x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 3.178

Almeida

Almeida

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 11:59

Segui as orientaçõesde cadastramento e, ao finalizar o cadastro pelo portal do empreendedor, enviei os documentos via carta registradas à Junta Comercial do RJ. Como consultar o resultado deste processo? O que faço agora? Só aguardo?

Desde já, Agradeço.

D.

Almeida

Almeida

há 15 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 16:29

Compreendo, Portella. Muito obrigado!
Mesmo já de posse do CNPJ, caso haja alguma exigência específica da JUCERJA, posso ter minhas atividade suspensas imediatamente? Outra pergunta: Aguardo a prefeitura fazer a fiscalização (segui as normas para enquadramento das atividades no local) ou peço a mesma? Como?

Desde já, agradeço muitíssimo pela ajuda.

pedro henrique ferreira portella

Pedro Henrique Ferreira Portella

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 16:07

Sua solicitação so sera cancelada pela jucerja, se a atividade não se enquadrar no perfil ja desiguinado pelo governo federal ou se o solicitante ja estiver participando de uma outra empresa, quanto ao alvará, quando for analisada a documentação pela junta sera emitida feito de um alvara provisorio, e a prefeitura tera 180 para analisar o local, se decorrer os 180 dias e não houver vistoria da prefeitura sua declaração ganha efeito de alvará definitivo, mais informações no site https://www.portaldoempreendedor.gov.br

Pedro Portella
Almeida

Almeida

há 15 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 23:37

Caro,
Hoje recebi um ofício da JUCERJA, expedido em 03 de agosto de 2009, devolvendo todas as cópias de documentos que enviei. O ofício diz:

"Temos a informar que, de acordo com o convênio JUCERJA/Receita Federal, o documento Básico de Entrada no CNPJ- e seu respectivo disquete- deverá ser acompanhado do arquivamento do Contrato Social ou Alteração Contratual nesta Junta Comercial, istoé quando for dada a entrada no protocolo do pedido de registro do ato, o pedido de CNPJ deverá ser feito simultaneamente.

Caso V. Sa. prefira, poderá inscrever o DBE em tela diretamente na Receita Federal.

Assim sendo, estamos restituindo os documentos recebidos."

Desculpe-me, sinceramente, a ignorância. Mas, o que faço agora?
Como fazer a inscrição no dito DBE?

Ajude-me, por favor.

Desde já, agradeço muitíssimo a atenção e auxílio que me foram dispensados.
Aguardo ansiosamente a resposta.
Decottignies

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 10:35

Hoje recebi um ofício da JUCERJA, expedido em 03 de agosto de 2009, devolvendo todas as cópias de documentos que enviei.

Quando você se refere à cópia de documentos, está incluindo o Requerimento de Empresário e a Declaração de Enquadramento-ME impressas no site da Receita Federal?

Agora fiquei confuso, pois neste link da Receita Federal estão mencionados os documentos necessários para o registro simplificado através do Coletor Nacional do MEI.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
CAROLINA DIAS DOS SANTOS

Carolina Dias dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Informática
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 13:00

Olá a todos.

Também fiquei com a mesma dúvida que o Demetrius, mas eu já poderia considerar minha empresa como ativa e iniciar minhas atividades? ou tenho que aguardar alguma resposta da junta comercial?

E com relação a nota fiscal para pessoa juridica? veriquei que pelas regras não sou obrigada a emitir nota para pessoa fisica mas para pessoa juridica sim, como faço para fazer a solicitação da nota fiscal?

Não achei a resposta para minhas dúvidas no portal do empreendedor, se alguém puder auxiliar.

Obrigada,
Carolina

há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 17:10

William Ilário de Lima

Boa Tarde

Vou ser sincero, há um divergencia enorme de informações porque a receita informa que pra essa modalidade não seria gerado o DBE, e agora essa da junta comercial, esta muito mal organizado jogaram uma batata quente nas mãos dos profissionais contabeis, particularmente tem coisas as vezes que por mais dedicado e safo que voce seja, as vezes ficamos sem resposta porque um lado diz uma coisa e o outro diz outra so Jesus na vida desse povo rsrs

Pedro Portella
William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 17:59

Vou ser sincero, há um divergencia enorme de informações porque a receita informa que pra essa modalidade não seria gerado o DBE...

Não há como gerar DBE para MEI.
O Portal do Empreendedor encaminha para o site da Receita Federal na seção do Cadastro Sincronizado e este, após concluído, gera o CNPJ e os links para o Requerimento de Empresário e Declaração de Enquadramento-ME.

Eu já consegui até imprimir o comprovante de situação cadastral do CNPJ e a Certidão Negativa de Débitos de um MEI recém constituído.

... as vezes que por mais dedicado e safo que voce seja...

Isso é gíria?
He, he, he...

Um abraço,

William.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8

há 15 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 16:25

Demetrius Almeida Decottignies

Boa tarde

Essa informação passada pela junta não procede, porque a inscrição MEI não gera DEB que e o documento basico de entrada do CNPJ, sugiro o senhor ir pessoalmente ate a junta com duas xerox do Requerimendo e do enquadramento e tambem se possivel imprimir o Cnpj e explicar a situação, porque a solicitação não procede

Pedro Portella
MARCELLO CORREA DE AZEVEDO

Marcello Correa de Azevedo

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2009 | 19:44

ola boa noite
meu poblema e o seguinte:
fiz minha isncrição no MEI
imprimi tds os docs. e fui ate a junta comercial(RJ) formalizar o pedido
chegando la a atendente me informou q eu avia errado
(coloquei o nome da minha mãe de casada e na minha identidade consta o nome dela de solteira)
a atendente mandou eu aguardar 8 dias para fazer outra inscrição
passado o tempo tentei fazer outra inscriçao no portal do empreendedor e consegui
so q quando chega na hora de enviar os dados p/ receita federal
da um erro dizendo q eu não posso me enquadrar no programa pois ja tem uma empresa inscrita em meu nome
ai vou em pesquisa e realmente existe o cadastro anterior constando
como faço para cancelar a essa inscrição antiga?
ja mandei diversos emails p junta mas ninguem responde
desde ja muito agradecido
marcello

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

há 13 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 18:36

Prezado Pedro Henrique, Boa Noite

Me tire uma dúvida, Fiz a alteração do cadastro do meu cliente junto ao programa da receita Federal para a inclusão do Nome Fantasia. Antes de enviar para a receita Federal eu preciso de Registro na Junta Comercial?? Qual a data que eu ponho para o meu Cliente assinar( no campo local e data da DBE) para antenticação de firma pelo cartório, a data que eu dei entrada no CNPJ pelo site da receita, correto??

Aguardo confirmações!! Muito Obrigado

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 maio 2012 | 19:23

Boa noite Lucas,

Eu entendo que para você alterar dados, você precisará preencher o requerimento da Junta comercial, registar e pagar os emolumentos (quando devidos), feito isso você irá preencher o DBE e levar até a receita.

A receita na resolução do MEi ficou de regulamentar a alteração de dados do MEI através do próprio portal, todavia ainda não está pronto. Até o momento para alteração de atividade, de endereço e outros o procedimento é comum as outras empresas, então salvo melhor entendimento, você deverá fazer o processo na Junta e depois levar a receita.

Abraços,

Tiago.

CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 15:43

Boa tarde, MEI de serviço o DAS é R31,10+R$5,00= R$36,10
MEI de comercio o DAS é R$31,10+R$1,00= R$32,10
MEI de industria O das é R$31,10+ R$1,00= R$ 32,10

e o MEI quando abrange: serviço + industria + comercio, como ficaria o valor do DAS?

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 22:52

Boa noite José,

O MEi paga 5% de INSS e R$ 1,00 se contribuinte de ICMS e R$ 5,00 se contribuinte de ISS, nos casos em que é contribuinte dos dois impostos e recolherá os dois tributos, isto é se é industria (contribuinte de ICMS) e prestador de serviços(contribuinte de ISS) recolherá atualmente os seguintes valores:

R$ 31,10 (INSS)
R$ 5,00 (ISS)
R$ 1,00 (ICMS)

Total DAS 37,10

Saudações, espero ter lhe ajudado.

Tiago de Lannes.

CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 15 setembro 2012 | 16:57

Esclarecimento: supomos que um microempreendedro individual - MEI, iniciou sua atividade em 02/maio/2012 com faturamento R$ 1.500,00, junho/2012 com R$ 2.500,00, julho/2012 R$ 2.000,00 e agosto/2012 com R$ 6.500,00. Então em setembro/2012 terei que desenquadra-lo do SIMEI e recolher o DAS do simples nacional referente só a competencia de agosto/2012? Ou é o retroativo? O retroativo seria no mês de inicio da atividade (05/2012) ou se dá no mês de janeiro/2012 referente ao ano de inicio da atividade?

Edson J Hurmus

Edson J Hurmus

há 12 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 17:05

Boa tarde, Caros colegas, gostaria de verificar com vocês sobre uma questão do MEI, é o seguinte:

Minha esposa irá começar a ministrar cursos e palestras sobre licitações e assim terá que consituir uma empresa, pois terá que forncer notas fiscais, minha dúvida é o seguinte, ela pode abrir um microempreendedor individual, pois lá existe a possibilidade de Instrutor de Cursos Gerenciais, ou será que ela tem deveria abrir uma optante pelo simples?

Agradeço a ajuda.

Edson Jorge Hurmus
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade