x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 476

Saída de sócio

Lucimar Oliveira de Sousa

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 1 junho 2017 | 12:28

Bom dia,

Quero saber como faço para sair de uma sociedade, há 05 anos a pessoa fez a alteração contratual me tirando da empresa, porém só fez o registro na Junta Comercial, não deu andamento ao Processo e como eu não entendia do assunto na época fiquei com uma cópia da alteração registrada na Junta Original e achei que tudo estava resolvido, consultei esses dias por curiosidade na receita e vi que ainda estou como sócia, a pessoa abandonou a empresa e não quis dar baixa na época, agora não sei onde ela se encontra para resolver isso, e agora estou em outro esta e a empresa é de São Paulo. O que tenho de fazer? posso entrar na Justiça? Quais as chaces de conseguir sair dessa?
Um contador tentou enviar um DBE e deu evento 247, ele disse que não consegue fazer.

Erika Domingues

Erika Domingues

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 1 junho 2017 | 13:54

Bom dia!

Lucimar,

O correto seria fazer um DBE para a Receita Federal, informando que já houve a alteração na Junta Comercial e que agora ela precisa ser feita na Receita Federal. O problema seria na hora da assinatura, pois a outra sócia remanescente é quem deveria assinar este DBE e como não tens mais contato com ela seria impossível.
Seria bom te informares na Receita para ver se teria a possibilidade de tu ingressar com esse processo.

Senão terás que entrar na Justiça mesmo, então o juiz reconhecendo que a alteração foi arquivada na Junta Comercial pedir que a Receita efetue essa alteração mesmo na ausência da outra sócia.

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 16:21

Boa tarde,

Obrigada pela resposta Erika.

Quero compartilhar que consegui resolver meu problema. Procurei um contador, que fez todas as tentativas para me ajudar, mas não teve sucesso. Procurei advogados que não tive como pagar os honorários, então procurei a defensoria pública de Brasília-DF, pessoas muito atenciosas que se preocuparam em dar uma saída, passei a tarde inteira com uma intermediária, entre mim e o defensor, conversava comigo e se dirigia a sala do defensor tentando achar uma saída.
Por fim, decidiram encaminhar a Receita de Brasília um ofício com todos os documentos que eu possuía, solicitando a minha retirada, antes de se iniciar um processo.
Um mês depois chegou a resposta! Fui retirada da sociedade. A receita de Brasília enviou o documento para a Receita de São Paulo e decidiram pela retirada do meu nome.
Quando recebi a resposta fiquei tão feliz e quase nem acreditei, fiquei com vontade de fazer uma moldura com aquele ofício.
Tudo isso durou 03(três) meses, pois demorei a encontrar o posto da Procuradoria onde tratava do assunto, por conta de informações erradas.
Estou muito aliviada.
Obrigada pelo site.

Lucimar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade