Mariana Barbosa Mota
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Caros,
é o primeiro tópico que escrevo aqui, pois mesmo depois de muito pesquisar/conversar, não consegui respostas claras para algumas dúvidas.
Já de pronto agradeço caso possam me ajudar.
Comecei a trabalhar como freelancer na área de design e com os negócios indo bem, recentemente decidi formalizar meu negócio.
Conversando com alguns contadores e levando em consideração o faturamento e natureza do serviço prestado, a ideia foi abrir uma EIRELI e enquadrar no SN.
As dúvidas: 99,9% dos meus clientes são estrangeiros de diversas partes do mundo. As vezes pessoas físicas, as vezes jurídicas. Nunca me foi pedido uma nota fiscal, mas entendo que preciso fazer esse controle de qualquer forma.
Boa parte dos meus clientes, são adquiridos através de um marketplace para freelancers (Upwork, etc) - onde eles também fazem os pagamentos (em dólar) e a partir dai eu resgato o dinheiro - para uma conta de Paypal ou direto para uma conta bancária, se quiser.
Outra parte dos clientes, entram em contato através do meu site e fazem os pagamentos via Paypal.
E ai? Como procedo? Alguns me disseram para emitir as notas, mesmo sem CNPJ ou CPF e apenas fazer a conversão do dólar para real na hora de passar o dinheiro para a conta da empresa.
Outros me disseram que isso caracteriza exportação de serviços e que preciso de uma série de outras coisas. No caso, o que eu deveria fazer? Com a empresa já aberta e so precisando resolver essa questão de emitir notas, reclher impostos, comprovar o faturamento, etc.
Não consigo uma resposta definitiva. Tinha pensado em testar uma contabilidade online, mas vi que algumas não podem prestar o serviço de contabilidade no caso de "Exportação de Serviços – Mesma situação de não emissão de nota fiscal que é substituída por invoice + contrato de câmbio - Qualquer empresas que preste serviços para cliente do exterior".
É esse o meu caso?
Me desculpem se eu tiver sido um pouco confusa, é que de fato estou. haha
Muito obrigada a quem puder me ajudar!