x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.999

Retirada de um sócio procedimento

Lamica Odarp

Lamica Odarp

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 16:04

Boa tarde!

è possivel q um sócio se retire da sociedade por vontade própria deixando sua cota livre até q se encontrei outro sócio para fechar o quadro societário?

A situação e muito complexa. O socio de uma industria metalurgica "apenas sedeu o nome ao pai" deseja retirar o seu nome da empresa porém ainda não tem outra pessoa q poderia substitui-lo no exato momento, ele´tem 98% das cotas e uma segunda pessoa 2%, ele é o unico responsavel administrativo pela empresa, teoricamente ele é o proprietário mais na prática é o pai dele que é o dono, e por esse motivo ele deseja se retirar da sociedade.
Outra coisa é possivel q um socio de uma outra empresa a qual está sendo pedida a falencia entre no lugar dessa pessoa q deseja sair sem que haja compricação juridica posteriormente, como por exemplo que se vinculo uma empresa a outra e se corra o risco da empresa a qual ele deseja fazer parte da sociedade ser responsável solidariamente?

LEANDRO POLISSENI SOARES

Leandro Polisseni Soares

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 17:44

Boa tarde Camila

Com relação ao sócio que está saindo, o pai passará a ser o sócio-gerente(98%) e a empresa assumirá as cotas do filho(2%),ou seja, deverá ser feita tbem uma alteração do quadro societário(já que as cotas serão transferidas), por um prazo de 6 meses(180 dias), no que, passado esse prazo, se não houver um novo sócio a empresa "perderá" o seu nire,ou seja, sua proteção comercial perante a junta comercial.

No caso do sócio que está entrando e possui um pedido de falencia, não acho que seria aconselhável, a entrada dele nessa empresa, uma vez que a falencia está sendo decretada, e os sócios estarão vinculadas a ela, até que todo processo seja finalizado.

Espero ter ajudado.
Abraços
Leandro

Paulo Afonso Prado

Paulo Afonso Prado

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 18:35

Boa noite,

Tem um sócio da empresa que esta se retirando, atraves de um acordo entre os sócios.
Qual o procedimento para a retirada deste sócio, uma vez que ele vai receber alguns imóveis que estão registrados na empresa e um valor em moeda corrente.

Pergunta: O valor que este sócio tem direito tem que ser levantado pelo valor do Patrimonio Liquido da empresa em determinada data?
Ele irá receber bens imóveis que estão na empresa e um valor em moeda corrente. Se na apuração destes valores for maior que o valor que ele tera que receber, este excedente de valor tem tributação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade