x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 2.152

Pendência na SEFAZ

Walter Barbosa

Walter Barbosa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 09:54

Amigos,

Estou abrindo para um cliente uma empresa como empresário individual, é um comércio de rádios e rodas para veículos.
Na junta comercial foi tudo bem, enviei para a Receita Federal e no cadastro sincronizado deu uma pendência na SEFAZ.
Ele pedem o IPTU, Contrato de Locação e Contrato Social.
Contrato Social entendo que é o requerimento de empresário, já que é firma individual.
A minha dúvida é: O contrato de locação está em nome de outra pessoa, porque o meu cliente já trabalha há algum tempo e fez o contrato em nome de um cunhado que tinha comprovação de renda para fazer. Tem algum problema abrir uma empresa em um estabelecimento locado em nome de terceiros?

Agradeço a ajuda.

Visitante não registrado

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 09:59

Walter,

Faça uma procuração alegando que o local está "emprestado".
Por exemplo: A pessoa que alugou, emprestou ao seu cliente, e então voce faz uma procuração e leva ao Posto Fiscal.

Espero ter ajudado.

Walter Barbosa

Walter Barbosa

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 10:33

Anderson, me ajudou e muito.

Abusando um pouquinho, porque sou novo na área, tem algum lugar na internet onde eu consiga um modelo dessa procuração?

Agradeço antecipadamente.

Visitante não registrado

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 10:44

Walter,

Eu escrevi procuração, porém era DECLARAÇÃO. desculpe meu equívoco.
eu não sei se existe algum lugar para adquirir o modelo desse documento.
Porém acredito que não seja tão dificil fazer.
É só fazer uma declaração constatando o acontecimento.
Os 3 assinam (O proprietário, o que alugou e o seu cliente) e reconhecem firma. Não sei se há essa necessidade, mas para garantir...

E então se houver o contrato de locação da parte dos outros dois, leve uma cópia também.
Eu posso tentar elaborar uma declaração e, um pouco mais tarde posto aqui no fórum.

Att.

Walter Barbosa

Walter Barbosa

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 10:50

Anderson, muito obrigado pelas respostas, muito úteis para mim. Se puder postar a declaração será de bom uso para todos que se utilizam do fórum.
Um abraço.

Visitante não registrado

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 11:00

Walter

Se o caso for esse que eu entendi,
talvez voce tenha que fazer duas declarações.
Na verdade um contrato de locação e uma declaração.

Faça o seguinte:
1 - Se já houver contrato de locação tire uma cópia. Se não houver faça um e assinatura de ambos (proprietário e pessoa que alugou).

2 - Faça uma declaração da pessoa que alugou, alegando que emprestou o imóvel ao seu cliente, tambem com assinatura de ambos.

Se eu entendi errado peço desculpas.

Walter Barbosa

Walter Barbosa

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 11:51

Oi Anderson, o contrato de locação já existe.
A SEFAZ pediu o contrato de locação, o IPTU e o Contrato Social e já estou prevendo que vai dar o problema, porque o contrato de locação é no nome de terceiro.
Acho que vou fazer a declaração do terceiro cedendo o local para o meu cliente abrir a empresa dele e já levar junto.

Visitante não registrado

há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 13:08

Isso, exatamente isso que tentei explicar.

Desculpe-me se não ficou claro =D

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade