x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 3.283

Inclusão de atividade

Marcos Faria Pessanha

Marcos Faria Pessanha

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 17:08

Boa tarde,

Um cliente me questionou sobre a eventualidade de ele sublocar parte do imóvel sede de sua empresa, se haveria a obrigatoriedade de alteração contratual da empresa incluindo a atividade de locação de imóvel? Eu respondi que não, se a atividade é pontual, inclusive por se tratar de atividade completamente diversa do objeto social da empresa.

Estaria correta minha orientação?

Grato,
Marcos

Marcos Pessanha
Marcos Faria Pessanha

Marcos Faria Pessanha

há 7 anos Quarta-Feira | 30 agosto 2017 | 18:03

Obrigado Thaina,

Contudo, esta sublocação não será exercida com o propósito de explorar a atividade - ao menos é o que o empresário entendeu. Como ele alugou um prédio inteiro e, terá algumas salas sem uso por um pequeno período. Desejou saber se mesmo assim ele precisa incluir no objeto social. Se o fizer ficará muito sem propósito pois, a empresa atua na área de saúde. Eu vi que, para a legislação do Imposto de Renda (não abrindo aqui a discussão para este tema - seria outro fórum), toda a receita de sub-locação se não constante no objeto social da empresa tem de ser 100% adicionada à base do lucro presumido (opção tributária da empresa). Daí que nasce a dúvida - ainda que se tratem de normas distintas.

Em conversa com um amigo meu - também contador de longa data e experiência, ele concordou comigo que não deveria incluir no objeto social da empresa. Mas vou considerar sua orientação.

Grato,

Marcos

Marcos Pessanha
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 07:54

Marcos, bom dia

Entendo que se a empresa irá exercer a atividade de locação o correto é inserir tal atividade no objeto social.

Lembrando que é proibido fazer sub-locação, para tal, é preciso ter expressa autorização do proprietário para que ocorra a sub-locação.

Recomendo verificar os procedimentos mais detalhados para sub-locar.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marcos Faria Pessanha

Marcos Faria Pessanha

há 7 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 11:37

Obrigado Fernando,

Estou ciente das regras e riscos previstas na lei 8.245/91. Inclusive quanto a limitação da sublocação em relação ao aluguel principal.

Na essência meu cliente não pretende "explorar" a atividade de locação mas apenas reduzir o seu custo com aluguel enquanto prevalecer salas ociosas. Daí que surgiu a ideia de sublocá-las por este período.

O que eu estou pesquisando é uma fundamentação em que eu me apoie para mostrar se ele pode ou não permanecer sem alterar o objeto social e porquê.

Mas, fico grato com sua colaboração!
Marcos

Marcos Pessanha
Marcos Faria Pessanha

Marcos Faria Pessanha

há 7 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 12:06

Prezados, seguindo minhas pesquisas, fui ao artigo 966 do Código Civil e sua reação diz: "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços".

Acredito que, no caso de meu cliente, o interesse é tão somente reduzir o seu custo de aluguel porquanto durar a ociosidade de algumas salas. Respeitada as previsões na lei 8.245/91 eu estou acreditando que ele não precisará alterar o seu objeto social para incluir a atividade de locação de imóveis. A empresa é uma sociedade empresária optante pelo presumido.

Se eu estiver errado, por favor me avisem!

Grato,
Marcos

Marcos Pessanha
Marcos Faria Pessanha

Marcos Faria Pessanha

há 7 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 14:34

Fernando,

Obrigado pela orientação prudente.

Consegui convencer ao meu cliente de abrir uma outra empresa para explorar esta atividade. Já que ele revelou a intenção de o fazer com intenção de lucro.

Grande abraço!

Marcos

Marcos Pessanha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade