x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 8.223

Corte de Madeira - Indústria ou Prest. Serviço?

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 22 julho 2009 | 13:07

Bom dia!
Uma pessoa me procurou para fazer a abertura de uma empresa, que irá fazer o seguinte: uma empresa manda a madeira para ela, que somente realiza o corte. Mas não estou achando nenhum CNAE que corresponda a isso, e ainda estou na dúvida se isso é considerado somente prestação de serviço ou se pode ser considerado indústria.

Alberto Wilson Zir

Alberto Wilson Zir

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 08:31

Bom Dia Caroline
Este é a minha primeira resposta e participação no forum.

Aqui na minha região isso é bem comum.
Aqui nós tratamos como uma Industrialização por encomenda, uma vez que a propriedade da madeira pertence a outro.
Sendo desta maneira, o encomendante madará como remessa para industrialização.
A empresa que você faz a contabilidade irá proceder o serviço de desdobramento (corte) e posteriormente devolverá ao encomendante cobrando a industrialização (serviço) por encomenda.
Por tanto no meu entendimento eu considero como Industrialização, enquadrando a empresa como Indústria e não como prestadora de serviços.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 08:43

Bom dia Alberto. Obrigada pela resposta.
Aproveitando, gostaria de sanar mais algumas dúvidas.
Sendo então indústrias, mas realizando somente industrialização por encomenda (ou seja, como você mesmo disse, a madeira não pertence a ele, pertence a outro), essas empresas possuem alguma obrigação com os institutos ambientais?
Qual CNAE você está utilizando?

Alberto Wilson Zir

Alberto Wilson Zir

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 11:08

Sim Caroline.
Terá que ter inscrição no IBAMA, porque trabalha com produto florestal.
E aqui em Santa Catarina também temos a FATMA que é um órgão estadual do meio ambiente.
Quanto ao Paraná você tem que ver se tem algum órgão estadual do meio ambiente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade