x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 328

Edital de convocação, como proceder?

leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 12:22

Amigos,

Boa tarde!

Estou com um trabalho para legalizar uma associação, mas nunca fiz, então estou tendo algumas dificuldades que peço ajuda a vocês.

Na prática é necessário publicar o edital de convocação antes de registrar o estatuto e a ata?

Como se dá essa publicação?

Algum colega poderia me ceder um modelo?

Obrirgada

Leila
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 14:53

Prezada Leila;
Dar um modelo so nao vai resolver seu problema, so ajuda um pouco, as associaçoes sao de diversos objetivos, e cada um tem uma caracteristica propria, nao so na relaçao com seus menbros, mas com os poderes publicos, Federal, EStadual e Municipal. Portanto aconselho-a a pesquisar mais, aqui mesmo, mas mandando mais dados, dependendo do tipo de associaçoa poderemos lhe dar algumas orientaçoes basicas. Quanto as convocaçoes e a Ata de constituiçao , qualquer uma tera que ter, que poderam ser publicadas ou nao, sendo encaminhadas via correio com AR, tera que ter apos os registros devidos , os livros tambem exigidos por lei, e registrados, enfim vais ter que ler e perguntar bastante para fazer as coisas certinhas. Nos retorne com mais esclarecimentos quanto ao seu proposito, para que possamos ajuda-la, convenientemente.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
leila costa

Leila Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 26 junho 2017 | 13:20

Boa tarde!

Muito obrigada pela ajuda. Trata-se de um associação de familiares que se encontram presos. Tenho pesquisado, como o Colega me aconselha, mas tenho várias dúvidas.

A 1ª delas surgiu a respeito de ser obrigatório ou não a publicação do Edital em jornal de grande circulação e qual seria a antecedência entre a publicação e a data da assembléia de fundação.

A 2ª seria em relação a elaboração da Ata, pois temos 5 membros, que seriam presidente, vice, 1ª secretária, 2ª secretária e tesoureira. Porém li que seria necessário eleger um conselho fiscal, então tive duvidas, se teriam que existir no mínimo mais três sócios para integrar esse conselho.

O nobre colega poderia me auxiliar?

Obrigada

Leila
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 26 junho 2017 | 15:12

Prezada Colega, o normal do prazo e de 30 dias, antes da data, mas pode ser via correio, como ja lhe expliquei anteriormente, uma associaçao nao podera ter so esse numero de associados , no minimo 20, e e nescessario o Conselho Fiscal, Prestaçao de Contas, Orçamento, e toda a parte legal nos tres ambitos do governo, Federal, Estadual e Municipal, ter contador, fazer escrita e IR etc. Sugiro a voce conversar com um contador experiente nesse assunto, pois ja tive 4 associaçoes, mas atualmente nao possuo nenhuma, entao posso estar desatualizado.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade