x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 24

acessos 4.015

Sociedade Simples Limitada - Serviços Médicos

Fernando

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 18:32

Boa noite.

Tenho a seguinte situação:

Sociedade Simples Limitada com objeto social de prestação de serviços médicos.

Estava lendo a respeito e neste tipo de sociedade a responsabilidade é limitada ao valor das quotas do sócio.

Alguém saberia me explicar como funciona na prática a responsabilidade de sócio quotista neste tipo de sociedade ?

Grato.

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 07:45

Fernando, bom dia

Quando se fala em responsabilidade limitada, o que se quer dizer é exatamente isso, que a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor do capital social.

Porém, na prática, existem algumas situações em que a responsabilidade passa a ser ilimitada, isto é, o patrimônio de pessoa física e pessoa jurídica passam a se misturar. Ou ainda, por meios legais, pode ocorrer a desconsideração da personalidade jurídica, que também tornará a responsabilidade dos sócios ilimitada, caso comprovada má fé/fraude.

Com relação a responsabilidade societária, também é válido citar que na sociedade limitada, os sócios são responsáveis pelo total do capital social subscrito e não integralizado.

Atenciosamente,
Fernando H. Buzaneli
http://www.buzaneli.com.br

Fernando

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 11:58

Fernando H. Buzaneli

Muito obrigado pela resposta!

Uma dúvida: No caso é uma sociedade simples limitada. Existe alguma hipótese em que a responsabilidade deixa de ser limitada e passa a ser ilimitada, com a mistura do Patrimônio da Pessoa Física e Jurídica ?

Desde já, obrigado!

Fernando H. Buzaneli

há 1 ano Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 13:17

Fernando,

Nossa legislação é muito abrangente, alguns exemplos em que a responsabilidade poderá afetar o patrimônio dos sócios estão no Código Tributário Nacional e no Código Civil.

Recomendo que verifique o artigo 50 do Código Civil e se lhe interessar, busque também os artigos 134 e 135 do CTB.

Vale lembrar também que o Empresário Individual (firma individual) não é considerado Pessoa Jurídica pela lei e por sua vez também tem responsabilidade ilimitada.

Atenciosamente,
Fernando H. Buzaneli

Fernando

Bronze DIVISÃO 4
há 1 ano Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 17:17

Fernando H. Buzaneli

Muito obrigado pela resposta! Foi de grande utilidade!

Anderson

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 09:17

bom dia pessoal, estou com uma duvida, estou abrindo p o cliente uma empresa ltda para prestação de serviços médicos terceirizados, e gostaria de saber se para preenchimento no RLE coloco sociedade empresaria limitada ou sociedade simples ltda ?

Fernando H. Buzaneli

há 1 ano Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 10:11

Anderson, bom dia

Sociedades empresariais são as registradas em Junta Comercial, já as sociedades simples em Cartório.

De uma lida neste artigo que escrevi sobre as diferenças de alguns tipos jurídicos, acredito que irá ajudá-lo.
https://www.contabeis.com.br/artigos/3867/entenda-as-diferencas-sociedade-empresaria-sociedade-simples-e-empresas-individuais/

Atenciosamente,
Fernando H. Buzaneli

João Paulo

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 15:05

Boa tarde!!!

Estou formulando o contrato social entre duas medicas, porem, estou com duvida o que coloco no objeto social, sendo que as atividades delas vão se encaixar nos seguintes CNAE:
8610-1/01 ATIVIDADES DE ATENDIMENTO HOSPITALAR, EXCETO PRONTO SOCORRO E UNIDADES PARA ATENDIMENTO A URGÊNCIAS
8610-1/02 ATIVIDADES DE ATENDIMENTO EM PRONTO SOCORRO E UNIDADES HOSPITALARES PARA ATENDIMENTO A URGÊNCIAS
8630-5/03 ATIVIDADE MÉDICA AMBULATORIAL RESTRITA A CONSULTAS

Será que o cartório e o CRM aceitaria somente desta forma: - A sociedade tem por objeto a prestação de serviços médicos.

Desde já agradeço que puder me ajudar.

João Paulo

há 1 ano Sexta-Feira | 13 abril 2018 | 12:25

Obrigado Fernando!!!

Pode me tirar mais uma duvida, estou fazendo o registro no cartório como sociedade simples ltda(da maneira que você me orientou), o próximo passo sei que é a receita, queria saber se é só iniciar o preenchimento através do coletor nacional para ter o DBE, ou tenho que fazer algum procedimento antes, pois vejo o pessoal falando de RLE, que a viabilidade é obrigatório e tal. A escolha de EPP faço direto nesse coletor nacional?

Agradeço se puder me ajudar....

João Paulo

há 1 ano Sexta-Feira | 25 maio 2018 | 19:08

Boa noite Fernando...

Eu novamente com duvida, ja realizei o procedimento da empresa no CRM e também no Cartorio, agora preenchendo o DBE me deparei com a pergunta protoco CETESB e licença CETESB, saberia me informar o que devo fazer, pois não consigo prosseguir se não colocar essas datas.

Desde ja agradeço mais uma vez....

João Paulo

há 1 ano Segunda-Feira | 28 maio 2018 | 10:21

Bom dia Fernando.

Estão como obrigatórios, não consigo finalizar preenchimento sem colocar essas datas.

Principal:
8610-1/02 ATIVIDADES DE ATENDIMENTO EM PRONTO SOCORRO E UNIDADES HOSPITALARES PARA ATENDIMENTO A URGÊNCIAS

Secundarias:
8610-1/01 ATIVIDADES DE ATENDIMENTO HOSPITALAR, EXCETO PRONTO SOCORRO E UNIDADES PARA ATENDIMENTO A URGÊNCIAS

Danyelle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 semanas Terça-Feira | 23 abril 2019 | 20:29

Boa Noite,

João Paulo você conseguiu resolver o problema do DBE referente a Cetesb?
Estou na mesma situação, abrindo uma sociedade simples médica que prestará serviços médicos em hospitais e laboratórios, não terá consultório próprio e tenho que fornecer esses protocolos.
Não sei o que fazer.

Danyelle

há 7 semanas Quarta-Feira | 24 abril 2019 | 10:18

Bom dia,

Fernando também entendo isso ainda mais que na viabilidade informo que a atividade nao tera local fixo e o serviço sera prestado no cliente.
Porem aparece como obrigatório. 
Segue abaixo todos s cnaes:
8630-5/01 Atividade medica ambulatorial com recurso para realização de procedimentos cirúrgicos
8630-5/02 Atividade medica c om recurso para realização de exames complementares
8599-6/04 treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.

Fernando H. Buzaneli

há 7 semanas Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 09:15

Danyelle, bom dia

Mas no seu caso não são "prestação de serviços médicos" (8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consultas), simplesmente.

Entendo que o ideal é realmente verificar na CETESB, pois para esses CNAEs pode sim haver exigência de registro no órgão.
"Prestação de serviços médicos", entenda com o simples fato do médico prestar serviços e fazer consultas. Já hospital, clínica, pronto socorro.... tem outro tratamento.

Atenciosamente,
Fernando H. Buzaneli

Danyelle

há 7 semanas Quinta-Feira | 25 abril 2019 | 13:10

Boa tarde
Fernando,
Apenas a atividade medica ambulatorial restrita a consulta e dada como prestação de serviço?
Se o médico da plantões e realiza serviço no hospital não é uma prestação de serviço?
Ele estará realizando esse serviço em hospitais e laboratórios, estará prestando um serviço para essas instituições, em terceiros. 

Fernando H. Buzaneli

há 7 semanas Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 08:58

Danyelle, bom dia

Vamos lá. Não é somente o CNAE de atividade medica ambulatorial restrita a consulta que é dado como prestação de serviço. Isso está ligado a forma de atuação e a real atividade fim que a empresa vai desenvolver.

Se ele vai prestar serviços em local de terceiros, por exemplo, em um hospital ou uma clínica, na empresa do médico constará somente o CNAE: 8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consultas. Quem deverá ter os CNAEs de Hospital e Clínica é o próprio hospital no seu CNPJ. O médico não será o hospital.

Atenciosamente,
Fernando H. Buzaneli

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.