x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.618

Registro de atividade - MEI

Luis Fernando Farah

Luis Fernando Farah

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Financeiro
há 7 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 02:25

Amigos, boa noite.

Quero produzir sucos caseiros (com frutas e/ou polpas),engarrafar, rotular, fazer tabela nutricional e todas as demais etapas do processo produtivo e burocrático.

Pretendo me cadastrar no MEI para essa atividade. Considero esta atividade um comércio. Correto? Mesmo que eu bata o suco, embale, rotule e venda ainda é apenas uma venda de mercadorias ou pode ser interpretado como serviço? E nos casos de encomenda? Acredito ser comércio no objetivo final do negócio: vender sucos para os consumidores.

Considerado esta atividade como comércio, não consegui identificar em qual atividade eu me encaixaria. Olhei a tabela e não localizei. Poderiam me ajudar?

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/atividades-mei-tabela/

Abs.

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 outubro 2017 | 08:16

Proprietário de Casa de Sucos,
Lanchonetes...

Existe muitas ocupações possíveis.
Você pretende fabricar e comercializar, não considera-se apenas um comércio já que você irá industrializar o processo.
Pra ser sincero, não sei se você consegue ocupar todas essas funções dentro de um MEI. Indústria e comércio são bem distintos.

No seu caso, eu faria um MEI pra mim e um para minha esposa ou filhos, colocaria um dos MEI's para industrializar e outro para comercializar.
Ou, abriria uma ME LTDA e faria todos os processos, mas aí eu pagaria mais impostos (só que teria muito mais possibilidades de trabalhar e concretizar meu negócio.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

contato:
e-mail: [email protected]
Telefone/Whatsapp: (48) 9.9673-1596
Luis Fernando Farah

Luis Fernando Farah

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Financeiro
há 7 anos Quarta-Feira | 11 outubro 2017 | 22:40

Pessoal,

Agora entendi e vi que meu projeto se caracteriza como industrialização. Achei uma ótima definição:

"O processo industrial consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações, usando máquinas, energia e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda."

Uma dúvida: o fato de industrializar um produto não está entendido que esse produto será vendido? (comércio)? É necessário ter uma classificação para comércio também? Se eu classificar como indústria, não poderei vender os sucos? Desculpem-me pela ignorância.

Li que é possível ter classificações secundárias no MEI. Será que consigo classificar uma atividade de comércio outra de indústria?

Abs.

Douglas da Silva

Douglas da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 16 outubro 2017 | 19:17

Luis Fernando Farah,
Somente deverá conter a atividade de comércio, caso você venda para consumidor final.

Se você industrializar e revender para casa de sucos, lanchonetes, bares, quiosques etc... não necessitará de tal atividade.

Atenciosamente,

Douglas da Silva
CRC/SC - 042550-O0
Contador e Proprietário da SimplyCont Contabilidade.

contato:
e-mail: [email protected]
Telefone/Whatsapp: (48) 9.9673-1596

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade