x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 739

sair do quadro societário de uma empresa com divida ativa ou

natalia

Natalia

Iniciante DIVISÃO 3, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 18:30

tenho uma empresa ltda com um antigo sócio. logo falimos, hoje somos supostamente inimigos.

com a falência:
a empresa tem uma trabalhista da qual ele recebeu e eu não tinha conhecimento e foi julgada a revelia.

e a empresa tinha 2 carros, cada um ficou com um.

com a mudança na lei no ipva, o cnoj da empresa foi inscrito na divida ativa totalizando 53 mil.

gostaria de resolver esta pendencia pois ela tira o meu sono.
minha duvida é a seguinte:

1° se eu fizer um acordo com o antigo sócio posso sair do quadro societário e me isentar das obrigações?! ( incluindo a trabalhista)

2° como faço para pagar a trabalhista uma vez que ele não quer pagar e se eu pagar soz9inho não terei como cobralo.

3° sobre a divida ativa dos 2 carros referente ao ipva, se eu negociar e pagar sozinha como faço para pegar o carro dele?!

4° há alguma maneira de simplesmente partir a a divida ao meio e cada um arcar com a sua parte?! tanto a divida ativa quanto a trabalhista?!

gostaria de fechar a empresa porém com esta nova lei, fico receosa.
qual o critério para transferência da divida ao cpf?! como saber para qual cpf vai, se esta escolha é ao acaso e se você tiver bens penhoráveis apenas um perde?!
tem como fazer a repartição desta divida?!

qual o melhor caminho a seguir?!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.