x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 9.504

Comercio Ambulante

Ademar Carlos Fuzinatto

Ademar Carlos Fuzinatto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 12:43

Bom dia Colegas. Gostaria de uma orientação sobre o seguinte:

Fui procurado por um cliente que quer abrir uma empresa de venda de panelas, fregideiras e semilares, ele vai vender essas mercadorias nas feiras, em diversos lugares dentro do território nacioal acho que se enquadraria dentro de comécio ambulante, mas não sei se existe algumas exigencias quanto ao recolhimentos dos impostos e outros.
outras duvidas:
Qual CNAE que uso? encontrei o cnae 4790-3, mas na pesquisa no Portal da como não encontrado.

Com referencia no caso de ambulante, qual endereço uso o residencial? vou precisar de alvará da Prefeitura?

Com referencia as notas no caso sera dada a entrada pela compra dos fornecedores e para transportar de uma feira a outra consideranto que vai ser cidades e estados diferentes e para a venda qual nota ele ira usar.?

se puderem me ajudar meu muito obrigado

Ademar




Amanda Costa

Amanda Costa

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 14 anos Domingo | 16 agosto 2009 | 14:31

Oi Ademar,

Vamos por partes: eu tenho um cliente que faz este tipo de comércio.
Vc vai ter que constituir uma empresa normal, por isso, vai precisar de endereço, alvará, etc.

o CNAE da empresa será: 4759-8/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE OUTROS ARTIGOS DE USO PESSOAL E DOMÉSTICO NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE
Com este CNAE, vc poderá fazer opção pelo Simples Nacional.

O estoque de mercadoria ficará armazenado no endereço do seu cliente (onde será constituída a empresa).
Qdo. ele vai sair p/ estas feiras, ele precisa emitir uma NF Mod1, como simples remessa, constando toda a mercadoria que ele está transportando... asssim, se ele for parado em algum posto de fiscalização, não terá nenhum problema. No destinatário ele deve colocar seus prórpios dados. Junto com esta NF ele poderá levar NFs série D, p/ emitir aos clientes dele durante a feira. Na NF mod 1 de simples remessa, no campo de informações complementares, ele deverá escrever: Junto com esta NF seguem as NF série D, de nº tal a tal.
Esta nf de simples remessa é aquele antigo manifesto.

Espero ter ajudado.

abraços,
Amanda

Eu POSSO! Mas é Deus quem sabe a hora!
ROBERTO DE MATOS

Roberto de Matos

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 14 anos Domingo | 10 janeiro 2010 | 16:48

boa tarde amanda...

continuando este assunto, gostaria DE SABER, se se eu usar o cnae 4790-3 não consiguirei enquadrar no simples nacional?

outra coisa...

Deveo tira uma NF de simples remessa com o cod 1904 com o valor residual ex.

na saída
NF serie 01 cfop 5904 ------valor 1000,00

na venda
nota d1---------------------- valor 100,00

no retorno
NF serir 01 cfop 1904 ----- valor 900,00

seria isto ?

PATRICIA BATISTA

Patricia Batista

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 16:39

Boa Tarde
Gostaria de saber qual o CNAE que eu uso para venda ambulante de bijuterias, souveniers e acessórios, pois o CNAE 4790-3, não entra na lista 2.1 que é aceita pela Receita Federal.
Agradeço. Patricia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.