x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 791

Alteração de ME para MEI

Bruno Souza

Bruno Souza

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 abril 2017 | 21:20

Boa Noite Senhores,

Primeiramente agradeço por fazer parte deste Fórum.

Eu depois de alguns anos trabalhando como Analista em empresas e atualmente trabalhando no serviço Público, fiquei totalmente por fora da parte Empresarial e gostaria de começar a iniciar alguns serviços por fora com isso acabei pegando uma empresa de um amigo para começar esta guinada ao meio contábil. Então vamos lá aos problemas encontrados:

DADOS INICIAIS:

- FOOD TRUCK

- EMPRESA ABERTA EM JUNTA COMERCIAL

- ENQUADRAMENTO EM ME

DÚVIDAS:

- NÃO SEI POR QUAL MOTIVO ESTA EMPRESA FOI ABERTA EM EM ME JÁ QUE O FATURAMENTO DESTE FOOD TRUCK SE ENQUADRA PERFEITAMENTE EM MEI. - COMO POSSO EFETUAR A ALTERAÇÃO DE ME PARA MEI?

- O CAE DELA FOI FEITO PELO CÓDIGO: 4.33.02.0 - AVES E OVOS - COMÉRCIO VAREJISTA - NÃO É ESTRANHO SE TRATANDO DE UM FOOD TRUCK?

- PARA TAL ALTERAÇÃO PRECISARIA DE BAIXAR O CNPJ TAMBÉM?

Senhores, mais uma vez obrigado.

Bruno Souza

Bruno Souza

há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 10:33

Caro amigo Agnaldo,

Então não existe a possibilidade de alteração de ME para MEI sem que eu dê baixa na empresa dele? Me desculpe a falta de experiência, mas esta baixa pode ser feita apenas pela Coleta Web? Isso vai alterar alguma coisa com relação ao alvará dele?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 12:19

pela baixa altera tudo.a empresa deixa de existir, e deve proceder também a baixa na Prefeitura e SEFAZ, se tiver inscrição. Não tenho conhecimento da possibilidade de transformação em MEI. Não poderei opinar. vamos ver se alguem traz outras informações.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 13:42

Bruno Souza, veja bem... a transformação para MEI só pode ser feita em janeiro de cada ano, ou seja, você terá que ficar nessa empresa enquadrada no Simples Nacional até começo do próximo ano. Sobre a alteração do CNAE para um compatível com a atuação da empresa, quando a mesma está no MEI é muito mais simples e sai na hora.

Outra possibilidade é a levantada pelo colega Agnaldo do Espírito Santo, ou seja, baixa da mesma, porém você perde o CNPJ, deve baixar as outras esferas (municipal e estadual), fazer novos contratos com fornecedores, etc... talvez não seja viável se a empresa não estiver inativa.

Para alteração do CNAE ela sendo optante pelo Simples Nacional, faz-se-a por meio da Coleta Web, além da Junta Comercial para registro da alteração... se seu estado tiver o Empresa Fácil, faz pelo mesmo.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Bruno Souza

Bruno Souza

há 8 anos Terça-Feira | 4 abril 2017 | 15:06

Caro Andrei,

Muito obrigado pela informação, então o viável seria esperar até jan/2018 para realizar esta mudança né? A realização desta mudança está disponível online? Ou teria que comparecer em algum orgão responsável?

Desde já agradeço muito amigo, a cada mais respostas vou agregando mais conhecimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade