Lucas Martinez
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita FiscalBom dia, boa tarde ou boa noite a todos. Sou um novo usuário no site Contábeis, assim como sou recém inserido no mundo da contabilidade. Vou tentar resumir ao máximo a premissa para minha pergunta, ficando assim, melhor de entender minhas dúvidas.
Comecei a trabalhar com contabilidade em um escritório pequeno, como auxiliar de escritório (que trabalho até hoje), onde haviam apenas os donos. Mesmo com a função de auxiliar, entrei de cabeça na parte fiscal das empresas. O escritório não tinha nenhuma consultoria e, na minha disposição, havia apenas o suporte do sistema contábil (Domínio Sistemas) e os programas do SPED. Os donos não tinham tanto conhecimento, então eu tive que aprender muita coisa com tutoriais de internet, pois o sistema contábil insistia que eu precisava tirar minhas dúvidas com uma consultoria, mas não havia nenhuma. Tentei inúmeras vezes convencer os donos de contratar uma, mas eles diziam que não era necessário, visto que eu podia encontrar tudo no Google.
Comecei a pouco tempo a cursar a faculdade de Ciências Contábeis, a fim de aprender cada detalhe dessa profissão. Pretendo também fazer cursos de especialização para a escrituração fiscal e, tentando prever o futuro de todo esse investimento, consigo imaginar a hora que me sentirei pronto para abrir meu próprio escritório.
E é com isso que eu espero ter o auxílio de vocês.
- Quais os requisitos básicos para a abertura de um escritório contábil?
- Onde eu consigo tirar as informações sobre alíquotas e tributações? (Uma consultoria me dá todo esse suporte?)
- É mesmo necessário uma consultoria? Devo ter um funcionário para cada setor? (Contabilidade, folha, escrituração fiscal)
- Vocês podem me recomendar alguns nomes? (Só conheço a Domínio Sistemas e nenhuma consultoria.)
Eu agradeço com tudo que vocês puderem me ajudar.
(Como é minha primeira postagem, peço desculpas se violei alguma regra.)