x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 8.476

Corte de Madeira - Indústria ou Prest. Serviço?

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 22 julho 2009 | 13:07

Bom dia!
Uma pessoa me procurou para fazer a abertura de uma empresa, que irá fazer o seguinte: uma empresa manda a madeira para ela, que somente realiza o corte. Mas não estou achando nenhum CNAE que corresponda a isso, e ainda estou na dúvida se isso é considerado somente prestação de serviço ou se pode ser considerado indústria.

Alberto Wilson Zir

Alberto Wilson Zir

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 08:31

Bom Dia Caroline
Este é a minha primeira resposta e participação no forum.

Aqui na minha região isso é bem comum.
Aqui nós tratamos como uma Industrialização por encomenda, uma vez que a propriedade da madeira pertence a outro.
Sendo desta maneira, o encomendante madará como remessa para industrialização.
A empresa que você faz a contabilidade irá proceder o serviço de desdobramento (corte) e posteriormente devolverá ao encomendante cobrando a industrialização (serviço) por encomenda.
Por tanto no meu entendimento eu considero como Industrialização, enquadrando a empresa como Indústria e não como prestadora de serviços.

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 08:43

Bom dia Alberto. Obrigada pela resposta.
Aproveitando, gostaria de sanar mais algumas dúvidas.
Sendo então indústrias, mas realizando somente industrialização por encomenda (ou seja, como você mesmo disse, a madeira não pertence a ele, pertence a outro), essas empresas possuem alguma obrigação com os institutos ambientais?
Qual CNAE você está utilizando?

Alberto Wilson Zir

Alberto Wilson Zir

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 11:08

Sim Caroline.
Terá que ter inscrição no IBAMA, porque trabalha com produto florestal.
E aqui em Santa Catarina também temos a FATMA que é um órgão estadual do meio ambiente.
Quanto ao Paraná você tem que ver se tem algum órgão estadual do meio ambiente.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies