Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 4.000

Licenças necessárias - Fonoaudiólogo

CAMILA

Camila

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 14:24

Prezados colegas, boa tarde!

Com relação à abertura de um consultório de fonoaudiologia, tenho algumas dúvidas.

A cliente pediu informações para formalização de empresa em São Paulo capital, cujo objeto seria atividades de fonoaudiologia, quais as licenças e alvarás necessários, etc.
Pelo que sei, seriam cadastro na Vigilância Sanitária, CNES, Alvará de Funcionamento e LIMPURB.

Ocorre que ela me questionou em caso de optar por ser autônoma, se seriam necessários os mesmos cadastros e licenças.

Vocês sabem me dizer se autônomos têm também que possuir esses alvarás, cadastros e licenças?

Desde já agradeço!

Camila
Contadora
Gufo Carmine Organização Contábil
(11) 9-6905-6882
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 08:41

Camila, bom dia

Vou explicar como funciona em Jundiaí, que é o entendimento que ao meu ver cabe de forma geral (mesmo assim é interessante verificar em cada Prefeitura em relação a autônomos).

O autônomo, o MEI e as PJ's estão sujeitas as mesmas licenças e alvarás, ou seja, não sendo prestado serviço em local de terceiros (caso em que o terceiro seria responsável pelas licenças do imóvel) se você terá um local aonde receberá público, estará sujeita as normas da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, liberação do Alvará, o fato de atuar como autônomo, ao meu ver, não isenta sua responsabilidade de cumprir as normas legais de segurança e de regularização junto ao município

O que muda é em relação ao Conselho Regional de Fonoaudiologia, como autônomo você paga somente para Pessoa Física, caso vá abrir uma empresa nesse ramo, terá de registrar também a Pessoa Jurídica no Conselho.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
CAMILA

Camila

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 09:49

Prezado [code] Fernando H. Buzaneli , muitíssimo obrigada pela resposta!

Grande abraço.

Camila
Contadora
Gufo Carmine Organização Contábil
(11) 9-6905-6882

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade