x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 5.838

MEI - Inclusão de Atividade Econõmica (CNAE)

Francinei Gomes da Costa

Francinei Gomes da Costa

Iniciante DIVISÃO 4 , Estatístico(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 15:21

Prezados, boa tarde.

Possuo uma empresa formalizada como MEI na cidade do Rio de Janeiro, devidamente legalizada, em loja de rua, com uma atividade principal e uma atividade secundária. Gostaria de apenas incluir mais algumas atividades relacionadas ao meu negócio. Acredito que trata-se de incluir mais atividades secundárias, mas essa também é uma das minhas dúvidas. Então gostaria de saber se podem me auxiliar neste processo, por favor?
Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Preciso fazer uma nova consulta prévia? Se sim, nela devo incluir as atividades que já constam no meu alvará mais as atividades que quero incluir? Ou apenas estas atividades adicionais?
Quando fiz a primeira consulta, há 2 anos, era em um outro site. Agora seria neste que preciso fazer: https://carioca.rio/?

2 - O próximo passo seria fazer a alteração propriamente do MEI no site do Microempreendedor Individual: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ateracao-de-dados-cadastrais?

3 - Feito isso preciso solicitar um novo e-RUCCA?

4 - Em relação as atividades principal e secundária, para minha situação seria mesmo somente incluir mais atividades secundárias? Ou existe uma lógica a ser seguida pra saber qual seria a melhor atividade a ser classificada como principal?

5 - E em relação a incidência de impostos, a minha atividade atual é do setor de serviços, mas umas das que desejo incluir é de comércio. Caso eu consiga a autorização para venda de produtos, teria mais algum imposto a ser pago, com ou sem emissão de NF, além dos R$ 6 (atualmente pago R$ 5) de ICM/ISS?

Desde já agradeço por qualquer dessas perguntas que possam responder.

Abs,
Francinei.

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 17:13

Francinei Gomes da Costa, boa tarde!

As alteração é feita através do site do MEI, após isso você altera na prefeitura.

A atividade principal é a que mais você utiliza, seu ponto forte. As demais você coloca como secundária.

Como você é serviço dentro do DAS você paga o ISS, agora vai começar a pagar ISS e ICMS.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
E-mail: [email protected]
Francinei Gomes da Costa

Francinei Gomes da Costa

Iniciante DIVISÃO 4 , Estatístico(a)
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 18:53

Obrigado, Thaina.

Sei que as alterações são feitas no próprio portal do empreendedor, mas ainda não ficou claro para mim se preciso fazer uma nova consulta prévia, por exemplo. E as demais questões também.

Abs,
Francinei.

Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 5 dezembro 2017 | 10:28

Bom dia colegas,

Realizei a inclusão de atividades de comércio em um MEI que era apenas prestador de serviços agora em dezembro.

Solicitei que fosse até a Prefeitura para atualização do seu alvará, mas a guia ainda não saiu com o acréscimo do ICMS.

É necessário aguardar um prazo?

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade