Leonardo
Iniciante DIVISÃO 3Prezados, boa tarde.
Estou com uma dúvida em relação à entrada em uma licitação de empresa pública.
Trabalho em uma empresa estatal como terceirizado e haverá uma licitação para contratação da continuação do serviço que estou fazendo. Como não sei se a empresa que trabalho ganhará novamente, estou pretendendo montar minha própria empresa para concorrer juntamente com um sócio que faz o mesmo serviço.
O que estou na dúvida é que no edital, existem os seguintes requisitos:
Atestado e/ou comprovante de experiência da LICITANTE na prestação de serviços dos determinados sistemas que trabalho.
A pergunta é: esse atestado ou comprovante de experiência é dado em nome da empresa que prestou o serviço ou do profissional? Isso porque como a empresa será criada agora, não possuo os comprovantes como empresa, mas como profissional.
Outros itens importantes são:
1)A PROPONENTE deverá comprovar a existência de Patrimônio Líquido Mínimo de R$300.000,00, a ser apurado com base no balanço patrimonial do último exercício. O valor do Patrimônio Líquido será calculado conforme abaixo:
PL = A - P, onde:
PL = Patrimônio Líquido;
A = Ativo (Ativo Circulante + Ativo Não Circulante);
P = Passivo (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).
2)A PROPONENTE deverá comprovar que seu Índice de Endividamento é menor ou igual a 0,50 a ser apurado com base no balanço patrimonial do último exercício. O Índice de Endividamento será calculado conforme abaixo:
IE=P/PL, onde:
IE=Índice de Endividamento
P=Passivo (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)
PL=Patrimônio Líquido
Como a empresa será montada, consigo reunir esse Patrimônio Líquido através de quais formas legais: Empréstimo, inclusão de apartamento, carro, dinheiro das economias? Afinal, o que pode ser definido como Patrimônio Líquido? Contando com o Índice de Endividamento de 0,5, seria possível levantar só metade do valor?
O edital será lançado no ano que vem, provavelmente no 1º Trimestre. Quais são minhas chances de concorrer?
Obrigado.