x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 16.260

MEI - Como saber valor da dívida, como pagar caso exista

Paulo Lemes

Paulo Lemes

Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 7 anos Domingo | 24 setembro 2017 | 11:50

Boa tarde.

Por ignorância de minha parte, eu abri um MEI faz alguns anos (2011) e nunca paguei boleto algum. Como nunca fiz venda/negócio com esse MEI, achei que não haveria necessidade de pagar. Ou seja, abri e "nunca usei". Essa semana me disseram que eu estava enganado e poderia ter alguma dívida.

Como faço para:
1- Saber se devo algo.
2- Quanto devo.
3- Como pagar.
4- Como baixar o MEI

Eu procurei algumas informações sobre dívida mas não entendi o material que achei. No portal eCAC fala que as pendências que tenho são DASN SIMEI de 2012, 2013, 2014, 2015, 2016.

Podem por gentileza me orientar?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 24 setembro 2017 | 18:43

Prezado Paulo Leme
Boa Noite, como você existem milhares nessa situação, por falta de a época em que foi abrir o MEI, nao teve as devidas explicações como funcionava o mesmo. Isso pode causar um transtorno em suas vidas. Pois estando aberto o CNPJ, voce nao pode receber seguro desemprego, e outros empecilhos, providencie logo essa baixa, para evitar futuros aborrecimentos.Primeiro passo procure uma unidade do SEBRAE, eles te orientarão, pois faz parte de suas atribuições. ou procure o SESCON, que também lhe orientaram, quanto as dividas, você nao as terá, pois foi decidido isso, mas nao tera evidentemente direito algum sobre esse período em termos previdenciários. Voce nao tera dividas, mas provavelmente vai gastar algum com, as multas, por nao ter cumprido a legislação, mas são multas pequenas, certamente no SEBRAE, lhe darão a orientação devida. E no portal você tem também material a respeito. De uma pesquisada antes, no portal, pois ficara mais fácil de entender as explicações e orientações que lhe passarão
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Paulo Lemes

Paulo Lemes

Iniciante DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 14:36

Prezado Sr Manoel,

Agradeço pela resposta. Procurei o Sebrae hoje e me passaram o roteiro:

1- Encerrar o MEI (feito)
2- Enviar as declarações anuais do MEI

Nesse passo 2, ao tentar acessar o sistema de declarações, a página me informou que preciso fazer a quitação das DAS em aberto, um valor que totaliza um pouco mais de R$ 4300.

Existe forma de eu não efetuar o pagamento da DAS? Mesmo que eu abra mão de benefícios previdenciários ou coisas do gênero, é possível me abster de pagar a DAS e pagar apenas as multas de atraso do envio das declarações anuais DASN SIMEI ?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:07

Por isso lhe falei para colher o maximo de dados, pois quando for ao SEBRAE, iria com todas as duvidas, se essas dividas for proveniente dos DAS nao pagos e voce abrindo mao dos benefícios da previdência ( depois faz uma falta danada) , ja li sobre isso e poderá sim, volte ao SEBRAE com as novas duvidas, veja sem tem mais alguma para nao virar assiduo , o que deveria ter sido antes de abrir, evitaria toda essa canseira. Desculpe mas como voce tem milhares, se empolgam, mas nao teem a devida cautela de se informar antes de agir, o suficientemente. Boa sorte e que consiga se livrar do abacaxi, que voce plantou. Por nao saber como se plantava o danado, nao e.
Sds. Ribeiro- Tenha bom animo, e estarei contigo ate o final de seus dias.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade