Hugo Leonardo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidaderespostas 51
acessos 46.233
Hugo Leonardo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeFernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Hugo, bom dia
A Sociedade já estando na condição de unipessoal, utilize os seguintes: Natureza jurídica, alteração nome empresarial, enquadramento (se a empresa for ME ou EPP deverá informar, mesmo se já era enquadrada), alteração da qualificação da pessoa física responsável perante o CNPJ (eu sempre coloco), QSA (indicar como "Titular"). Se ainda foi integralizado o capital social, utilize também alteração do capital social para proceder com o aumento.
Hugo Leonardo
Prata DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeFernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Hugo, boa tarde
São os que citei acima.
225 - natureza jurídica
220 - alteração nome empresarial
247- enquadramento (se a empresa for ME ou EPP deverá informar, mesmo se já era enquadrada)
230 - Alteração da qualificação da pessoa física responsável perante o CNPJ
QSA
E capital se for o caso.
OBS: Já está na condição Unipessoal, certo?
Visitante não registrado
No meu caso é o contrario, preciso fazerr uma transformação de EIRELI para LTDA, mais não sei como proceder?
Alguem sabe como fazer o cadastro web da jucesp?
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Lilian, boa tarde
Não me lembro dos atos específicos do último que fiz.
Deverá ter uma opção Constituição por Transformação de EIRELI para Sociedade LTDA.
Douglas Geovani do Nascimento
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeFernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Douglas, boa tarde
Você deixará como Sociedade Limitada mesmo, porém dará saída em um sócio e irá manter o outro com 100% do capital e na condição de representante legal.
Isso porque Unipessoalidade é condição temporária prevista em lei e não tipo jurídico.
Eu sempre aumento o capital já na unipessoalidade, mas é permitido fazer na constituição da EIRELI também.
Douglas Geovani do Nascimento
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeFernando, Obrigado!
Eu vou aumentar o capital na constituição da Eireli, pois o restante tem que ser comprovado a Origem, correto?
No caso, a sociedade já possui CS de R$ 35.000,00 e vai aumentar em R$ 65.000,00, seria melhor depositar em C/C no nome da Empresa ou pode ser através de depósito na C/C do sócio remanescente, futuro Eireli?
Desde já agradeço seu tempo!
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Douglas, bom dia
Sim, o capital tem que ser integralizado no ato.
Visto que a empresa já existe, o correto é fazer o depósito na conta da Pessoa Jurídica efetivando o aumento de capital.
Qualquer dúvida, volte a postar.
Ruan Soares Marques
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeBOM DIA FERNANDO!!!
JA USEI TODOS OS EVENTOS 225 - natureza jurídica
220 - alteração nome empresarial
247- enquadramento (se a empresa for ME ou EPP deverá informar, mesmo se já era enquadrada)
230 - Alteração da qualificação da pessoa física responsável perante o CNPJ
QSA
A EMPRESA JA SE ENCONTRA EM UNIPESSOAL, E A SEFAZ AINDA ESTA INFORMANDO
SEFAZ-BA
Qualificação de um dos responsáveis informados é inválida.
QUAL SERIA O MOTIVO, PODE SER NA VIABILIDADE?....
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , DespachanteFaça a exclusão de todos os sócios. Deixa o QSA vazio.
Ruan Soares Marques
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade Rafael Laureano
UMA EMPRESA PODERÁ CONTIUNAR SEM SÓCIO?
POIS ESTE TIPO DE EVENTO TEM QUE SER DADO ENTRADA NA JUCEB
AH NAO SER QUE NO MESMO DBE FAÇA A EXCLUSAO E A ENTRADA DO MESMO SÓCIO
Rafael Laureano
Prata DIVISÃO 5 , Despachante Ruan Soares Marques
O representante da EIRELI terá 100% do capital e será reconhecido mesmo não constando no QSA. Para empresas individuais o que vale é o representante que assume 100% do capital.
Liliane Santos
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeRafael,
Na EIRELI é necessário alterar a qualificação do responsável perante o CNPJ, que passará a ser o titular usando o código 65.
É necessário também preencher o QSA, fazendo a entrada do sócio com o código 65 e 100% do capital.
O QSA só não é preenchido em Empresário Individual.
Ruan,
O seu cliente está com 100% das quotas na empresa UNIPESSOAL ou tem alguma quota em tesouraria?
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Ruan, bom dia
Siga as orientações dadas na excelente resposta da nossa colega Liliane.
Luciana Dias Barros
Ouro DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeAcompanhando o tópico
Ruan Soares Marques
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade Liliane Santos
BOA TARDE OBRIGADO PELA ATENÇÃO
JA SIM ESTA 100 % DAS COTAS
TALVEZ O MOTIVO SEJA QUE AO INVES DE OPTAR POR ENTRADA DE SOCIO NO QSA ESTOU OPTANDO POR ALTERAÇÃO DE DADOS DO SOCIO ?
Liliane Santos
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeRuan,
Você está preenchendo certo o QSA, pois o sócio já está admitido na empresa, então basta fazer a alteração de dados.
Se fosse uma transformação de Empresário Individual, ai sim seria necessário fazer a entrada de sócio no QSA (o que não é seu caso).
No evento 230 e no QSA você selecionou o código 65?
Ruan Soares Marques
SIM ESTOU FAZENDO TUDO CERTO E MESMO ASSIM ESTA INDEFERINDO
ESTOU ACHANDO QUE O SOCIO E INCAPAZ, POIS JA FIZ O MESMO PROCESSO EM OUTRAS EMPRESAS E DEFERIU NORMALMENTE
SERÁ QUE SERA QUAL MOTIVO
JA FIZ 5 DBE E TUDO A MESMA COISA "SEFAZ-BA
Qualificação de um dos responsáveis informados é inválida.
Liliane Santos
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeQue estranho!!!
Como é a SEFAZ que está indeferindo, acho melhor você ir até um posto de atendimento e tentar se informar melhor.
Ruan Soares Marques
BOM DIA, LIGUEI PARA SEFAZ INFORMARAM QUE TEM DOIS SÓCIOS A EMPRESA, SENDO QUE ESTOU COM O CONTRATO NA MAO DA JUCEB INFOMANDO QUE SO TEM UM SOCIO, AGORA TENHO QUE EXCLUIR UM SOCIO E TRANSFORMAR EM EIRELI PODE SER FEITO EM UM ÚNICO CONTRATO?
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Ruan, boa tarde
Esse ato de alteração em que a empresa adquire a condição de unipessoal foi registrado também na Receita Federal?
Aqui em SP, JUCESP, RFB e SEFAZ trabalham integradas, quando se altera em um órgãos, já se altera em todos.
Caso o ato não tenha sido registrado na RFB e/ou SEFAZ, você deverá dar continuidade nos registros de forma individualizada.
Liliane Santos
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeRuan,
Como o Fernando disse, aqui em SP os orgãos funcionam de forma integradas. Mas já peguei processo que por ser antigo, o registro da alteração foi feito apenas em um orgão. Com isso, tive que regularizar a alteração nos demais orgãos para poder dar continuidade em uma nova alteração.
Verifique se houve a alteração nos outros orgãos, além da JUCEB.
Caso a alteração tenha sido feita apenas na JUCEB, você terá que fazer o registro desta alteração na RFB e/ou SEFAZ primeiro, para depois entrar com o processo de transformação.
Ruan Soares Marques
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade Fernando H. Buzaneli boa tarde
AQUI NA BAHIA SAO INTEGRALIZADOS, O PROBLEMA FOI QUE A SOCIA QUE SAIU ERA MENOR DE IDADE, E SUA MAE ASSINAVA COMO
REPRESENTANTE, A FILHA SAIU E A MAE CONTINUOU COMO SÓCIA DA EMPRESA ESSE FOI O PROBLEMA.
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia, Ruan
Entendi, então no ato que você possui a mãe entrou na empresa e não somente assinou como representante?
Temos casos aqui, que conforme a Liliane disse, são de tempos em que o sistema não era integrado, sendo assim, foi registrado o ato na Junta Comercial mas não foi enviado para Receita Federal.
Nesse caso precisamos enviar o DBE indicando que o ato já foi registrado, informar a data e posteriormente encaminhar DBE, cópia autenticada do documento alterador para Receita Federal e algum outro documento, caso que seja viável anexar no processo. Lembrando que ainda é preciso regularizar a empresa na Prefeitura.
Viviane do Vale
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) FiscalBom dia Pessoal!!
Tenho uma dúvida, preciso fazer a transformação ltda / eireli, porém as duas sócias atuais da empresa irá sair e passar para um terceiro que não esta na sociedade. Consigo fazer de forma direta, passando todas as cotas para esse novo sócio e ja deixando em unipessoal para depois alterar para eireli ou é necessário tirar um sócio de cada vez ?
Agradeço,
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Viviane, boa tarde
Já pode retirar os dois e deixar unipessoal na entrada deste sócio.
Não se esqueça de indicar o evento de alteração do responsável perante o CNPJ e já indicar o novo sócio.
Viviane do Vale
Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) FiscalMuito obrigada Fernando!
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade