa, agora a empresa quer que ela legalize sua atividade.
Qual o processo para abrir esta empresa uma vez que o local hoje não é adequado para passar por uma inspeção de bombeiro e fiscal?
No aguardo.
Phillipe Gambôa
Consultor Especial , Gestor(a)Se a empresa for pequena, tiver apenas 1 funcionário e margem de lucro abaixo de 60.000,00 pode abrir uma MEI pelo site https://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia a todos, novamente.
ja fiz a abertura de uma MEI-esteticista. No caso, qual o procedimento para usar agora o nome fantasia?
Tenho que fazer algum registro em algum lugar?
E depois do registro no site, quais os passos a seguir(prefeitura, corpo de bombeiros, taloes d enotas)?
Obrigado, otima segunda a todos....
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade