x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.635

Endereço fiscal

Mayara

Mayara

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 14:15

Boa tarde,

Um cliente pediu que colocasse o ENDEREÇO FISCAL da empresa dele em um local no Rio de Janeiro porém a empresa é de São Paulo.
Ele gostaria de manter as atividades no endereço comercial em São Paulo e só constar o endereço fiscal no Rio de Janeiro.

Nesse caso seria transferência de UF? Estou perdida no que deve ser feito.
Alguém pode me explicar?

Obrigada!!

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 09:24

Mayara ,

Isto não seria o correto, se a empresa dele possuiu um estabelecimento aqui em S.P., ela deve ter um CNPJ aqui.

No máximo você poderia transferir a matriz pro RJ, e abrir uma filial aqui em S.P.

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Jessiane Cristina dos Santos

Jessiane Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 09:50

Bom dia, Mayara,

Endereço Fiscal é o mesmo que Domicílio Tributário, ou seja, corresponde ao município/estado onde a empresa está registrada.
Se ela está registrada e possui atividades operantes em São Paulo não há possibilidade do seu domicílio fiscal ser no Rio de Janeiro, pois as obrigações fiscais da empresa obedecem o local onde suas atividades são realizadas e onde está registrada.

Penso que você deve procurar entender melhor o que o seu cliente quis dizer com "Endereço Fiscal" e porque ele quer fazer isso. Será que ele não quer somente alterar o endereço das correspondências para o Rio de Janeiro? Porque há a possibilidade do endereço de correspondência de uma empresa ser diferente do seu endereço comercial.

Agora, se ele pretende alterar o endereço comercial para o Rio de Janeiro sem retirar as atividades de São Paulo, você deve seguir o que o nosso colega Decio orientou, isto é, abrir uma filial.
Agora, já que a empresa está constituída em São Paulo, acho mais prático abrir uma filial no Rio.

Verifique isso com seu cliente mais detalhadamente e caso tenha dúvidas, nos contacte novamente.

Abraços

Mayara

Mayara

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 15:31

Muito obrigada, Decio e Jessiane, me ajudaram bastante.

Exatamente, entendo que ele queira alterar o endereço das correspondências para o Rio de Janeiro. Como devo proceder?
Somente a abertura da filial bastaria?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade