x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 32

acessos 22.685

Encerramento de Empresa Inativa

Everalda Ana de Moura Chacon

Everalda Ana de Moura Chacon

Iniciante DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 10:17

Estou fazendo hoje, o encerramento de uma empresa inativa desde 2002, emiti CND Receita Federal, Estado, porém quando fui emitir CND do Inss, pede para comparecer num posto. Será que terei que cadastrar essa empresa, para poder tirar a CND do INSS? Estou encerrando p/familia pois o proprietario faleceu em 2000 e desde lá vem sendo entregue Rais Negativa, IR Inativo?

Bruno

Bruno

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 17 julho 2009 | 10:28

Deve ter alguma pendencia cadastral ou de débitos junto ao INSS. Já aconteceu uma vez com um cliente meu, deu essa pendencia, mas quando compareci a RFB, era apenas pendencia cadastral. Recomendo você ir até a RFB logo com o original e cópia do contrato social e o cartão do CNPJ.

Antes de perguntar, pesquise;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque também ajudar seus colegas com os conhecimentos que você possui, respondendo a outras perguntas.
Marcos Teixeira

Marcos Teixeira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 23 julho 2009 | 12:35

Boa tarde,

Fui na RFB hoje e realizei o processo de baixa da empresa , ficando no cadastro do CNPJ como " SUSPENSA" , e motivo de situação cadastral " DEF SRF AG ANALISE CONVENENT" .
Alguem poderia esclarecer se a baixa foi aprovada ?
Lembro que faltou duas declarações de inativas, as quais eu ja fiz e gerou a multa, sera que a baixa sera concretizada apos o pagamento das multas ??

Obrigado

Marcos Teixeira

Marcos Teixeira
Contador e Professor
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 12:31

" DEF SRF AG ANALISE CONVENENT"


Ainda não tive situação parecida mas pelo que entendi o "Deferimento da Sec. Receita aguarda análise da convenente", isto é, aguarda confirmação da JUCESP (convenente).

Em relação às multas, se a empresa for optante pelo simples a baixa é realizada antes do seu pagamento, caso contrário, é necessário pagá-las para efetivar a baixa.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 23:05

Boa noite.
Encaminhei o pedido de bx p/receita (distrato e demais docs exigido) e o resultado foi :

ÓRGÃO MOTIVO
RFB Seu pedido de baixa foi indeferido

Já agendei na Receita, mas no dia 18/03,mas estou curioso e gostaria de saber. Algém tem alguma idéia do que pode ser?
grato,
Ronaldo Eiras

Luiza Tavares

Luiza Tavares

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 16:06

Boa tarde colegas!

Tive um DBE indeferido e no motivo consta apenas "seu pedido de baixa foi indeferido", mas não consta porque foi indeferido. Alguém sabe porque ocorre isso? Como saber o que deu errado?

Tem que ir na Receita descobrir? Será que eles devolvem as cópias autenticadas que eu enviei, caso precise recomeçar o processo.

Grata,

Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 4 maio 2010 | 21:02

Luiza Tavares, boa noite!

Tive um caso assim tb, (veja postado acima). Estive na Receita e retirei o processo completo, onde constava o problema e as orientações para a regularização.

boa sorte,
Ronaldo Eiras

Renata Nunes da Silva

Renata Nunes da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 01:24

Bom dia!

Preciso encerrar uma empresa, nunca declarei que ela estava inativa mas também não houve nunhuma movimentação!
Como faço para encerrar? Onde e o que fazer?

Obrigada pela atenção!

Att.
Renata

Ronaldo Eiras

Ronaldo Eiras

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 10:47

Renata Nunes da Silva

Acredito que o correto é fazer as declarações de inatividade (ver no site da Receita), recolher as multas (R$ 200,00 por declaração, se pagas até o vencimento) e depois dar entrada na JUCESP, Receita, Prefeitura etc.

É legal antes de tudo, você gerar o código de acesso do CAC (ver no site da Receita) lá é possível levantar todas as pendências da Empresa.

FLAVIO ALVES DE CARVALHO

Flavio Alves de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 14:37

Boa tarde,

Aproveitando o tópico, estou encerrando uma empresa "empresário individual" que estava inativa a mais de 7 anos. O requerimento de Empresário de Extinção já foi registrado na JUCEMG, em 07/06/2010, mas não foram transmitidas as Declarações de Inatividade da empresa nos últimos 5 anos. Conseguir transmitir das declarações dos exercícios de 2006 e 2007, quando fui transmitir a de 2008 o Sistema me informou que a empresa foi enquadrada no Simples Nacional. Quando vou fazer a DASN o Sistema informa que preciso primeiramente fazer a PGDAS, quando vou preencher a PGDAS o Sistema me informa que primeiramente preciso fazer a Opção pelo Regime de Apuração de Receitas. Acesso o Portal do Simples Nacional > Contribuintes > Simples Nacional > clico na Opção pelo Regime de Apuração das Receitas, através do e-CNPJ, mas não abre a opção para fazer o enquadramento. Alguém pode me ajudar?

Grato,

Flávio A. Carvalho

A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 20:39

Amigos;

Estamos baixando uma Firma Individual em SP e notamos que um dos requisitos é:

Que a pessoa jurídica (ou a firma mercantil individual se for o caso) não se enquadra em nenhuma das hipóteses de exclusão como EPP (ou ME)

A duvida é, esta exclusão citada é no ambito federal ou trata-se apenas do enquadramento na Jucesp?

grato
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Adriana

Adriana

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 11:55

Uma amiga possui uma empresa desde 2005, nunca teve movimentação, mas tb nunca fez nenhum tipo de declaração de inatividade.
Qual o procedimento para baixa desta empresa?

Obrigado

A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 17:32

Adriana, boa tarde
Pode ser que o Cnpj possa estar ja cancelado pela receita federal.
Faça uma pesquisa no site.
Caso não esteja, certamente que voce vai cair na mesma duvida que eu quanto ao requisito:
- Que a pessoa jurídica (ou a firma mercantil individual se for o caso) não se enquadra em nenhuma das hipóteses de exclusão como EPP (ou ME)
Assim fica minha duvida: esta exclusão citada é no ambito federal ou trata-se apenas do enquadramento na Jucesp?

abçs
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
[email protected]
Adriana

Adriana

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 16:00

Ola Alessandro,

Fiz a pesquisa junto a RFB e o cnpj ainda consta como ativo.
Conversei com ela, e em relação as declarações de inatividade, ela fez esta semana, podendo reduzir a multa de 200,00 para 100,00.
E em relação aos outros orgaos, segundo ela, será apenas necessario fazer as gfip sem movimento, para poder dar baixa no nire, com a jucepe e no cnpj, na RFB.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 6 agosto 2011 | 09:15

Kelly Cristina

entregar declarações do irpj dos 5 ultimos anos ( sem movimento )

gfip/ rais negativas

caso tenha inscrição no municipio de são paulo " prefeitura " entregar a des ( sem movimento ) mesmo assim precisa pagar as tfes dos 5 ultimos anos caso tenha tfa ( anúncio ) pagar 5 ultimos anos, caso tenha emitido alguma nota fiscal recolher o iss e a tlif taxa de licença e funcionamento.

caso tenha inscrição estadual ., aquele famoso chá de banco.

tenha um ótimo sabádo

marcelo

kelly cristina

Kelly Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 20:36

Olá pessoal,
Tenho uma empresa no simples nacional constituída desde 10/2007 comercio de roupas, ficou inativa de 2010 até outubro de 2011,agora alterei ela para prestação de serviços, ao puxar uma certidão não consegui pediu p/ comparecer a RFB, fiquei preocupada, ao fazer uma consulta no site no Simples Nacional somente consta a declaração desse ano, será que isso que dizer q as declarações dos anos anteriores não foram feitas, como devo proceder?

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 10:48

Kelly Cristina

Você está bem plugada na aréa societária, para esta questão o melhor a fazer é cumprir a solicitação e ver na receita federal o fato ocorrido e posteriormente resolver a questão pois não tem como ficarmos no será.

Você sabe quê estamos de prontidão para solucionar qualquer questão.

Ótima Semana

Marcelo

Andressa Julio

Andressa Julio

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 14:41

Boa tarde!
Tenho uma filial que já teve baixa via contrato social. Porém, o CNPJ da mesma consta como baixado, com Certidão de Baixa. Falta algo ainda para considerar essa filial como encerrada? Não tenho informação do antigo funcionário que respondia por isso.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 15:06

Andressa F. Julio

Á Certidão de baixa do cnpj é o último dos documentos expedidos quanto ao encerramento de atividades de uma empresa.

Você não pode esquecer de comunicar e mandar cópias désta baixa para seu cliente.

Até

Marcelo

Andressa Julio

Andressa Julio

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 15:09

Marcelo, boa tarde!

Mas tenho procedimentos a serem feitos em outros orgãos, visto que essa baixa já está registrada na Junta (via alteração de contrato social) e na Receita Federal?

Agradeço a atenção

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 15:17

Andressa F. Julio, Boa tarde

Como você tem uma alteração contratual registrada na jucesp já com pedido de baixa de filial e a receita federal foi comunicada tem a certidão de baixa do cnpj, não precisa de mais nenhum documento de qualquer repartição pública vísto quê ésta empresa encontra-se baixada.

Qualquer dúvida post...

Marcelo

João Paulo Escrevante

João Paulo Escrevante

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 12:56

Boa tarde pessoal,

Como faço para reativar uma empresa que se tornou inativa (Empresário Individual) já que o responsável perdeu os documentos, só tenho o CNPJ da empressa.
Esse processo é demorado, terei algum gasto com guias?

Grato.

Andressa Julio

Andressa Julio

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 12 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 13:28

Boa tarde, João Paulo
Empresário individual pode ser registrada em cartório, aí não sei qual o processo deles para levantar a documentação. A Junta Comercial tem outros meios de pesquisar o registro de determinada empresa.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.